Quase seis meses após as eleições municipais, a população de Correntina, região Oeste da Bahia, aguarda ansiosamente o desfecho da disputa eleitoral na região. É que ações eleitorais estão em andamento formalizadas pelos partidos PSDB – PRP – PMDB – PSC e PPS locais denunciando prática de abuso de poder econômico cometido pelo candidato vitorioso Nilson José Rodrigues durante o período eleitoral do pleito de 2008.
O prefeito eleito, conhecido por Maguila, é acusado de ter desenvolvido um verdadeiro bazar de ofertas para os eleitores de Correntina, tendo artigos de todo tipo - material de construção, produtos alimentícios e mesmo dinheiro em espécie. A coligação "Resgate por amor a Correntina" já entrou na Justiça Eleitoral com três ações – recurso contra expedição de diploma (processo 645); representação do art.41-A – compra de voto (processo 142/2008); e ação de impugnação de mandato eletivo (224/2008), que ainda estão em andamento. A ação sobre compra de votos tem anexados diversos documentos que comprovam a prática de crime eleitoral, o que preocupa o prefeito acusado, que vem tentando através de seus representantes jurídicos impedir a realização da audiência que está marcada para o dia 14 de abril, às nove horas, no Fórum Dr. Roberto Santos, em Correntina.
O povo da cidade aguarda com grande expectativa essa audiência, apesar de alguns eleitores duvidarem de qualquer desfecho do caso, pois em outras ocasiões já ocorreram justificativas variadas, dentre elas, reuniões do prefeito Maguila fora do município, até mesmo em "um encontro importante e inadiável com o "presidente Lula, em Brasília". De qualquer maneira, o cenário jurídico já está pronto, sendo presidido pelo juiz Rodrigo Duarte Bonatti. Pelo menos um dos processo encontra-se em andamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Refere-se à expedição do diploma a Nilson Rodrigues,o que é contestado pela coligação "Resgate por Amor a Correntina e pelo PSDB". No próximo dia 25 também deste mês, o atual prefeito volta ao banco dos réus desta vez para responder a ação de impugnação do mandato eletivo. A audiência ocorrerá às 9 horas.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.