ELEIÇÕES NA BAHIA 2014: COM MEDO DA REJEIÇÃO DO PT, O CANDIDATO PETISTA RUI COSTA TIRA O NOME DO PARTIDO E DA ESTRELA VERMELHA DE SUAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS, DIZ PSICOTERAPEUTA

Por: Cíntia Kelly - BOCÃO NEWS
Antes símbolos de orgulho, a estrela e o PT sumiram das peças publicitárias do candidato da sigla ao governo baiano, Rui Costa. Apenas atrelado a seu nome vem o número 13.

Apesar do episódio do ‘mensalão’ e a prisão de fundadores do partido como José Dirceu e José Genoino, o PT ainda é o partido que detém a preferência da população brasileira. Ao menos é que dizem pesquisas.

Mas por que esconder o nome do partido e o símbolo da estrela na propaganda visual de Rui Costa? Segundo o presidente estadual da legenda, Everaldo Anunciação, o marketing de Rui optou por suprimir o nome do partido porque a candidatura é de coalizão, com oito legendas o apoiando.

O cientista politico Joviniano Neto segue o mesmo raciocínio e vai além. “De todos os partidos, o PT é o único que tem bem marcante o número de legenda. Quem vê o 13, o associa imediatamente ao partido”, disse. Em São Paulo, o candidato ao governo Alexandre Padilha usa a estrela em sua marca nas peças publicitárias. “Mas ele tem poucos partidos o apoiando”, observa Joviniano. De fato, Padilha consegue o apoio apenas do PCdoB e PR.

O sumiço da estrela petista foi motivo de observações de usuários das redes sociais, a exemplo do psicoterapeuta Jordan Campos. Num post compartilhado por quatro pessoas e curtido por outras 134 no Facebook, ele estoca.



“Andando pelas ruas e vendo os candidatos já poluindo a cidade com suas fotos feias até com Photoshop e frases clichês de sempre, percebi que o Sr. RUI, candidato ao governo do estado e escolha do próprio atual governador Wagner, "esqueceu" propositalmente de incluir na sua propaganda visual que é do partido PT. A palavra "PT" curiosamente (risos) não aparece associada ao seu nome em nenhuma das várias propagandas que já vi. Apenas o número 13 revela isso nas faixas, outdoors e sujeira publicitária. Tá com vergonha do partido? Tá com medo de rejeição? Quer botar corzinha azul pastel de fundo e seu nome bordadinho em curvas suaves para "passar outra imagem"? Só rindo mesmo...”.

Segundo Joviniano Neto, o candidato da oposição ao Palácio de Ondina, Paulo Souto, também não usa o nome do partido em suas peças. "Ele usa o número 25, que é o que aparece nas urnas, além do nome da coligação", pontua.

Comentários