Panorama Político municipal:

O NOVO surge quando se faz coisas novas Por Mauro Ségio* 

Definido pelo Dicionário como: “Jovem; que é moço; de pouca idade ou, o que está na parte inicial de um processo, de um ciclo, de um desenvolvimento”; justo, então, se faz dizer que algo Novo está intercorrendo na Política de Itarantim.

Aliás, algo Novo está continuamente, num ciclo perpétuo, sendo empreendido por todos nós. O Novo acontece quando seres dotados de razão, saúde psíquica e capacidade cognitiva, se põem a aprender com as experiências que o cotidiano, ou não, lhes apresenta. Diga-se de passagem, hoje pela manhã, você e eu inauguramos a mais nova versão de nós. Não somos os mesmos de ontem, nem tão pouco os mesmos de amanhã. Como já dizia Heráclito de Éfeso, filósofo grego, do século VI a.C., “não nos banhamos no mesmo rio duas vezes”, dado que no segundo momento, nem nós, nem o rio, são mais os mesmos.

A capacidade de mudar, seja de opinião, comportamento, ideologia ou afins, é condição própria de quem tem a capacidade de Compreender, o bom senso de Avaliar e a coragem de Decidir.

Não ficamos velhos com o chegar da idade, tornamo-nos velhos quando perdemos o interesse em aprender, em deixar de lado antigos costumes, quando nos fechamos a novas oportunidades e perspectivas. Nunca se torna obsoleta a mente que muda e aprende com os reveses, ou sazões, da vida. Certamente passará frio quem não mudar seu look, preestabelecido, para o fim de semana, se não trocar a camiseta regata por um casaco mais composto, se assim o tempo sugerir.

No cenário político, o mesmo se pode notar. Experientes nomes públicos se mostrando capazes de Compreender, Avaliar e Decidir —, decidir pelo Novo. O Novo apresentado por uma imagem leve, gentil, agradável, sem o peso e a nódoa da velha política.

O que se vê de Novo? Matérias sem agressões políticas ou pessoais, opiniões sem desrespeito às contrárias, liberdade para o debate coerente e polido, alianças sem cores ou interesses partidários, transparência nos diálogos e ausência de revoltas, ameaças ou sentimento de vingança. Estes últimos, devo dizer, só tem quem tem inimigos. E, O Novo, não os tem.

Aos experientes nomes públicos que estão, e ainda irão aderir, à pré-campanha do Novo, só temos uma coisa a dizer: sejam todos bem-vindos; sintam-se Renovados pela Esperança de um Novo processo de desenvolvimento político-social e pessoal. Daí o sucesso dessa pré-campanha. Pois cada um, de forma individual e coletiva, traz em si o anseio por coisas Novas. Novas e Boas.   

_________________
*Mauro Sérgio é Radialista, graduando em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano.
Estudante de Psicanálise Clínica pelo Instituto Gênesis – ABMPDF   

Comentários

  1. Você, filósofo de ideologismo e fundamentalismo contraditório deve está querendo, na verdade, lançar um candidato e você novo porque os que estão colocados é mais velho que o rascunho dessa filosofia a qual filosofia você se refere.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário Sérgio, vc pode ter todo seus todos os currículos do mundo todo, só pelo fato de estar compactuando com esse bandido e sua cúpula mostra que vc é vazio

      Excluir
  2. O convite feito para os experientes políticos da velha guarda de Itarantim independente de quem seja , para se juntar ao novo, não passa de uma demagogia eleitoral de grande apelação, principalmente pelo envolvimento dos velhos em tudo de errado que se fez com a administração pública em Itarantim.
    O novo significa enfrentar com coragem,junto com o povo aqueles que só pensam em se beneficiarem do dinheiro público.
    Não sendo assim , é a mesma coisa que trocar SEIS por MEIA DÚZIA .

    ResponderExcluir
  3. Fazer o NOVO para RENOVAR: juntos com a mudança de SE Ñ ROUBAR E Ñ DEIXAR ROUBAR O DINHEIRO DÁ. Ñ vamos mais ser enganados chega desse blá blá. Conversa fiada estão diodos é pra ñ perder a mina de $$$$ onde já se viu com a verba que entra na prefeitura os funcionários ficarem sem receberem o décimo terceiro. MAIS DE TRÊS MILHÕES. Ñ justifica ñ pagarem. Ou melhor estão usando pra altos salários com está bem claro no TCM BA e ainda têm muitos laranjas sendo e usados pra desviar o dinheiro pra contas dos chefões. Onde já se viu. Usurpadores estupradores do dinheiro público seu prazo esta chegando o fim. O povo vai mostrar q ñ É com a força do dinheiro q se ganha a Política. O povo tem caráter É rumo a 2017 a Vitória é nossa. Tchau e até nunca mais e lembre se caranguejo é q anda pra trás . Vai contando falta pouco muito pouco.

