EXCLUSIVO! EXCLUSIVO!:Em pé de guerra com reforma do secretariado, PDT coloca cargos à disposição

Otto teria rompido acordo com PDT, fortalecendo ainda mais o PP no governo

O PDT baiano está em pé de guerra. O partido acabou de colocar todos os cargos que tem no governo à disposição, em comunicado ao secretário estadual de Relações Institucionais, César Lisboa. A medida é uma resposta dura ao governo pelo fato de o PP, que tem o mesmo número de deputados estaduais (quatro) e federais (cinco) que os pedetistas, ter abocanhando mais secretarias do que a legenda na reforma do secretariado promovida pelo governador Jaques Wagner.
Pelo acordo firmado ontem pelos pedetistas com o governo e o vice-governador Otto Alencar (PP), ele seria indicado para a secretaria estadual de Infraestrutura com o compromisso de deixar seu partido e filiar-se ao PDT. O acerto, entretanto, teria sido rompido por Otto, que deu declarações evasivas sobre a combinação, quando foi questionado ontem pela imprensa.
Para completar, hoje, durante a posse dos novos secretários, o governador, questionado por um repórter, afirmou que Otto havia sido indicado para a Infraestrurua em sua cota pessoal e na do PP, confirmando a insinuação do vice de que não deixaria a legenda, conforme havia sido combinado com o PDT. “Se Otto fica no PP, na prática o partido terá quatro secretarias – Infraestrutura, Agricultura, Integração Regional e dos Portos. O que justifica isso?, afirmou uma fonte pedetista.
A Sedir foi a secretaria usada pelo governador como compensação para o PP, depois que entregou a Infraestrutura, antes ocupada pelo partido, a Otto, em meio a uma grave desentendimento entre o vice e o ministro Mário Negromonte, um dos caciques do partido progressista na Bahia.  Antes de colocar os cargos à dispoição, o PDT tinha no governo a secretaria de Ciência e Tecnologia, a Agerba, a CBPM e a CAR, que também passou à cota do PP, já que é subordinada à Sedir.
“Temos o mesmo número de deputados estaduais e federais e mais um senador. O que justifica isso?”, questionou outra fonte do PDT sobre o tamanho do partido.

Comentários