ITARANTIM - ELEIÇÕES 2016: A vice está mais concorrida que vestibular pra medicina e mais numeroso que os títulos de vice do Vasco da Gama

Resultado de imagem para vascainos comemoram
Quem acha que em Itarantim tem mais candidatos a vice do que o Vasco tem de títulos de vice, levanta a mão aí!
     
Com a polarização dos nomes do prefeito Paulo Fernandes (situação) e de Paulo Construção (oposição) como cabeças de chapas para disputar estas eleições de 2016, restam agora a alguns nomes que pleiteavam ser o candidato a prefeito, tanto pelo grupo da oposição, quanto pelo do grupo liderado pelo Doutor, a se contentarem em disputar o 2º cargo mais valioso politicamente de Itarantim:  O cargo de vice-prefeito.

Ao contrário de uma declaração infeliz de um secretário da prefeitura de Salvador, (leia aqui), o cargo de vice aqui tem valor sim, não só pelo “status”, como também tem importância estratégico-eleitoral para o político inteligente e estrategista que pensa no aqui e agora e no futuro também. E explico o porquê:

No caso da vice do Doutor, além de correr o risco de ser eleito e em caso de vacância seja por doença ou por questões jurídicas que afaste o titular, ele assume o cargo. E mesmo correndo o risco de não ser eleito, ainda assim o candidato à vice do Doutor, durante a campanha eleitoral, conta  com  alguns cenários a seu favor. Cito os mais prováveis que vale para os dois lados:

CENÁRIO l – VAI QUE... A CANDIDATURA DO DOUTOR SEJA IMPUGNADA
A oposição promete ir à Justiça Eleitoral para tentar impugnar a candidatura do Doutor sob a alegação que o prefeito Paulo Fernandes não pode mais se candidatar nesta eleição, haja vista que o atual mandato dele está caracterizado como mandato conquistado em reeleição, uma vez que o Doutor, quando vice de Gideão, assumiu o cargo de prefeito em função do afastamento do mesmo pela Justiça.  Isto posto, o nosso prefeito não pode mais concorrer à sua re-reeleição e assim corre o risco de ter a sua candidatura impugnada. Ainda pesa contra o Doutor a rejeição de suas contas que o tornará, caso o Tribunal de Contas não aceite os argumentos de sua defesa, automaticamente inelegível.  Assim correndo e ocorrendo, quem, pela lógica operacional e estratégica o substituirá será, com certeza, o seu vice na chapa. Tem mais! O candidato que substituir o Doutor, mesmo que perca a eleição, será, assim como aconteceu com Paulo Construção, o herdeiro legítimo do grupo que hoje o apoia ou apoiará.

CENÁRIO ll - O RISCO QUE CORRE O PAU, CORRE TAMBÉM O MACHADO!
É porque a oposição, ainda que com menor probabilidade de acontecer, corre os mesmos riscos do grupo do Doutor, o de ver o seu candidato, Paulo Construção, ser impugnado ou derrotado. Acontecendo a impugnação, toda a força eleitoral de Paulo será descarregada em seu vice. E sendo derrotado, assim como o Doutor, o seu vice também herdará o grupo da oposição.

É por essas e outras que o cargo de vice-prefeito em Itarantim será mais disputado e concorrido do que vestibular pra medicina.

O blog da Cobra foi as ruas e perguntou aos formadores de opinião, cabos eleitorais e eleitores, tanto da situação quanto da oposição, qual o nome que na visão deles gostariam que fossem os vices, tanto do Doutor quanto de Paulo Construção.

Os nomes mais citados (espontâneamente) foram: (por ordem alfabética).

- Alguém do Grupão
- Cícero Alencar (ex-prefeito)
- Cláudio da Padaria
- Darquinha Gusmão (ex-presidente da Câmara e ex vice-prefeita)
- Dr. Álvaro Martins (advogado e vereador)
- Dr. Braisinho da EBDA
- Dr. Eunício Gusmão
- Dr. Hilton Ribeiro (médico e vereador)
- Dudu dos Tutas (Vereador e Presidente da Câmara)
- Fabinho Gusmão
- Gilson Tó (ex-vereador)
- Jadiel Matos (ex-presidente da câmara)
- Jackson Dutra
- Kleber do PT (Atual vice-prefeito)
- Luciano Faustino
- Magno Luciano (Véi)
- Marcus Vinícius
- Piri (Vereador e ex-presidente da Câmara)
- Rubinho Luna
- Zé Tigre
- Zeza (Vereador)

NOTA DO BLOGUEIRO: Nas próximas edições falarei sobre as qualidades de cada um desses políticos citados e de seu potencial para concorrer a pre-candidatura de vice e posteriormente publicarei uma enquete sobre o assunto.


