Em apenas 3 dias, guerra tarifária de Trump faz bolsas globais acumularem perdas de US$ 9,5 trilhões

O colapso nos mercados financeiros globais se intensificou nesta segunda-feira, impulsionado pela percepção de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não recuará em sua política de tarifas comerciais. Em apenas três dias, cerca de US$ 9,5 trilhões em valor de mercado foram eliminados das bolsas mundiais, segundo dados ainda parciais desta segunda-feira — com os mercados ainda abertos na Europa e nas Américas, destaca o jornal O Globo.

Apesar dos alertas de economistas sobre os riscos de recessão e das críticas de nomes influentes do mercado financeiro, como o gestor Bill Ackman, Trump reforçou no fim de semana que manterá a política tarifária. “Esqueçam os mercados por um segundo”, afirmou o presidente norte-americano a jornalistas no avião presidencial, o Air Force One, no domingo, minimizando a queda generalizada de Wall Street.

A persistência do governo em manter a estratégia comercial elevou o sentimento de impotência entre analistas. “Começa a parecer que o mercado está entrando em um tipo de clima de ‘venda agora, pergunte depois’”, avaliou Stephan Kemper, estrategista-chefe do BNP Paribas Wealth Management. “O mercado está procurando o ponto de dor máxima em que a administração Trump e/ou o Fed comecem a ceder.”

Comentários