Carro de Itarantim é destaque no Encontro Estadual de Carros Antigos de Vitoria da Conquista.



Por Manoel Lopes.

O Encontro Estadual de Carros Antigos de Vitória da Conquista reuniu entusiasta de todo estado da Bahia, contribuindo com a manutenção da cultura e história automotiva da região Sudoeste. Realizado nos dias 15 e 16/10 no espaço Glauber Rocha, o evento foi marcante carros raros de décadas passadas, no evento um dos fuscas mais velho do Brasil ficou em exposição, datado de 1949.

Um destaque especial foi a Rural de Robson Lacerda, “Robinho” Rural que tempos atrás fazia a alegria da família Lacerda, ficou em destaque na exposição para deleite dos apreciadores de carros antigos. A história da Rural no Brasil é interessante.

A Rural Willys é um utilitário que foi produzido pela Willys Overland nas décadas de 1950, 1960 e1970 no Brasil. Na década de 1970, passou a ser produzida pela Ford do Brasil, que comprou a fábrica da Willys em 1967, mantendo inalterados o nome Rural e praticamente todas as características do veículo.

No Brasil foram produzidas versões com tração 4X4 e 4X2, com motores a gasolina de seis cilindros em linha e cilindrada de 2.6 ou 3.0 litros (opcional). O motor de 2.6 litros, ou 161 polegadas cúbicas, foi o primeiro motor a gasolina fabricado no Brasil e também equipava outros veículos da fábrica Willys, como o Jeep e o Aero. O motor 3.0, utilizando o mesmo bloco, equipava o Itamaraty. A partir do segundo semestre de 1975, até o final da produção, em 1977, a Rural foi fabricada com motor Ford, denominado OHC, de quatro cilindros e 2.3 litros de cilindrada. Em todas as versões, tinha potência aproximada de 90 hp (cavalos-vapor), adequada à época e características do veículo.








Comentários

  1. não consigo visualizar as imagens

    ResponderExcluir
  2. Deve ser aquela rural azul e branca, que ficou lá no posto Itarantim por muitos dias.

    ResponderExcluir
  3. Não vejo as imagens mas qual seria o modelo dessa rural esse motor no caso qual seria a cilindrada desse motor[ 2638cm3 (161pol^2)] [ 2638cm3 (161pol^2) ] [ 3014cm3 (184pol^2) ] [ 3014cm3 (184pol^2) ] [2.300cm3 ] sabes dizer sou amante de carros antigos apesar que entre esse modelosnão muitadiferença entre seus motores o ate omedelo de 2,300 cm3 a diferenca era de seu m dupla carburação , alterações no ponto de ignição, e coletores de escapamento redimensionados do tipo 3x2. A cilindrada, o diâmetro dos cilindros e taxa de compressão são identicos ao motor BF-161. O cabeçote é especial com dois coletores e fixação para dois carburadores. Este motor equipou de 1963 a 1972 e tambem o Itamaraty em 1966. O filtro de ar é separado do motor e ligado por coifas de borracha. A Rural com este motor tem relação do diferencial mais longo para aproveitar a maior potência.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.