de LÁ pra CÁ

MAIS DIFÍCIL SERÁ:
reconstruir o Brasil em ruínas.


No dia 6 de agosto, um encontro histórico dos franciscanos e franciscanas de todo o Brasil, em Aparecida (SP), proclamou em carta aprovada por unanimidade a adesão incondicional ao papado de Francisco e definiu como missão: “participar da reconstrução da Igreja com o Papa Francisco e reconstruir o Brasil em ruínas”.

Aquela carta trata de uma citação de um dos momentos mais conhecidos e cruciais da trajetória de São Francisco que, em 1205, na abandonada igreja de São Damião, em Assis, ao contemplar um crucifixo ouviu o que lhe parece uma mensagem direta: “Não vês como está a minha Igreja? Está em ruínas. Vai, e reconstrói a minha Igreja”. O mantra do encontro, repetido por quase todos os palestrantes e nas homilias durante as missas foi: voltar a Assis –retomar o espírito original de São Francisco.

Foram quatro dias marcados pela emoção e o compromisso, com representantes dos mais de 20 mil religiosos.

***
Realmente, com tanta desilusão num momento difícil da Política Brasileira, é louvável um movimento religioso fazer contraponto ⸺, aliás, louvável e necessário. Sei que é prudente não misturarmos religião com política; também sei ser prudente respeitar a crença de cada um. Mas, diante o abismo que se desenha no horizonte turvo do Estado Democrático de Direito, eis o tempo de despertarmos...

Qual a certeza que teremos diante tanta incerteza que vemos?
'Homens-bomba' fazem tremer a República sem nenhuma concepção de sensibilidade social. Os fatos mais relevantes são tratados como pauta secundária de uma suposta disputa política, dado num ambiente de perda do discurso ético, onde pouco se fala de projetos para melhorar as condições de vida da população, e muito se ouve sobre fenômenos da Judicialização como zeladores da nova moral. 

***
Por fim, pseudos heróis brotam do nada com suas bandeiras duvidosas de supremacia e criam mitomanias idiotizadas para nos devorar a capacidade de pensamento. É... fascistas inconsequentes que vomitam horrores que nada sabem, por nada saberem. Portanto, mais difícil será reconstruir o Brasil em ruínas... 
 

Comentários

  1. Disse tudo, Rodrigues,será uma hercúlea tarefa reconstruir o Brasil destruído por 13 anos de INCOMPETÊNCIA E DESCASO DO PT. Você está certo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Lula foi ao Piauí, numa cidade menor do Brasil, fazer campanha ao candidato a prefeito do PT, e perdeu. Coitado do Lula, o povo de lá não acreditou nas palavras de um bêbado.

    ResponderExcluir
  3. Volto a afirmar: nada tenho contra você e nada tenho a favor, então estamos empatados. Contudo, entendo um pouco da arte de escrever e enquadro o que você escreve de "publicação marrom" ou "imprensa marrom" (termo do jornalista Alberto Dines e de Calazans Fernandes, editor de reportagem). Enquanto a nossa cidade vem enfrentando grandes desafios políticos você prefere usar esse espaço para abordar temas que nada tem a ver com a nossa realidade imediata. Sendo, que em outros tempos era você que raivosamente destilava veneno a "deus e ao diabo". Diante disso, só posso definir o que você escreve de "publicação marrom" e que parece ter motivos que prefiro deixar por conta da sua consciência, se é que você a tem.

    ResponderExcluir
  4. Ora rapaz toma vergonha e passe tratar de assuntos importantes para nós e nossa cidade. Já esqueceu que foi vc e sua turma que criaram figuras como Kleber do PT, jai mamão, Raimundo, piri e outros que nada fizeram pelo povo de nossa cidade, mas tão somente para eles mesmos.

    ResponderExcluir
  5. ALGUEM ESCREVEU SOBRE A CHACINA? NÃO! POR QUE? MEDO? ESSE BLOG SE CALOU DIANTE DISSO, MEDO. ESTE BLOG NÃO ESTAR A SERVIÇO DA COMUNIDADE E SIM A GRUPOS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.