Diálogos políticos:

Com Ricardo Souto e Antônio Roberto
Na noite de terça-feira (02), o ex-prefeito, Ricardo Souto, chegou ao encontro promovido pelo Blog Alerta Itarantim por volta das oito horas da noite, vinha da fazenda; já havia chegado Antônio Roberto, executivo da processadora de leite, Interfood do Brasil, atual gestora da láctea Vale Dourado. Por durante três horas, conversaram sobre economia agropastoril e suas possibilidades regionais. No entanto, porém, não deixaram de falar sobre políticas e perspectivas municipais.

Ricardo Souto acredita que uma articulação ampla; uma ideia de planejamento que possa resgatar a autoestima do município, a partir de uma dinâmica gestativa, pode, perfeitamente, interligar e melhorar os serviços públicos, com eficiência proativa, como exige os dias atuais. Para o ex-prefeito, Paulo Construção poderá criar metas suficientes a partir de uma visão mais organizativa para superar as dificuldades, “eu sei que não foi fácil para ele (Paulo Construção) iniciar sua gestão tendo recebido tantos problemas. Portanto, temos de compreender que, em quatro anos, será muito difícil refazer o município e reconstruir a cidade. É preciso ter essa clareza para melhorar; uma visão mais consciente. Não é possível acreditar no quanto pior, melhor, pelo mero desejo de ganhar o poder, seria uma injustiça com o conjunto da sociedade.”

Já o agrônomo Antônio Roberto que, há anos atua no principal setor econômico regional, acredita na possibilidade de, a administração ter de ir além do planejamento financeiro, “o prefeito Paulo Construção sabe que é preciso melhorar; estudar a organicidade. Pois, só compreendendo as razões naturais de nossos problemas ao longo da história, poderemos enxergar possíveis soluções”. Ele concorda com Ricardo Souto quanto a insuficiência de tempo para que a gestão de Paulo Construção sofra tantas cobranças e pressões, às vezes, eleitoreiras, “qualquer um que estivesse na prefeitura estaria na mesma situação do atual prefeito. Ele recebeu o município, lamentavelmente, desmantelado, no entanto, não podemos deixar de ressaltar que tem mantido os serviços funcionando e os salários e vencimentos em dia, enquanto muitos outros municípios enfrentam dificuldades.”

O ponto de convergência do diálogo entre Ricardo Souto e Antônio Roberto foi observar que, independente das posições políticas partidárias, é preciso um alinhamento político a partir da possibilidade de um amplo projeto; um projeto claro, voltado aos interesses municipais. Seria uma redenção histórica, e precisamos.

Ricardo Souto é Produtor Rural e ex-prefeito de Itarantim 1997/2000 e 2001/04.
Antônio Roberto é Engenheiro Agrônomo (UFBA) e executivo da Interfood do Brasil.