Curtinhas do Raio Laser/Tribuna da Bahia
Publicada: 12/11/2010  |  Atualizada: 12/11/2010

A Cara
Na conversa que teve ontem com os deputados estaduais do PT, o governador Jaques Wagner deixou claro que não vai se envolver na disputa pela presidência na Assembleia Legislativa, que tem como favorito o atual titular do posto, o governista Marcelo Nilo, do PDT, mas incentivou os parlamentares de seu partido a ampliarem a discussão sobre o assunto, sem, entretanto, promoverem rachas na base. O recado parece ter sido dado diretamente para aqueles que, no partido, se aproveitam da situação para estimular o dissenso e a disputa a qualquer preço sem se importar com a governabilidade, para a qual o governador depende essencialmente da Assembleia. A mensagem parece ter sido captada rapidamente pelo líder do PT, o deputado Paulo Rangel, que habilmente tratou de defender que, apesar de considerar que a legenda tem legitimidade para disputar o posto, não convém, de fato, promover problemas na base governista logo de cara na próxima legislatura.

Outorga
A partir de hoje, a população já pode utilizar o módulo de Outorga Online, ferramenta disponível no portal do Sistema Estadual de Informações Ambientais (Seia), no endereço www.seia.ba.gov.br. O serviço permitirá a abertura e o processamento de pedidos de outorga de recursos hídricos para captação superficial e subterrânea, além do lançamento de efluentes. No início de 2011, também estarão disponíveis para a população, pela internet, os serviços de licenciamento ambiental e controle florestal. A iniciativa de implantação do Seia, pioneira no Brasil, está sendo realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Audiência
Autor da lei que extingue a tarifa de assinatura telefônica fixa e móvel no Estado, o deputado Álvaro Gomes (PcdoB) vai solicitar uma audiência com a ministra do Supremo, Ellen Gracie, para discutir as polêmicas que envolvem a decisão sobre a lei. Conforme Álvaro, o argumento apresentado pelas operadoras é o de que o processo deve ser julgado sob o regimento das telecomunicações – que só a União pode legislar. Mas pelo Supremo, tarifa telefônica é relação de consumo, que é competência do Estado e é nessa tese que o parlamentar sustenta que a lei vai sim entrar em vigor.

Corporação I
Com o objetivo de melhorar as condições de trabalho do policial militar e a segurança da população, o vereador TC Mustafa (PTdoB) propõe reciclagem e acompanhamento psicológico para os agentes militares nas corporações de Salvador. Para ele, “é necessário que o poder público tenha um olhar mais atento aos que fazem nossa segurança. Acredito que é fundamental uma maior valorização para todos que estão em combate longe de seus familiares e amigos”.

Corporação II
TC Mustafa alertou para o despreparo e o alto índice de morte de soldados e ressaltou a necessidade de se garantir a segurança da população nas abordagens policiais. “Nas últimas semanas, alguns jornais veicularam reportagens sobre esses problemas e mostraram o cidadão exposto com a má abordagem de alguns policiais que, muitas vezes, são os que mais precisam de ajuda”.

Novidade
As próximas eleições ainda estão longe, mas o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Alan Sanches, passou a ser considerado aposta verdadeira na cúpula do partido para a disputa da Prefeitura de Salvador em 2012. O ex-ministro Geddel Vieira Lima já confessou a correligionários que, pelo perfil e lealdade, Alan pode despontar como uma novidade na sucessão do prefeito João Henrique. Questionado sobre o assunto, Alan prefere dizer que só pensa em encerrar sua gestão na Câmara de forma positiva e no planejamento do mandato de deputado estadual, que assume em fevereiro de 2011.

Bom senso
O deputado estadual Zé Neto (PT) foi campeão ontem na reunião em que a bancada do PT na Assembleia discutiu com o governador a sucessão do presidente Marcelo Nilo na Casa. Lembrou que antes de vários nomes se interessarem pela disputa, inclusive em seu partido, deveriam buscar dar funcionalidade à Casa, que até agora não aprovou a LDO, o Orçamento, o Funceb... Foi aplaudido.

Entendimento
Candidatíssimo à presidência da Assembleia, o progressista Ronaldo Carletto tem tricotado que é uma beleza com o líder do PT na Assembleia, Paulo Rangel, sobre a sucessão na Casa. Já há quem diga que há forte possibilidade de fecharem um acordo em torno da disputa, o que, para alguns petistas, só fortaleceria ainda mais o robusto PP no Estado.

Sem volta
O clima parece ter piorado de vez entre o deputado estadual Waldenor Pereira, líder do governo na Assembleia, e o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes. Pelo visto, não vai sobrar pedra sobre pedra na administração do petista, isto é, não vai sobrar indicado de Pereira, mesmo pertencendo ao PT, na máquina municipal.

Fala sério!
O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, divulgou ontem nota oficial pela legenda, comemorando o fato de seu partido não ter tido integrantes envolvidos nas prisões e investigações levadas a cabo pela Operação Carcará da PF, que apura denúncias de fraudes em licitações e convênios no Estado. Ele não deve ter percebido que, dado o estado geral das coisas no país, a ausência de petistas no caso foi por pura sorte.


Nunca mais!
Ainda se recuperando do baque sofrido nas urnas (apesar de atuante, não conseguiu se reeleger), o deputado estadual Heraldo Rocha disse que não pretende continuar na política. O democrata é um dos veteranos na Casa – está no seu quinto mandato. “Lógico que não podemos dizer que dessa água jamais beberei, mas no momento não penso mais em permanecer”, desabafou o líder.

Publicada: 12/11/2010 Atualizada: 12/11/2010

Comentários