RAIO LASER - SÁBADO - 29.01.2011

 
Respeito
No almoço que ofereceu ontem, no restaurante Baby Beef,  para celebrar o apoio do PT à sua candidatura à reeleição na Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), fez questão de destacar a importância do respaldo dos petistas ao projeto de continuar comandando o Legislativo nos próximos dois anos, frisando especialmente a contribuição dada a todo o processo por parte do presidente estadual da legenda, Jonas Paulo. O presidente petista, em retribuição, destacou a lealdade do correligionário, lembrando de sua atuação justa na Assembleia, sem nunca ter perdido o sentido de que o Poder Legislativo precisa atuar de forma independente, mas harmônica, com os demais poderes.
Contestação
O deputado eleito Antonio Imbassahy (PSDB-BA) contestou ontem a declaração do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, de que sua reeleição tem o apoio de toda a bancada tucana. Segundo Imbassahy, muitos deputados foram constrangidos a assinar um abaixo-assinado em favor de sua recondução à presidência do PSDB.
Na última quarta-feira, durante a reunião para escolha do líder da bancada, apoiadores de Sérgio Guerra recolheram assinaturas em favor de sua reeleição sob o argumento de que a manobra tinha o aval do governador Geraldo Alckmin e do senador eleito, Aécio Neves. "Muitos deputados ficaram constrangidos, como eu. Fomos vitimados por essa articulação", disse Imbassahy.
Avaliação
O PPS na Bahia deverá promover nos dias 11 e 12 de fevereiro uma rodada de discussões internas sobre temas que envolvem a administração de Salvador, propostas e projetos de intervenções essenciais à cidade e à sua Região Metropolitana. Os encontros do PPS contarão com convidados não filiados, técnicos e especialistas em diversas áreas. A estruturação dos debates tem à frente o presidente em exercício do PPS, o economista Ederval Araújo (Poly).
Escolha
O deputado federal eleito Valmir Assunção (PT) elogiou o governador Jaques Wagner pela escolha do promotor público Almiro Sena para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Uma das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores na Bahia e membro da corrente Articulação de Esquerda, Valmir, que por três anos e três meses foi secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, no primeiro governo de Wagner, disse que a nomeação de Sena representa a oportunidade de ampliação do diálogo com os movimentos sociais em todos os segmentos.
Possibilidade
Diante da indefinição do PDT em indicar um novo nome para comandar a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), volta a ganhar força o nome do atual secretário, Feliciano Tavares, que pode ser convidado a continuar no cargo. Entre os pedetistas em disputa, aparecem o advogado Nestor Duarte – suplente da senadora Lídice da Mata – e o sociólogo Joviniano Neto. Como a pasta requer um currículo mais técnico, Feliciano, que é engenheiro eletricista e ocupou a pasta por oito meses, pode confirmar a permanência. Nada ainda está decidido e a qualquer momento o partido pode fechar com o governador Jaques Wagner.
Convite
O governador Jaques Wagner deu ontem uma boa notícia para o presidente da Associação Comercial da Bahia, Eduardo Morais de Castro. Durante a cerimônia na sede da entidade, Wagner disse que a presidente Dilma Rousseff confirmou presença na festa que marcará os 200 anos da ACB, dia 15 de julho de 2011, em Salvador. Segundo o governador, anteontem, no Rio Grande do Sul, ele teria comentado com Dilma que na ocasião das festividades do centenário da Associação, o então presidente Hermes da Fonseca esteve presente. De imediato, a presidente Dilma prometeu participar da festa bicentenária.
50 anos
O vice-prefeito Edvaldo Brito participou da abertura dos festejos dos 50 anos de fundação do Terreiro Ilê Odo Ojê, conhecido como Pilão de Prata, no Alto do Caxundé, Boca do Rio. O vice-prefeito discursou, visitou a exposição fotográfica e descerrou a placa comemorativa do cinquentenário ao lado de Pai Air de Oxaguiã, babalorixá da casa.
Destino
Os encantos da Bahia foram destacados pelo site italiano Easy Viaggio. O veículo elegeu o Estado como um dos dez destinos de sonhos possíveis no mundo, por conta de aspectos como belezas naturais, miscigenação da população e riqueza cultural.
Sintonia
Chamou a atenção ontem do mundo empresarial a boa relação entre o governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique. Durante a cerimônia que marcou o início das comemorações pelos 200 anos da Associação Comercial da Bahia, Wagner deu mostras do tratamento afável que tem com o prefeito JH. Ao mencionar as dificuldades do estado com as receitas orçamentárias e a população baiana, o governador destacou também a mesma dificuldade que João sofre em relação a Salvador, o que dificulta a administração.
Negativa I
Diante das informações de que o ex-ministro Geddel Vieira Lima poderia assumir a presidência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), vinculada ao Ministério das Cidades, o presidente do PMDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, negou que isso pudesse vir a acontecer. Segundo Lúcio, o momento para o ex-ministro é de “tocar a vida” e resolver seu lado empresarial. “Se formos recapitular,  Geddel já foi cotado para a Infraero, para o Dnit, para Embratur e agora para a CBTU. Todos esses boatos, sem dúvida, é fruto do reconhecimento de um trabalho. Ficamos felizes, mas tudo não passa de especulações”, destacou.
Negativa II
Lúcio Vieira Lima assegurou ainda que neste momento Geddel, apesar das lembranças em torno do seu nome, não está interessado em ocupar nenhum cargo, mas sim continuar militando em prol da Bahia. “Muitos esquecem que para se fazer política não é preciso ter um cargo. A atual meta de Geddel é continuar militando em encontros com prefeitos, viajando para encontrar as bases por todo estado, mas tudo isso porque ele é um ser político e prioriza o seu estado”.




Comentários