VALE DOURADO: A CRISE NO SETOR LEITEIRO DA REGIÃO E A SALVAÇÃO DA LAVOURA

Não se pode falar em solução para crise na cadeia produtiva do leite, sem falar na Vale Dourado.

E não se pode falar em Vale Dourado, sem falar no engenheiro agrônomo, Dr. Antônio Roberto, seu principal executivo na Bahia.

Se confirmadas as notícias sobre o fechamento da linha de produção de derivados de leite da Nestlê em Itabuna, o setor produtivo leiteiro da nossa região poderá sofrer um grande impacto negativo e sem precedentes em sua cadeia produtiva do leite e para piorar, como uma má noticia nunca vem só, a crise no setor poderá ainda ser agravada devido a alta oferta de queijo no mercado nacional o quê "puxa" para baixo o preço do leite in-natura pago aos produtores rurais pelos laticínios que produzem exclusivamente esse derivado do leite.

A SALVAÇÃO DA LAVOURA

As fábricas da multi-estadual ILPISA (Vale Dourado) por produzir um portfólio variado de produtos derivados do leite em suas linhas de produção na Bahia e em Alagoas (são mais de 30 tipos de produtos) está menos sujeita ao "mau humor" do mercado do que uma empresa que fabrica um só tipo de produto. Por isso, ancorada na solidez do grupo ILPISA e na tradição no ramo de laticínios, a empresa se situa melhor equipada e preparada no enfrentamento da crise, tornando-se um porto seguro para os produtores rurais que buscam não só uma melhor remuneração para seu produto e segurança de que vai receber pelo que produziu e faturou, quanto pela  garantia de que seu valioso e "suado" produto vai continuar sendo comprado pela empresa mesmo nas épocas de grandes ofertas do produto no mercado.

Parte da responsabilidade pela longevidade da empresa na região e da confiança que o produtor rural deposita na Vale Dourado, se deve ao principal executivo da empresa na Bahia, um filho de Itarantim, o engenheiro agrônomo Antônio Roberto, que tem uma batalha quase de diária em períodos de crise para satisfazer e conciliar os interesses da empresa pela qual é responsável e remunerado e os interesses dos produtores de leite da região que muitas vezes são seduzidos por laticínios aventureiros e sem tradição na região que ajudados por politiqueiros de plantão e produtores rurais espertalhões que só querem levar vantagens, oferecem, na época de escassez de leite o "melhor preço" ao produtor e na época das chuvas, quando o "leite está jorrando pelas tetas" e chegando a hora do produtor de leite ganhar um dinheirinho a mais, estes laticínios viram as costas ao fazendeiro, que só não ficam na rua da amargura porque a Vale Dourado, através de Antônio Roberto, os acolhem de volta.

Por Joviniano Antônio/blog ALERTA ITARANTIM

Nota do blogueiro: Fui procurado nestes dias próximos passados (depois dos boatos do fechamento da Nestlê de Itabuna) por um articulador político de Itapetinga, pedindo informações sobre a vida de Antônio Roberto. Questionado pelo blogueiro do porquê do interesse, a pessoa me respondeu que pelo trabalho de Antônio frente a Vale Dourado tem contribuído e muito para a manutenção da empresa em Itapetinga, que por tabela tem muito contribuído para o desenvolvimento da cadeia produtiva de leite da região, pois um eventual fechamento da fábrica de Itapetinga seria o "tiro de misericórdia" para todos os produtores de leite do sul, extremo sul e sudoeste da Bahia, ocasionando perdas, financeiras e sociais, irreparáveis paro o município e região. Assim, diante  da importância do trabalho do agrônomo Antônio Roberto para Itapetinga e região e atendendo ao pedido de alguns gratos produtores rurais ele vai articular junto aos vereadores de Itapetinga para que homenageiem o executivo da Vale Dourado, que é filho de Itarantim, com o título de cidadão itapetinguense.

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Tem um bom perfil de administrador isso ninguém pode negar.

    ResponderExcluir
  4. Esse aí é um dos donos da rádio.

    ResponderExcluir
  5. É Juju só faltou voce dizer que a Vale Dourado tem que pagar em dia para ela receber o diploma de salvadora da patria leiteireia. De resto concordo com o quê voce disse na materia. Sem a Vale aqui os produtores de leite pode procurar outro rumo. A não ser que vão vender barato pra ze tigre pra eles ganhar dinheiro nas costas dos bestas. Eles trouxeram aquele laticinio pra Jordania pagando o leite a 1,20 pra tapear os bestas e hoje tem produtor recebendo até a 0,70 centavos o litro. Mas esse povim de itarantim merece isso mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem bicho vivendo às custas dos pobres coitados de Ribeirão a base da promoção da prostituição infantil e exploração do trabalhador. Chega de onça, tigre e viado.

      Excluir
    2. E de corno também! Kkkkkkkk

      Excluir
  6. O nosso blogueiro tá fazendo de tudo pra tentar levar o nome de Antônio Roberto pra o meio político, esqueça Juju! esse não tem carisma e a simpatia do povo, agora se for candidato em Itapetinga, esse título aí já vai aumentar sua chance de uma boa votação como vereador! se tivéssemos governo no Brasil o produtor de leite não necessitaria ficar nas mãos dessas empresas privadas. Uma vergonha !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história de carisma é uma velha armadilha para governos ruins o que nós precisamos é de um projeto de administração e não de tapeação. Até hoje não vimos nenhum político apresentar um plano sério para Itarantim, Antônio Roberto tem todo direito de ser candidato como qualquer outro. Esse negócio de carisma político muitas vezes não passa de maucaratismo.

