Por Victoria de Alcântara
No dia 02 de outubro, mais de 5.000 cidades brasileiras definiram seus novos prefeitos e, consequente e indiretamente, novos secretários municipais de Educação. A escolha foi decisiva para determinar os rumos da base da Educação brasileira nos próximos 4 anos. Afinal, as redes municipais são responsáveis por atender a demanda da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Os secretários são escolhidos pelos prefeitos. Por isso, durante a campanha, nem sempre é possível saber qual nome ocupará a pasta. “Os critérios de nomeação nem sempre são objetivos. Na maior parte das vezes, pesa a relação de confiança”, explica Sinoel Batista, consultor de gestão municipal. A responsabilidade do gestor da Educação do município é grande, ressaltam os especialistas. “É o cargo mais importante num município, depois do prefeito. Por isso, é uma vaga muito visada. Na caneta desse gestor estão 25% do orçamento de toda a prefeitura. Escolher um nome errado tem impacto em toda a gestão municipal”, afirma Flávio Caetano da Silva, professor da pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Pelo que tudo indica Paulo Construção escolherá de forma coerente, não cedendo a pressão político-partidária, afinal no cenário educacional de Itarantim existe pessoas altamente gabaritada para assumir a Secretaria de Educação. Veja abaixo o quadro do cenário educacional da cidade, acredito que se garimpar vai encontrar alguma joia rara.
Docentes - Ensino fundamental - 2015 148
Docentes - Ensino fundamental - escola pública estadual - 8
Docentes - Ensino fundamental - escola pública federal - 2015 0
Docentes - Ensino fundamental - escola pública municipal -
2015 (1) 122
Docentes - Ensino fundamental - escola privada - 2015 (1) 18
Docentes - Ensino médio - 2015 (1) 33
Docentes - Ensino médio - escola pública estadual - 2015 (1) 25
Docentes - Ensino médio - escola pública federal - 2015 (1) 0
Docentes - Ensino médio - escola pública municipal - 2015 (1) 0
Docentes - Ensino médio - escola privada - 2015 (1) 8
Docentes - Ensino pré-escolar - 2015 (1) 24
Docentes - Ensino pré-escolar - escola pública estadual - 2015 0
Docentes - Ensino pré-escolar - escola pública federal - 2015
(1) 0
Docentes - Ensino pré-escolar - escola pública municipal -
2015 (1) 20
Docentes - Ensino pré-escolar - escola privada - 2015 (1) 4
Fonte da tabela: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=291680&idtema=156&search=bahia|itarantim|ensino-matriculas-docentes-e-rede-escolar-2015
Cadê os 1.700 votos que Candinho teve pra deputado? Foi parar onde? Por que agora só teve 07 votos para Prefeito.
ResponderExcluirQuando eu falava que Candinho foi uma estratégia do Dr. ninguém acreditava. Olha a prova aí sempre juntinho com o Dr. Derrotado.
ResponderExcluirUma mulher nesse universo machista, que Itarantim
ResponderExcluirCandinho é o pior político da nossa história! Desde que tentou algo, só fez cagadas...
ResponderExcluirDesde quando esse daí é político, motivo de chacota diante da população inteira.
ExcluirHomem de Marte ao lê esta reportagem mim vejo em uma realidade educacional muito ruim durante o mandato do Senhor Paulo Fernandes. A maior decepção como gestora educacional a Senhora Eliene Alves secretaria de Educação daquele município.Esta mesma com 2 passagens pela mesma secretaria. A Senhora Secretaria não realizou nenhuma`Projeto Educacional´para tentar ajuda em uma graduação os seus subordinados, para tentar melhor o nível de escolaridades de seus docentes. Fica aqui uma pergunta para a mesma será que V.Senhoria vai fazer oposição a nova Secretaria do Município de Itarantim, não teve esta capacidade?
ResponderExcluirVcs do 25 ainda tem medo do que vai curtir a vitoria as pessoas fala de Candinho mais na hora que está precisando vai falar com ele
ResponderExcluirO homem de 7 votos, perdeu pra Poca Urna.
Excluir