Macarani em festa

Prefeito Carlinhos

A cidade de Macarani nasceu através do Decreto Lei nº 141 de 31 de dezembro de 1943, pelo Interventor da Bahia, General Pinto Aleixo, atendendo a uma exposição de motivos que lhe foi entregue pelo prefeito de Encruzilhada (a que pertencia Macarani). Ele assinou o Dec., transferindo a sede do município de Encruzilhada para o município de Macarani. A escritura do terreno foi lavrada no mês de maio de 1922, em Itambé-Ba, naquela época conhecida por VERRUGA. A instalação oficial se deu no dia 3 de abril de 1944, uma Segunda-feira.

O nome Macarani é de origem indígena e significa "Gruta dos Índios Caranys", pertencentes a tribo dos Botocudos, antropófogos que habitavam a região. Indígena também é o nome do principal rio que banha essas terras, o Mangerona, que segundo a lenda, vem de "Mãe Gerônima", uma índia muito querida, parteira, que antecedeu tantas outras, não menos importantes, como vó Benícia, D. Chiquinha, D. Augusta, D. Maria de Linco, D. Lindaura e D. Maria Periquita.

Geograficamente, Macarani fica localizada a 616 km de Salvador. Suas terras limitam-se ao norte com os municípios de Itapetinga e Itambé, ao sul com o Estado de Minas Gerais, ao Leste com o município de Itarantim, Maiquinique, e ao Oeste com os municípios de Ribeirão do Largo e Encruzilhada (sendo que Maiquinique e Itarantim já foram distritos de Macarani).

Avenida Vavá Camargo

A cidade completa anos e o prefeito Carlinhos dar aos moradores o primeiro grande presente da sua administração. Na sexta-feira, dia 03 de abril, às 16h30min, será inaugurada a Avenida Vavá Camargo, no conjunto habitacional PSH do Marjorie Parque. Para a realização da obra foram investidos recursos federais no setor de pavimentação, cabendo ao município, com os próprios recursos, todo o trabalho de iluminação, saneamento básico, urbanização e pista de cooper na lateral da Avenida, valorizando ainda mais o visual e o estilo arrojado e moderno utilizado na construção,

“De forma quase silenciosa, sem alarde ou subterfúgios estamos trabalhando para imprimir no município um ritimo acelerado de desenvolvimento econômico, com ganhos quantitativos e qualitativos na qualidade de vida dos nossos munícipes”. Assegurou o prefeito Carlinhos, esclarecendo ainda que, apesar de todas as dificuldades encontradas pela sua gestão, não poderia deixar de contemplar os macaranienses com uma festa à altura das expectativas de todos, principalmente os jovens.

Entrada da cidade

Portanto, comemorar os 65 anos de emancipação política/administrativa de Macarani, é um fato contagiante para todos os que compõem o governo “O Futuro Começa Agora”. Liderada pelo prefeito Antonio Carlos (Carlinhos), uma equipe multisetorial vem se empenhando ao máximo, para oferecer aos macaranienses, nos dias 03, 04 e 05 de abril, uma festa à altura da pujança do município, considerado hoje, como o que mais cresce na Bahia.

A programação para os três dias de festejos alusivos ao aniversário da cidade é bastante eclética, reunindo em sua grade, eventos cívicos, esportivos, cultural e social.

Logo na entrada da Avenida Camilo de Jesus Lima, “porta de entrada da cidade, uma extensiva faixa com dizeres relacionados à data natalícia da cidade, sintonizando moradores e visitantes com o clima festivo já reinante em todo o município. A decoração se estende por toda extensão da Avenida, dando um colorido todo especial à cidade, que vive momentos de esperança e expectativa de desenvolvimento sustentável, diante da proposta de diversificação econômica imposta pelo novo gestor municipal, com o intuito de gerar emprego e renda para a população.

O Largo de São Pedro será o palco das apresentações musicais e para evitar imprevistos, a Secretária de Planejamento elaborou um esquema de montagem de palco, barracas, stand da Policia Militar, com elevados em toda a abrangência da praça para possibilitar melhor visualização pelas autoridades policias que vão cuidar da segurança do evento. Entre as atrações, destaque para: Pimenta Nativa, Banda Leva, Batuquerê, Abadaba, Banda Tribal, Magnatas e o cantor brega, Sandro Matos.

Comentários

  1. ESPERAMOS QUE DR. PAULO FERNANDES POSSA TIRAR COMO EXEMPLO OS PREFEITOS QUE PASSARAM EM MACARANÍ NOS ÚLTIMOS VINTE ANOS, POIS NOSSA CIDADE CRESCEU NA BEM VERDADE, MAS OS PREFEITOS QUE AQUI PASSARAM NÃO FIZERAM QUASE NADA EM CALÇAMENTOS DE RUAS, ESTAMOS NUM CAOS, MACARANÍ ESTÁ DE PARABÉNS PELO SEU NOVO PREFEITO, POIS ELE VAI CONTINUAR O PROGRESSO, E SÓ PRA LEMBRAR, LÁ AGORA TEM SINAL DA OI E TBM DA CLARO, MACARANÍ DA GOSTO DE ANDAR POR LÁ, VAMOS MINHA GENTE VOTAR EM QUEM GOSTA DE ITARANTIM, NÃO VAMOS VOTAR EM QUEM COMPRA SEU VOTO, NÓS PAGAMOS CARO COM ISSO, PELO AMOR DE DEUS, VAMOS PENÇAR NISSO NA PROXIMA, ESTAMOS JOGADOS, FICO MUITO TRISTE, POIS AMOOOOOOOO ESTA CIDADE, FKM COM DEUS.

    ResponderExcluir
  2. a nossa cidade mudou muito mas so que ele ñ agudou minha mãe

    ResponderExcluir
  3. Morei nesta cidadezinha atè os sete anos de idade. Quando me transferi para Sao Paulo aonde fui adotada por uma familia de classe media.
    Hoje comecei a pesquisar sobre Maracani em busca da minha origem e de familiares. Tenho vagas lembranças mas era um sertao e muito pobre. Espero que tenha crescido, que tenha escolas, posto de saude (o que nao tinha)
    Breve estarei fazendo uma visita a esta cidadezinha pacata.
    Bj a todos

    ResponderExcluir
  4. eu moro nessa cidade e n vejo festa boa quero festa muitas festas macarani ta precisando de um micarani com bandas de pagode massa

    ResponderExcluir
  5. Mcarani está precisando é de pessoas com a visão mais ampla e amor pela cidade e adm com amor pela cidade só então isso vai funcionar aproveitando enquanto a Azaleia estiver aí para envestir na cidade.sou macaraniense filha de Maria de Jazon.meu nome é Joziane

    ResponderExcluir
  6. moro em macarani desde q nasci,a cidade mudou,mas na gestão anterior porq esse prefeito q ai esta ainda não fez nada q eu possa admirá-lo.Ele esta precisando d alguém pra mostra-lhe o q é administrar uma cidade.Mas é assim mesmo marinheiro de primeira viagem,espero q ele saiba fazer valer a cacetada de votos q lhe foi confiado.

    ResponderExcluir
  7. adoro macarani,cidade onde nasci vivi meus melhores anos de alegria hoje estou longe ,moro em vitória, mas nao esqueço macarani e todos que reside nesta cidade maravilha, beijos a todos meus familiares em especial minha vo Elita conhecida com Tata te amo minha vovó.

    ResponderExcluir
  8. Deus me livra de morar em interior!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.