      Excluir
    2. Mas quem é que está falando pra ele não ser candidato? Ele tem todo o direito, agora a escolha é do povo! Quanta burrice!!!

      Excluir
    3. Sabe porque? Porque nunca tiveram filhos de Itarantim no comando de nossa Cidade. Agora queremos o novo, vamos colocar um filho da Terra na Prefeitura.

      Excluir
    4. Amigo qualquer cidadão pode ser candidato, desde que preencha todos os requisitos exigidos pela Justiça Eleitoral.

      Excluir
    5. ELEITOR SERIO NÃO QUER CANDIDATO PRA CASAR NÃO. QUEREMOS É UM BOM ADMINISTRADOR PARA ITARANTIM. CHEGA DESSA VELHA OPINIÃO QUE CANDIDATO TEM SER CARISMÁTICOM TEM QUE SER RICO, TEM QUE SER BONITO. POR MIM ELE PODE SER CORNO, VIADO, FILHO DE PUTA, POBRE, PRETO, BRANCO, MULHER OU SAPATÃO. EU QUERO MESMO É UMA PESSOA COMPETENTE E HONESTA PRA GOVERNAR ITARANTIM

      Excluir
    6. Então se candidata, ou coloca o seu candidato! Simples assim...

      Excluir
    7. Não sei, se a questão de ser filho da terra, pode ser diferente. Veja os vereadores filhos da terra na câmara, o que faz em defesa do patrimonio do público da população? Acho que seria bom ter um filho de Itarantim administrando-a, mas é preciso avaliar este filho candidato se, tem capacidade intelectual, seu nível de informação com relação a administração pública, quais são os seus principios morais, ético. Com quem anda, se são pessoas que acresenta de forma possitiva ao perfil do candidato. Conhecer suas propostas de governo ver se tem coerência. Exigir com clareza, quais serão os meios, e formas para conseguir a concretização destes projetos. Nós precisamos ser exigente, chega de ser cabo eleitoral, ou melhor chega de fazer papel de cabo eleitoral, por que o autêntico cabo eleitoral ganha para participar dos eventos de uma campanha. Vamos exigir a nossa cidadânia, não fazendo o papel de cabo eleitoral. Mas de eleitores, concientizando outros eleitores não em defesa do nome de um candidato. Mas concientizando eleitores dos seus direitos; a importância do voto, de não trocar, vender seus votos. Que o politico que pagar, que quer dar alguma coisa em troca de seu voto é mal caráter e já estar mostrando o tipo de safado que é, e o que vai fazer quando tiver na prefeitura, na câmara de vereadores. Vamos exercer a nossa cidadania defendendo o bem coletivo.

      Excluir
    8. Vereador é diferente de Prefeito! Itarantim nunca teve um Prefeito prata da casa, a hora é AGORA!!!!

      Excluir
  7. Para prefeito Antonio Roberto, eu voto!

    ResponderExcluir
  8. Vota? então saia do anonimato rapaz! ou você é ? deixa pra lá!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabia que o voto é secreto? E eu não sou não tá, pode ficar tranquilo que eu não jogo no seu time não! Mas seja feliz respeito a sua opção.

      Excluir
  9. Não sei porque o amigo ficou com raiva porque eu falei que voto em Antônio Roberto. Se candidatar já tem meu voto não entendi porque a raiva!

    ResponderExcluir
  10. O Antonio Roberto é um administrador muito competente e seria muito bom para itarantim se tivesse oportunidade de administrar que a sua terra um dia. O problema é que o eleitor de Itarantim gosta mesmo é de bandidagem, porcaria e da safadeza e de tapinha nas costas e depois da eleição quer cobrar honestidade e competência dos outros. Todo o povo tem o governo que merece.

    ResponderExcluir
  11. BOMBA! BOMBA!

    PREFEITO ELEITO EM 2016 TERÁ 6 ANOS DE MANDATO

    Política
    Reforma Política
    Após reunião com Renan e Cunha, relator altera texto da reforma política
    por Redação — publicado 14/05/2015 15h04, última modificação 14/05/2015 15h08
    Texto é alterado para aumentar o mandato de senadores de oito para dez anos e facilitar o acesso de partidos ao fundo partidário
    Wilson Dias/ Agência Brasil
    Marcelo Castro
    Após pressão do PMDB, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) anunciou alterações em seu relatório, apresentado na terça 12
    A reforma política
    Dois dias após apresentar seu parecer, o relator da comissão de reforma política, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), anunciou uma série de alterações em seu parecer, entre elas o aumento do mandato de senador para dez anos. Pressionado pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Castro alterou sua proposta "para facilitar a tramitação do parecer nos plenários da Câmara e do Senado”.

    O texto original, apresentado na terça-feira 12, era diferente. Castro propunha que os mandatos dos senadores fossem reduzidos de oito para cinco anos, se igualando assim com o mandato dos demais cargos e unificando as eleições a cada cinco anos. O texto não agradou a ala do PMDB no Senado, que manteve a unificação das eleições, porém com a extensão do mandato para o Senado a cada dez anos.

    A proposta de mandato para prefeitos e vereadores também foi alterada. Inicialmente, o relatório previa um mandato tampão de 2 anos, a partir de 2016, até que o pleito fosse unificado em 2018. Com as mudanças, o mandato de prefeitos e vereadores passa de dois anos para seis, em 2016, e retorna para quatro anos com a unificação dos pleitos em 2022.

    ResponderExcluir
  12. Acho que, quanto mais candidato tiver será bom. Precisamos ter opção para votar. Que todos que se candidatarem seja pessoas viáveis. Que lute para mostrar para o povo por que é o melhor para Itarantim.

    ResponderExcluir
  13. Prefeito em Itapetinga, eu voto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.