Curtinhas do Raio Laser
Publicada: 29/10/2010  |  Atualizada: 29/10/2010

 Expectativa
A três dias das eleições para a Presidência da República, tucanos e petistas afinam seus respectivos discursos na Bahia de olho nos indecisos, uma faixa do eleitorado que, surpreendentemente, só tem crescido, segundo as últimas pesquisas, gerando uma grande incógnita sobre o resultado da sucessão do presidente Lula. Para os políticos do PSDB, o quadro pode ser positivo para o candidato José Serra, principalmente caso não se registre grande abstenção no pleito, em decorrência do feriadão. O deputado federal Jutahy Jr. mantém o otimismo. Entre petistas, para os quais a presidenciável Dilma Rousseff vai levar a eleição neste domingo, há preocupação também do mesmo teor - com as abstenções -, embora eles considerem que, neste caso, a militância do partido, que sempre foi atuante, mas está cada vez mais ativa, principalmente depois que alcançou espaço na máquina estadual e no governo federal, terá papel fundamental na definição do pleito. É esperar.

Defenestrado
O superintendente parlamentar da Assembleia Legislativa pode ser considerado a primeira vítima do processo sucessório da Casa, que começou muito cedo este ano, tendo em vista que a eleição ocorrerá apenas em fevereiro do ano que vem: ele foi sumariamente defenestrado. Sem choro nem vela.

Candidatíssimo
Por falar em processo sucessório na Assembleia Legislativa, o líder do PT na Casa, deputado Paulo Rangel, voltou a declarar que não tem quem o tire da disputa pela sucessão de Marcelo Nilo, do PDT. Lembrado se no rol dos “quem” incluiria o governador Jaques Wagner, não deu resposta.

Conselho?
Preocupado com a ideia de criação de um conselho de comunicação na Bahia, o deputado estadual Carlos Gaban não contou conversa e deu entrada ontem num requerimento dirigido ao presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, solicitando a realização de uma sessão especial para discutir o assunto. Ideia muito oportuna, por sinal!

Sem autorização
Sobre as informações de que, definitivamente, implodiu a aliança que se costurava entre o prefeito João Henrique (PMDB) e setores do PT, a mais forte especulação sobre o motivo de as tratativas terem ido por água abaixo dá conta de que o governador Jaques Wagner foi quem desautorizou qualquer movimento neste sentido.

Apuração
O governador Jaques Wagner (PT) viajará no próximo domingo (31) para Brasília (DF) junto com a primeira-dama, Fátima Mendonça, para acompanhar a apuração dos votos do segundo turno das eleições presidenciais. O casal fará companhia ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidenciável petista, Dilma Rousseff. Antes, o líder baiano votará, às 9h30, no Colégio Lídia Coelho Pinto, em Arembepe, litoral norte da Bahia.

Livre
Edésio Ferreira Lima, ex-secretário de Comunicação e Governo de Porto Seguro, foi finalmente liberado ontem, depois de uma prisão de sete meses na Polinter, por força de uma liminar em habeas-corpus conseguida pelo advogado Maurício Vasconcelos junto ao STJ. Ele é acusado de ser o mandante do assassinato de dois professores em Porto Seguro, mas nega o fato, no que o STJ parece acreditar.

Salvador
Com a confirmação de que o deputado federal eleito Rui Costa está de fato no topo de uma lista que o governador Jaques Wagner (PT) pode enviar para um eventual ministério Dilma Rousseff, crescem as especulações de que o chefe do Executivo estadual pode estar posicionando o amigo também para a sucessão de 2012, em Salvador.

Opção definida
A tese segundo a qual Jaques Wagner (PT) pode pensar também em Rui Costa para candidato a prefeito de Salvador em 2012 não bate com o que o governador tem dito alto e bom som no partido de que desta vez vai de Nelson Pelegrino com relação à sucessão na capital baiana.

Projetos parados
Sem discussões sobre projetos desde agosto, quando foi votada a matéria que extinguiu a tarifa de assinatura telefônica, depois das eleições, quando os deputados prometem voltar a frequentar a Casa, o Legislativo baiano terá o desafio de votar, além da LDO, projetos de forte apelo, como a privatização dos cartórios – na mesa diretora desde setembro do ano passado e ainda o relatório das contas do Tribunal de Contas do Município de 2008 e 2009.


Oração
Em e-mail ao Política Livre, o poeta Antonio Lins, ex-presidente da Fundação Gregório de Mattos, informou ontem que o poeta baiano Ildásio Tavares estava internado na UTI do Hospital Jorge Valente. Ele pedia oração e uma corrente positiva em torno do restabelecimento do colega e amigo.

Indireta
Continua repercutindo muito mal entre os petistas o torpedo em que o ex-candidato a deputado federal Domingos Leonelli, do PSB, agradeceu sua votação à Câmara dos Deputados, observando que foram 50 mil votos “sem máquina” e com absoluta honestidade.
Licença ambiental

Comentários