RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHIA

Coluna do dia 18/02/2014

De camarote
A articulação política da pré-candidatura do petista Rui Costa é quem mais se diverte com a celeuma em que se transformou a escolha do candidato das oposições à sucessão estadual. Alega que enquanto os caciques do DEM, do PSDB e do PMDB discutem e trocam, nos bastidores, cotoveladas para ver quem será o candidato do grupo ao governo, atrai totalmente a atenção da imprensa, que esquece a polêmica em torno da definição do candidato a vice na chapa de Rui Costa, assunto que tem dragado uma grande quantidade de energia das forças governistas, às voltas com o risco de ver surgir um impasse no momento em que o nome for definitivamente escolhido o principal companheiro de chapa do petista.

Sem fôlego?
Um observador da cena política da Bahia, com relação próxima com o PDT, disse ontem não saber se o ex-prefeito João Henrique Carneiro (PSL) conseguirá driblar a Justiça Eleitoral e lançar sua candidatura para deputado federal na próxima eleição. No entanto, a única certeza que o observador disse ter era que João não teria fôlego suficiente para eleger a atual esposa, Tatiana Paraiso, nem a ex, Maria Luiza Orge, para a Assembleia Legislativa. A conferir.

Para federal
O presidente da executiva estadual do PR, deputado José Rocha, conseguiu ontem o aval do ministro dos Transportes, César Borges, para que sua esposa, Tércia Borges, aceite o desafio de tentar uma vaga para a Câmara Federal na próxima eleição. A aposta do PR é que Tércia sirva para alavancar a chapa republicana. A expectativa de José Rocha é que o partido eleja quatro deputados federais e até cinco estaduais. 

Fortalecido
O presidente da executiva estadual do PR diz ainda que tem surpreendido a desenvoltura do pré-candidato do PT ao governo do Estado, Rui Costa, durante os eventos no interior do Estado. “No evento de Guanambi, Rui mostrou para todos que está preparado para dar continuidade às ações do governo Wagner, em prol do desenvolvimento da Bahia”, disse o dirigente republicano.

Sonhador 
O secretário estadual de Indústria e Comércio, James Correia, disse a amigos que gostou tanto de sua experiência num órgão público que, se por acaso - neste ponto, enfatizou o “por acaso” - o PT perder a eleição na Bahia, aceitaria de bom grado um convite da presidente Dilma Rousseff (PT) para integrar seu ministério ou assumir um cargo de comando numa estatal. 

Passado
Pesquisas em posse de um deputado estadual do Democratas dá conta de que a unidade, tão defendida entre as forças oposicionistas, deixou de ser elemento essencial para a vitória nas eleições de outubro contra o candidato do PT. Por este motivo, ninguém vai suar a camisa para construí-la a qualquer custo, como se chegou a discutir no ano passado.

Influência
Por falar na candidatura das oposições ao governo, está nas mãos do prefeito ACM Neto (DEM) a decisão principal sobre como o grupo caminhará em relação à sucessão estadual. Com a habilidade que lhe é peculiar, caberá a ele ajudar no processo. Ocorre que o prefeito só quer tomar qualquer decisão depois do Carnaval, com o que todo mundo já está concordando.

Desligar
Um novo secretário de Jaques Wagner (PT) pode se desligar do cargo para disputar as eleições estaduais como candidato à Câmara dos Deputados. O assunto ainda está sendo tratado com o máximo sigilo por parte do governador, mas tudo indica que o quadro ficará apenas a tempo de arrumar sua vida no governo, como já fazem outros nomes da cota pessoal do petista.

Resposta I
O diretor da JCG Empreendimentos, Fred Maron Neto, esclareceu ontem, em nota enviada para a Tribuna, o “mal entendido” sobre o embargo da obra do edifício Vila Santo Antônio, na Ladeira da Barra. De acordo com o diretor, a liminar, “dita no meio jurídico como ‘in audita’, foi concedida sem que fôssemos ouvidos ou tomássemos conhecimento do pedido. Só fomos formalmente notificados da decisão na tarde desta segunda”. Fred Maron considera o laudo analisado pelo magistrado como “totalmente equivocado” e disse estar tomando as providências cabíveis para reverter a decisão”.

