Adutora vai garantir água para Guanambi

O Ministério da Integração Nacional, através da Codevasf, abriu licitação para a contratação das obras de construção da Adutora de Guamambi, a 796 km de Salvador. O projeto estimado em cerca de R$ 130 milhões vai solucionar o déficit de abastecimento de água em toda a região, beneficiando a mais de 230 mil pessoas.
“Trata-se de uma obra de fundamental importância, que vai garantir o abastecimento permanente de água a uma população que hoje sofre a cada estiagem”, avaliou o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.
De acordo com o edital, a abertura das propostas para a escolha da empresa vencedora da licitação vai acontecer no dia 19 de maio. Além de Guanambi, a nova barragem vai beneficiar as populações dos municípios de Iuiú, Palmas de Monte Alto, Candiba, Pindaí, Malhada, Pilões e Caetité, além dos distritos de Maniaçu, Pajeú do Vento, Ceraíma, Matina, Guirapá e Morrinhos.
O déficit de abastecimento de água na região é uma questão antiga, que se agravou a partir da seca de 2008. Além das constantes interrupções do fornecimento em todos os municípios, populações de várias localidades, principalmente da Zona Rural, vivem quase que exclusivamente da distribuição de água através dos carros-pipa. No ano passado, o ministro determinou a realização de um estudo para solucionar o problema e os técnicos da Codevasf indicaram a implantação do novo sistema.

Comentários