Serra faz reunião, mas não unifica os ‘aliados’ de SC

Realizou-se na noite desta terça (1º) uma reunião de José Serra com os partidos que compunham a tríplice aliança de Santa Catarina: PSDB, PMDB e DEM.Deu-se na casa do presidenciável tucano, no bairro paulistano de Alto de Pinheiros. Uma conversa de pouco mais de duas horas.O propósito do encontro era a reunificação da aliança catarinense. Serra almeja reagrupar as três legendas num único palanque.Leonel Pavan (PSDB), Raimundo Colombo (DEM) e Eduardo Pinho Moreira (PMDB) entraram na casa de Serra candidatos. E saíram ostentando a mesma condição.Pavan, atual governador de Santa Catarina, até admite abrir mão da candidatura. Mas condiciona o gesto a um acerto entre Colombo e Pinho Moreira.O ‘demo’ Colombo não arreda o pé. Entre os três, é o mais bem posto nas pesquisas. E reivindica o apoio dos demais.
O pemedebê Pinho Moreira tampouco contempla a hipótese de desistir. À falta de um entendimento, o tucano Pavan insinua que pode se manter no páreo.
Ficou combinado que o grupo promoverá um novo encontro, em data a ser marcada. Deve ocorrer na semana que vem.
Participou da conversa o ex-governador Luiz Henrique (PMDB), que governou Santa Catarina, por dois mandatos, sustentado pela ex-tríplice aliança.
Hoje candidato ao Senado, Luiz Henrique é dissidente do PMDB federal. Discorda do apoio do partido à candidatura petista de Dilma Rousseff.
Fora do governo desde abril, Luiz Henrique tentou inúmeras vezes reunificar a trinca de legendas. Mas já não controla nem o seu próprio partido.
Na véspera, já em São Paulo, o candidato Pinho Moreira reunira-se com o presidente do PMDB, Michel Temer, virtual candidato a vice na chapa de Dilma.
Discutiu abertamente a hipótese de se bandear para o outro lado. Expôs suas condições a Temer. Coisa difícil de costurar, contudo.
Em troca do apoio a Dilma, Pinho Moreira reivindica a adesão do PT à sua candidatura ao governo catarinense.
O problema é que o PT já aprovou em encontro estadual a candidatura da senadora Ideli Salvatti.
Na equação levada a Temer por Pinho Moreira, Ideli disputaria a reeleição ao Senado. A segunda vaga de senador seria assegurada a Luiz Henrique.
Pinho Moreira se dispôs a ceder a vice para um petista. Sugeriu o nome do deputado federal Claudio Vignatti (PT-SC).
Temer ficou de levar a proposta adiante. Mas é improvável que obtenha a adesão de Dilma e do PT à fórmula de Pinho Moreira.
Melhor para a deputada federal Ângela Amin. Candidata do PP ao governo de Santa Catarina, ela assiste de camarote aos desencontros que se aprofundam à sua volta.
Melhor: Ângela é cortejada pelos dois lados. O PT deseja a abertura do palanque dela para Dilma. O PSDB tenta seduzi-la para a campanha de Serra.

Comentários