Resposta II
 “Vamos pedir revalidação na Sucom do processo que já foi analisado pela autarquia, para juntarmos a um agravo em que daremos entrada imediata, com um laudo técnico que refuta os pontos expostos na liminar“, disse, ao reiterar que o projeto foi aprovado pela superintendência há quase dois anos.

Cajazeiras
A vereadora Ana Rita Tavares (PROS) confirmou com a Secretaria de Infraestrutura a pavimentação asfáltica de cinco ruas do bairro de Cajazeiras 10. O asfaltamento deve ter início essa semana nas ruas José Carlos, Betel, Jacobina, Itaberaba e Unidos Somos Fortes, atendendo um pedido encaminhado à vereadora por moradores do bairro. A vereadora elogiou a postura da Prefeitura de Salvador que vem realizando intervenções por toda a cidade, principalmente melhorando o calçamento de vias.

Pacto
O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) diz acompanhar “com muita preocupação” a judicialização do IPTU e volta a defender o ‘Pacto por Amor a Salvador’. “Os cidadãos de Salvador não têm mais disposição para ver sua cidade parar no tempo e quer avanços. O cidadão não quer ações judicializadas que deixem a cidade parada. Quando esta administração assumiu, foi destravando o que impedia Salvador de avançar, mas hoje assistimos à tentativa de voltar a parar a cidade”.

Isenção
Odiosvaldo acredita que não está havendo injustiça. “Não vamos dizer aqui que o cidadão tem que pagar altos custos para se ter uma cidade organizada, mas também temos de convir que não se mantém uma cidade do porte de Salvador sem recursos para administrá-la. E há de se observar, na questão do IPTU de Salvador, que em contrapartida aos imóveis reajustados, o prefeito deu isenção a todos os imóveis que valem até 100 mil reais”.4

Plano B
Um integrante do PDT disse esse final de semana que se o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, não for indicado para vice de Rui Costa, do PT, o partido poderá indicar a ex-primeira-dama do Estado, Yeda Barradas Carneiro, para o posto. “Educadora, foi responsável pela construção de 600 creches na Bahia, quando comandou as voluntárias sociais”, defendeu o pedetista.

Aumento do FPM
O ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, disse que participará da mobilização anunciada pelos prefeitos para pressionar o Congresso Nacional em torno de pautas municipalistas. Uma das principais reivindicações é o aumento em 2% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Para 80% dos municípios baianos, o fundo é a principal fonte de receita. Tenho percorrido toda a Bahia e esse tem sido o grande apelo dos municípios”, diz Caetano que é pré-candidato a deputado federal. A mobilização na Bahia está prevista para o dia 11 de abril, quando prefeitos deverão se reunir com parlamentares para cobrar a elaboração de leis que atualizem o valor dos repasses. 

Empacada
O ex-governador Paulo Souto (DEM) entrou de vez na pré-campanha. Tanto que suas publicações nas redes sociais têm sido cada vez mais fortes e fundamentadas. Ontem foi a vez de a economia brasileira ser o alvo. De acordo com Souto, o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, mostra que a previsão dos analistas do mercado financeiro para a economia brasileira é negativa.

Inflação
“Os especialistas estimam maior alta na inflação, que deve fechar 2014 em 5,93%. A economia também deve crescer menos que o previsto antes. O PIB deve crescer só 1,79%. É a segunda queda consecutiva de estimativas do indicador. Esse crescimento é menos da metade do considerado no orçamento para 2015, de 3,8%. Para nós brasileiros, contribuintes e trabalhadores, do resumo desses números sobra a certeza de que teremos um ano ainda mais difícil. Mais inflação, menos crescimento”.

Comentários