O Brasil, recentemente, recebeu um quadro de desempenho da educação básica e o que se viu, foi um declínio na qualidade de educação, aponte de dizerem que os alunos de hoje sabem menos do que os de 20 anos atrás. O que acontece com a educação de hoje, que não tem avançado? Por que os alunos, aparentemente, sabem menos hoje do que 20 anos atrás?
Uma série de fatores é determinante da baixa qualidade da Educação Básica no Brasil e aqui cabe muito bem a máxima de que não existe solução simples para problema complexo, nem se podem esperar grandes mudanças nos resultados quando continuamos a fazer as coisas da mesma maneira.
A educação no Brasil precisa de muito mais do que investimentos em estruturas físicas, tecnologias e pessoal, é preciso principalmente investir na carreira dos profissionais do magistério de modo a atrair os melhores alunos do ensino médio para serem professores. E não existe outra forma que não seja começar por um salário bom, isso é indispensável, mas os resultados só virão no médio e longo prazo. Mudar o salário dos professores por si só não vai melhorar a qualidade da educação imediatamente. Mudar os cursos que formam professores também é necessário e isso é responsabilidade primeira das Universidades. Mas além de tudo isso é indispensável introduzir mudanças na gestão da educação.
Em relação à Educação Municipal de Itarantim penso que devemos começar por ter boa gestão na Secretaria Municipal de Educação, estruturando-a bem para gerir os setores administrativo e pedagógico. Os cargos na secretaria de educação não podem ser preenchidos à luz de acomodações partidárias sem considerar as atribuições que cabe a cada servidor no cargo que vai ocupar. Ser responsável pelo dinheiro e pelo patrimônio público não pode ser para iniciantes nem para pessoas sem formação. A área administrativa de uma Secretaria de Educação é responsável, no mínimo, pelo uso do dinheiro da educação, pelos serviços de pessoal, alimentação e transporte escolar e manutenção da secretaria e da rede de escolas, estamos falando de dezenas de escolas, centenas de servidores e milhares de alunos.
Paulo Construção e Jadiel Matos conhecedores do sistema educacional de Itarantim, conhecedores porque tem formação inicial em magistério e atuaram na Rede Municipal de Educação, além de colocaram no Plano de Governo e assinarem uma Carta Aberta se comprometendo a priorizarem uma educação de qualidade na sua gestão. Por esses motivos os candidatos eleitos, precisam escolher de forma serena e sabia o Secretário (a) de Educação, pois ele (a) será responsável por uma das mais importantes pastas.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.