    ResponderExcluir
  4. Contando os dias pra nossa cidade se ver livre desses q entraram pra se beneficiarem junto com sua Panelinha. Ainda vêm dizer q querem o bem de itarantim. Faz mim rsrsrs. Chega de usarem o dinheiro público com se fosse de vcs Fatiando ou seja as contas de meia dúzia q o diz ainda falam em Alto e boom som q o Prefeito pode dá gratificações pra quem ele bem desejar. Digo de passagem altas gratificações. O verdadeiro prefeito sabe muito bem. Tanto q se tornou o Empresário de sucesso.. agora o povo querem tapiar... Chega basta. Vamos mostrar q juntos venceremos.

    ResponderExcluir
  5. Governo da mentira, onde foi feito e governou pra meia dúzia, DINHEIRO tem o q ñ sabe é administrar cadê o décimo terceiro queremos pagar nossas contas. Socorre esse povo Dr Pinóquio.

    ResponderExcluir
  6. É verdade que Fábio Gusmão caiu? Segundo informações ele não será mais candidato. Alguém pode confirmar se procede essa informação?

    ResponderExcluir
  7. Contrario a ideia de Heráclito, Parmênides acreditava que tudo o que existe sempre existiu. “Nada pode surgir do nada. E nada que existe pode se transformar em nada.” Ele considerava impossível qualquer transformação real das coisas. Nada pode se transformar em algo diferente do que já é. Na politica de Itarantim prega se o Novo para Renovar, como seria esse movimento? Com as velhas praticas?
    Não creio haver novidades se a essência é a mesma, nesse sentido Parmênides está mais coerente do que Heráclito, e na politica de Itarantim, para fazer o movimento de mutabilidade percebido por Heráclito é preciso ir além das aparências, além do discurso, e isso caro Sr. XD, não se faz de fora para dentro. As aparências são enganosas e não revelam de fato o que são, ainda que o discurso seja revestido de palavras Novas e sedutoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô...! Falou tudo e mais um pouco, também fico com a crença de Parmênides. Também não acredito neste novo quando o que se apresenta são as velhas práticas. Acresento um exemplo do que ouve na câmara dos deputados, quando procuraram eleiger um presedente que não tivesse nenhum vinculo com o ex-presidente Eduardo cunha, para que aquela casa não sofresse mais interferência do mesmo. O ambiente agora é outro. Então meu caro o candidato Fàbio Gusmão quer chegar a prefeitura e pronto, acredito que estar nesta posição de destaque, por ter uma família que tem dinheiro. Penso também que esta família não estar disposta a gastar muito. È por isto que quer o apoio do Dr. pra ter os recursos da prefeitura. Depois nós população pagaremos as contas. Abra os olhos itarantiense veja com quem estes pré candidatos anda, sabemos que por todos os lados tem antigos e novos sugadores.

      Excluir
    2. Você sim entende de filosofia, irmão. Aí vem esse cara com essa história de novo e renovar e novo e renovar e no fim é um discurso vazio. Ele deve mudar o slogan, pq se as alianças são antigas não tem o que falar em renovação. Um filósofo vendido, que muda de convicção só para ganhar o seu , com certeza algum emprego do futuro prefeito, não merece ser chamado filósofo.

      Excluir
    3. Ao amigo "Filósofo" sem nome e sem rosto, para certificar-me de que se vale a pena iniciar uma "atividade Sofista" com o mesmo, explique-me, por gentileza, o que é ESSÊNCIA para Parmênides de Eleia? (Aos demais comentários, eu os perdoo pela ignorância.)

      Excluir
    4. Essa ignorância que mencionaste acima! Sim ela mesma! Não é fruto de uma má gestão pública, essa que você tenta defender, e que durante todo o processo não se preocupou com a educação desse mesmo indivíduo?!

