sexta-feira, 14 de junho de 2019

Parabéns Itarantim!

Itarantim completa 73 anos de fundação e 58 anos de emancipação, e daí, o que poderemos esperar?

 Por J Rodrigues Vieira
E daí?
LEI Nº 1400 — ABRIL DE 1961 — EMANCIPAÇÃO
[...] O município de Itarantim se comporá de dois distritos: Itarantim (sede) e Ribeirão do Salto. Começa na extremidade inferior da cachoeira do Salto Grande do rio Jequitinhonha, seguindo pela linha divisória interestadual até a foz do córrego Canabrava no Ribeirão do Salto.
COM O MUNICÍPIO DE MACARANI:
[...] Começa nos limites interestaduais no Ribeirão do Salto na foz do riacho Canabrava, por este acima até sua nascente, de onde alcança a nascente do córrego Pau Sangue, pelo qual desce até sua foz no rio Maiquinique, descendo por este até confrontar a nascente do córrego da Esperança; daí em reta em direção Norte até a nascente do córrego da Esperança, pelo qual desce até sua foz no rio Pardo.
COM O MUNICÍPIO DE ITAPETINGA:
[...] Começa na foz do córrego da Esperança no rio Pardo, descendo por este até a foz do córrego do Nado.
HÁ ÉPOCA: COM O MUNICÍPIO DE CANAVIEIRAS:
[...] Começa no rio Pardo, na foz do córrego do Nado, sobe por este até a foz do riacho Caboclo, por este acima até sua nascente, no divisor de águas entre as bacias dos rios Pardo e Jequitinhonha; segue por este divisor até defrontar a nascente do córrego Seco.
HÁ ÉPOCA: COM O MUNICÍPIO DE BELMONTE:
[...] Começa no divisor de águas entre as bacias dos rios Pardo e Jequitinhonha, onde defronta a nascente do córrego Seco, desce por este até sua foz no córrego da Gameleira, por este abaixo até sua foz no rio Jequitinhonha (pelo qual sobe até a extremidade inferior da cachoeira do Salto Grande).
O que poderemos esperar?
Mais respeito e iluminação para superarmos as possíveis dificuldades em sua constituição. Parabéns Itarantim! Somos brasileiros em nação; baianos em estado de ser; itarantienses em nascer Nova Esperança no sopé da Serra das Três Pontas, em 15 de junho de 1946... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A V I S O
Devido ao momento político, a partir de hoje só serão liberados na opção Comentar como: ANÔNIMO, os comentários elogiosos, construtivos ou que falem bem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.