Baianos entre os mais faltosos na Camara

De acordo com levantamento feito a partir de dados do Excelências, projeto da Transparência Brasil, que reúne dados sobre mais de dois mil parlamentares das principais Casas legislativas brasileiras, 71,5% dos deputados federais faltam a mais de 25% das reuniões de comissão. O dado revela que 367 dos 513 parlamentares da Câmara dos Deputados não compareceram a um quarto das reuniões de comissão temática desde o início do mandato e, neste quesito, é possível afirmar que a Bahia tem números alarmantes.

Entre os 39 deputados que compõem a bancada baiana, vale ressaltar que 31 figuram a lista dos faltosos. Mário Negromonte (PP) e Marcos Medrado (PDT), por exemplo, estão entre os 20 primeiros da lista, com 74% de ausências registradas. Salvam-se apenas Sérgio Brito (PDT), Colbert Martins (PMDB), Roberto Britto (PP), Zé Rocha (PR), João Almeida (PSDB), Lídice da Mata (PSB) e Jorge Khoury e Fábio Souto do DEM. Para se ter ideia, de um total 46 reuniões de comissões temáticas em que Negromonte deveria participar, esteve presente apenas em 10, enquanto teve 6 faltas justificadas e 30 não justificadas, segundo o documento. Medrado, que deveria ter registrado presença em nada menos que 216 encontros, compareceu a apenas 47, justificando 51 ausências e ignorando 169. De acordo com o estudo, a bancada mais faltosa, considerando-se as treze maiores legendas da Casa (com ao menos dez deputados), é a do PDT. Quando se leva em conta os quatro maiores partidos da Câmara dos Deputados (DEM, PMDB, PSDB e PT, que têm mais de cinquenta parlamentares cada um), o mais faltoso é o PMDB.

Já no âmbito baiano, em se tratando de partido, o PT e o PCdoB possuem os piores cenários. Entre os sete parlamentares petistas eleitos todos se enquadram no rol dos ausentes, assim como no PCdoB, onde tanto Alice Portugal, como Daniel Almeida compõem a relação. No entanto, as estatísticas de partidos como o PR e DEM também os colocam como destaque. Dos seis deputados republicanos, apenas um (Zé Rocha) se salva. Enquanto dos nove democratas, apenas dois ficaram de fora (Jorge Khoury e Fábio Souto). Maiores informações no site: www.transparencia.org.br

Comentários