      Excluir
    5. O povo ficou ignorante só por causa dos últimos 4 anos foi??.. a tá. é cada uma q vejo.

      Excluir
    6. MAURO SERGIO CORTELLA, se possível for! Me explique "Fazer o Novo Para Renovar". Entre os que não são novos, e que ainda pratica o velho.

      Excluir
    7. Esses 4 anos certamente contribuiu para o que estamos, eu sei que é um trajeto histórico, porém me diz quando esse atual gestor engrandeceu o ensino em nosso município! O que ele ao menos tentou fazer para melhorar a nossa pouca educação?

      Excluir
    8. Reforma dos Prédios escolares no 1º ano de governo (e não no último como era de costume aqui), Construção de 2 Unidades de Ensino na Zona Rural e Reforma das Unidades de Ribeirão do Salto. Além da Qualificação das Jornadas Pedagógicas e Preocupação com a Saúde de Seus Profissionais através de parceria com planos de saúde de Itapetinga. Reforma até do colégio ESTADUAL RUI BARBOSA, que agora conta com cadeiras acolchoadas. O mais, é só dar continuidade... OBS: se foi preciso fazer uma REFORMA EM TODOS OS COLÉGIOS JÁ NO PRIMEIRO ANO DE GOVERNO, foi pq recebemos os mesmos, pelo mentor de Paulo Construção, o Sr Gideão Matos, em estado degradável. Tá bom pra vc, ou quer mais???

      Excluir
  8. É O torneirinha despejando para depois encher o tanque. CADÊ AS OBRAS QUE DISSE QUE IA TRAZER? O IRMÃO ESTÁ CHEGANDO PARA FAZER O QUE NÃO FEZ EM TRÊS SNOS E MEIO E AGORA QUER ENGABELAR O ELEITOR. O POVO NÃO É BESTA E VAI DÁ O TROCO. SAI DE FORA ANTES QUE VC VAI GANHAR UMA VAIA.

    ResponderExcluir
  9. É O torneirinha despejando para depois encher o tanque. CADÊ AS OBRAS QUE DISSE QUE IA TRAZER? O IRMÃO ESTÁ CHEGANDO PARA FAZER O QUE NÃO FEZ EM TRÊS SNOS E MEIO E AGORA QUER ENGABELAR O ELEITOR. O POVO NÃO É BESTA E VAI DÁ O TROCO. SAI DE FORA ANTES QUE VC VAI GANHAR UMA VAIA.

    ResponderExcluir
  10. Estamos juntos professor. Eu sei que as pessoas envolvidas nesse projeto são comprometidas com Itarantim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não gosta que chame ele de professor.
      O nome de é Valdemar.

      Excluir
    2. E ele não é professor mesmo não. Ele ainda é estudante de filosofia. E pelas besteiras que fala tem muito o que aprender

      Excluir
  11. Filoso quanto vc tá ganhando de Fábio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filósofo ele não é. Porque ele está estudando ainda. E com certeza vai ganhar algum emprego. Se ele conseguir a promessa de emprego de outro candidato vai para o lado do outro.

      Excluir
  12. Filosofia reacionaria estando a serviço da mentira. Filosofo nao se vende.

    ResponderExcluir
  13. Concordo! Aí vem esse cara com essa história de novo e renovar e novo e renovar e no fim é um discurso vazio. Ele deve mudar o slogan, pq se as alianças são antigas não tem o que falar em renovação. Um filósofo vendido, que muda de convicção só para ganhar o seu , com certeza algum emprego do futuro prefeito, não merece ser chamado filósofo.