Comentários

  1. O Dr. não será candidato, nada juridicamente o impede, o povo é que não quer. Quanto a oposição apesar de muitos torcendo contra isso é notório mas jamais irá acontecer o que estão querendo. Os Candidatos que disputarão as eleições serão Paulo Construção x o candidato do Dr. E reafirmo o Dr. não será candidato por questões morais e não jurídica.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Juju as coisas não são bem assim não, nenhum candidato transfere seus votos para vice não. Está mais fácil surgir um nome novo do que qualquer vice se tornar candidato.

    ResponderExcluir
  4. Faltou Valdecio e Euclydes Júnior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é chacota e brincadeira de mau gosto, nem vale a pena comentar isso, nao por cauda deles ai, mas a pessoa que fica aqui digitando isso

      Excluir
  5. O homem está vindo aí, segundo um morador de Itapetinga. Agora só nos resta saber quem é esse homem?

    ResponderExcluir
  6. Coitado desse rapaz que tem um nome citado no quarto comentário, fica por detrás de comentários anônimo fazendo marketing pois ninguém conhece. O blog da Cobra foi as ruas e ninguém citou seu nome pois ele não tem uma biografia de vida honrado e nem experiência.

    ResponderExcluir
  7. Paulo não será impugnado. Caro Juju embora muitos do dr. insistam em acreditar nisso VC como pessoa esclarecida sabe que Paulo vai disputar e vai ser eleito.Essa é a voz do povo e a voz do povo é a voz de DEUS.

    ResponderExcluir
  8. O BLOGUEIRO RESPONDE:
    Caro Leitor, torço para que a decisão de eleger nosso futuro prefeito seja ele qual for, venha da decisão dos eleitores de Itarantim (Deus suffragio, populi suffragiis - O voto do povo é o voto de Deus) e não por decisão da Justiça. Particularmente, como eleitor, mas não como blogueiro, torço e acredito que Paulo não será impugnado, muito embora o opositor vá mover céus e terras para que isto aconteça. Quanto ao que está escrito no corpo da matéria, não se trata de uma opinião pessoal minha, mas de uma possibilidade que opositor, que aqui também tem voz, levanta e tem esse direito, e é de nossa obrigação, em nome da credibilidade e da imparcialidade, divulga-la, mesmo que essa ou aquela reportagem opinativa agrade ou desagrade esse ou aquele grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho pena desse Dr. sai disso homem. Pede pra cagar e sai moço. Está batendo o desespero calma, ainda FALTAM 200 dias!

      Excluir
    2. Dr. esquece Paulo Construção e vem pra rua pedir voto, o povo está a sua espera.

      Excluir
    3. Vai morrer querendo esse safado. Se prepara que dia 02 de outubro vem aí seu MENTIROSO, PERSEGUIDOR e PREGUIÇOSO.

      Excluir
    4. Se fosse só ele tava bom, tem gente que se eu falar vocês ficam de boca aberta. Mas assim como eles estão querendo fazer isso ou aquilo. Tem gente de olho e muito aberto por sinal. Essa política de Itarantim vai ficar na história eu sei de tudo que rola nos bastidores. Quem são aqueles que estão dando uma de articulador, mas na verdade não sabe de nada. A política do dinheiro acabou, quem viver verá.

      Excluir
    5. Cuidado que do outro lado também pode ter gente com a mesma linha de raciocínio, porém com objetivos diferentes é sempre bom ficar esperto.

      Excluir
  9. valdécio nao tem mais o que fazer . só fica postando comentários favoráveis a se próprio . toma vergonha valdecio vai trabalhar , mais o culpado disso é esse preguiçoso do prefeito que paga um salario e meio a valdecio para nao fazer nada

    ResponderExcluir
  10. Vou arrumar uma lavada de roupa pra esse tal de Valdecio, o cara fica se aparecendo querendo entrar na politica de todo jeito, quem não sabe que é ele que fica postando esses comentários!!! Toma vergonha rapaz, vc não tem moral nem pra sair como vereador imagine prefeito ou vice... Itarantim, virou o que mesmo???

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Faltou Evandro, Valdecio Euclydes Júnior e Roberto Ataíde.

    ResponderExcluir
  13. o encanador esse tem futuro,empresario de sucesso kkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Não vamos deixar pessoas de fora dá pitaco em nossa política, quem sabe o que é melhor para a nossa cidade é quem mora aqui, vota aqui e não Forasteiros que só aparecem em época de eleição querendo ser o dono da verdade.

    ResponderExcluir
  15. Hoje não tem ninguém mais besta na política não, coitado daqueles que acham que estão enganando pra lá na frente passar a perna.

    ResponderExcluir
  16. Só FALTAM 199 dias.
    #FORADR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.