    ResponderExcluir
  14. Seu texto me fez lembrar Diógenes de Sinop, isso mesmo, onde ele relata os CÍNICOS, os batedores da humanidade, eles vão na frente e voltam para anunciar se estamos indo por um bom CAMINHO. Justamente por este motivo os CÍNICOS não têm casa, homens errantes, sua missão é ir na frente da SOCIEDADE. COMO SE PRECISÁSSEMOS DE SENHOR!Como a palavra CÍNICO vêm do grego e significa "cão". Certa vez, Alexandre o Grande foi até ele, postou-se à sua frente e disse-lhe: sou o rei Alexandre, o Grande, e, ele respondeu , e eu Diógenes o cão, perguntaram-lhe o que costumava fazer para o denominarem de cão, ele respondeu: abano a cauda para os que me dão, ladro para os que me negam; e mordo os perversos. Porém a vida dos CÍNICOS NÃO É DISSIMULADA, Diógenes comia na rua, dormia na rua, enfim Diógenes morava no meio do olhar dos outros, pois não tinha o que ESCONDER. Li sua postagem, e me bateu duas uma enormes DÚVIDAS quando comentasse de Heráclito, pois o mesmo se recusou a intervir na política, e o segundo é que ele teve a ideia de nomear o princípio de "LOGOS", onde citastes em seu comentário "NÃO SE PODE ENTRAR DUAS VEZES NO MESMO RIO", pois ambos não serão mais os mesmos, trazendo uma ideia de TRANSFORMAÇÃO, que somos seres mutáveis, e que o rio não será mais o mesmo. Você não disse que essas PESSOAS,que o acompanham POLITICAMENTE HAVIAM MUDADO PARA O BEM, até vejo como IMPOSSÍVEL, perdoe meu PESSIMISMO! Se fizermos uma ANALOGIA, seu TEXTO está mais CARACTERIZADO a de um SOFISTA, onde tenta se ensinar uma argumentação para o tema, mesmo que os ARGUMENTOS não são VÁLIDOS,não estando interessado pela BUSCA DA VERDADE, e sim pelo REFINAMENTO, e MANIPULAÇÃO DA ARTE DE VENCER DISCUSSÕES, PRINCIPALMENTE A DIFICULDADE DE RESOLVER DIVERGÊNCIAS PELO DIÁLOGO, TENDO EM MENTE APENAS UM INTERESSE EM COMUM, utilizando-se desse FALSO ARGUMENTO no sentido DEPRECIATIVO ESCONDIDO NAS ENTRELINHAS, EXCESSIVAMENTE VAZIO de CONTEÚDO; TENTANDO ENFRAQUECER O VERDADEIRO, EM FAVOR DO FALSO. Aqui nesse mundo POLÍTICO VOCÊ deveria ter citado os PENSADORES DA PSICANÁLISE: Piaget, Lacan, Paiget, Freud, Jung entre outros!

    ResponderExcluir
  15. Nota;

    1. Não pretendo, aqui, argumentar contra os comentários que contestam o artigo. Pois o mesmo Direito à Liberdade de Expressão que me permite publicá-lo, também os permite contestá-lo.

    2. Quanto aos que, extrapolando do seu direito, tentam atingir a moral do autor, muito menos à estes tenho algo dizer. Já que, quem assim se manifesta, já mostrou o seu declínio de caráter, e não merece minha atenção.

    Estando claro, porém, que ambos os comentários são motivados apenas por seus autores não concordarem com a minha posição no processo eleitoral de Itarantim, à todos, porém, devo dizer, que;

    1. Se todos fossem obrigados a votar em Paulo Construção, não precisaria haver eleições.

    2. E, ainda, se o meu artigo fosse de apoio ao seu candidato, nenhuma ofensa ele, eu ou minha formação sofreríamos. Espero que entendam o que isso significa.

    Por fim, o espaço, deste blog, creio, está aberto para a publicação de qualquer artigo que corresponda às praxes do mesmo, da exposição de ideias, ideologias, notas partidárias e argumentação parcial, ou não, de qualquer cidadão que se mostre capaz de tecê-lo e tenha a hombridade de se identificar.

    Forte abraço à todos.

    Mauro Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provando sua ignorância, relatando, o que ignora, para não ser ofensivo, em momento algum foi mencionado em quem votar, e sim rebatendo os termos que você utilizou do seu "conhecimento", não sei se político ou filosófico!

      Excluir
    2. No comentário acima a pessoa não diz em quem vota!!! Vejo você faltando com a verdade, ou talvez a falta de conhecimento.

      Excluir
    3. “- A alienação caracteriza-se, portanto, pela extensão universal de ‘vendabilidade’, a transformação de tudo em mercadoria, pela conversão dos seres humanos em ‘coisas’, para que eles possam aparecer como mercadorias no mercado...e pela fragmentação do corpo social em indivíduos isolados, que perseguem seus próprios objetivos limitados, particularistas, em servidão à necessidade egoísta, fazendo de seu egoísmo uma virtude em seu culto da privacidade”.Guy Debord me fez pensar o que alguém que pretende formar em Filosofia, e que foi endeusado por meia duzias de pessoas anômalas, pretende defender uma candidatura do prefeito, uma pessoa cheia de problemas com a justiça, contas rejeitadas entre outras...Me perdoa a minha modéstia! Eu o vejo como mercadoria, e nada mais que isso!

      Excluir
    4. Mauro Sergio também não diz no artigo em quem ele vota.. mas isso era mesmo preciso?? Não. Bem como não é preciso nos comentários que o ofendem. E se não perceberam também, ele não responde ao comentário acima de forma individual como vocês falaram, ele deu uma nota para todos os comentários. Que bola fora em camaradas? quem são os ignorantes mesmo????

      Excluir
    5. Mauro Sergio Cortella... Essa péssima "retórica" me fez recordar uma velha frase de Baruch Spinoza, onde ele diz de maneira clara, sem precisar de um grau elevado cognitivo para interpretação da mesma. “É aos escravos, e não aos homens livres, que se dá um prêmio para os recompensar por se terem comportado bem.” Importa, e o enfraquece enquanto movimento, a sua CONTRADIÇÃO essencial, que o torna tão oco quanto os argumentos OFENSIVOS que ostentava. BANDEIRA com as mesmas CARAS para dizer TRANSFORMAÇÃO é vazia (e antiga). Quem não a hasteia? As manifestações aqui no blog, inclusive. Além dos inocentes úteis manipuláveis e manipulados. Basta ver quem os apoia e qual foi o seu candidato.

      Excluir
  16. O filósofo enganador devia poupar sua lábia porque vc vai filosofar somente para os que lhe contrataram. Os torneirinha de Itarantim1

    ResponderExcluir
  17. Esse tal filósofo que ainda não é filósofo está aqui para aparecer com suas citações. Para alimentar a vaidade dele. Pq falar do candidato em si, ele não fala nada. Sobre proposta, programa político. Esse Sérgio é um cara que está aqui só para postar textos prolixos em que ele se alonga tanto que se torna cansativo e contraditório. E o programa político, como fica? Qual a plataforma do candidato?

    ResponderExcluir
  18. As matéria de PC, são pouco comentadas e os que aparecem são para elogiar. Já qq matéria de oposição a PC, seja de Dú Almeida ou Fábio Gusmão enche de comentários agressivos e cheios de ódio. Típicos dos alunos políticos de Gideão Matos. relaxe aí, vcs podem ate ganhar as eleições mais ganhar no grito não parças... vam pra rua trabalhar. Vai ter qui suar. kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. E que moral eles tem pra falar nada de ninguém? Eles acham que não conhecemos todos eles não. Hipocrisia. se tão assim agora imagine se canhar. Deus me livre.

      Excluir
    2. Vocês têm o mesmo acesso aqui e lá, nas supostas matérias de PAULO CONSTRUÇÃO vocês têm total liberdade...Assim espero do blogueiro. O que acontece, não só aqui como em toda a cidade é que vocês são em números bem menores que os de PAULO CONSTRUÇÃO, e talvez isso os deixa ainda mais incomodados. Eu posso salvar os comentários ofensivos direcionados a Paulo Construção e toda sua família a deixar aqui para que vocês possam fazer uma análise.

      Excluir
    3. Seria mesmo isso, ou seria pq nos comportamos diferente? Sem tantas ofensas. Ou leio todos os comentários, e os de Fábio são tipo, "já era". "vai perder", "casa caiu pra vcs" ou do tipo. Já os de vcs de pc, só tentam difamar o autor do atigo ou as pessoas que aparecem nele. Falam mal do pt, de claber, de marcus, do prfeito, de pessoas de forma pessoal. Faz seguinte, comente aí todas as ofensas do povo de pc e as ofensas do povo de Fábio. Vamos ver quem são mais baixos? e estão mais desesperados? mais vc se engana se acha que isso é pa vcs são maioria, já faram quand n tiamos opção, agora temos, e pc sente o bak, e sabe q agora n tá facil pra ele. Vai ser a maior virada política da historia de itarantim. aguradeeeeeeeeeeeeeeeee kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. o mesmo sem que fazer de Paulo construção faz vários comentários, aí vem dizer q é pq é maioria. vai sonhando.. kkkkkk

      Excluir
  19. Não sou tão otimista quanto e esse "novo" que tanto sse fala.. mas nada será pior do que a turma de pc que quer entrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem eu, mais concordo que o outro lado ainda é pior.

      Excluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.