RAIO LASER - SEGUNDA-FEIRA - 24/01/2011 


Novos tempos
O fim de semana foi daqueles que se pode classificar como revigorante para o prefeito João Henrique. Quem o viu desfilando um ar de tranquilidade ou quase euforia a partir do meio-dia de sábado acabou com a sensação de que as nuvens pesadas que se concentravam sobre o Palácio Thomé de Souza estão se dissipando, tanto no campo político como no administrativo. Hoje, ele amanhece de mangas arregaçadas, pega o avião e vai a Brasília em busca de recursos para obras no Ministério da Cidade, capitaneado pelo baiano Mario Negromonte (PP). E, de quebra, para uns 10 minutinhos de prosa com o ministro sobre política no Estado. Quando voltar, debruça-se sobre a escolha do novo chefe da Casa Civil, para onde tem dois nomes em vista. E também para uma missão política relevante: assegurar um lugar na Mesa Diretora da Assembleia para a primeira-dama, Maria Luíza, parceira de todas as horas nesses 27 anos de vida em comum, com quem, admite, tem dividido sabores e dissabores na complexa gestão da cidade. João acha que pelo seu histórico aguerrido e combativo, Maria Luíza merece uma posição de destaque na Assembleia.
Prevenção
O Ministério Público Estadual realiza na próxima quarta-feira, às 14h30, uma audiência pública para discutir ações voltadas à prevenção e ao combate ao trabalho infantil e à regularidade da oferta do trabalho para adolescentes durante o Carnaval. A audiência será presidida pela promotora de Justiça Nidalva Brito e conta com o apoio da promotora Márcia Guedes. A ação é resultado do Termo de Cooperação para o Combate ao Trabalho Infantil no Carnaval e Festas Populares de Salvador, que visa garantir o cumprimento das leis que amparam a criança e o adolescente, em especial as atividades previstas no projeto.
Planos
Presidente estadual do PT, Jonas Paulo andou por Bom Jesus da Lapa, para onde transferiu seu domicílio eleitoral, anunciando que quer disputar a Prefeitura do município. A amigos, o militante petista alega que está cansado de servir de escada para “companheiros” subirem e que teria chegado a hora de “inverter o jogo”. É isso aí...
Apoio
Tem gente no PT, especialmente ligada ao grupo do prefeito Luiz Caetano, irritadíssima com o fato de o deputado federal eleito Rui Costa (PT) ter apoiado a candidatura à presidência da UPB do prefeito de Maracás, Nelson Portela, que depois renunciou à disputa.
Proteção
Citando a Lei Maria da Penha e o alto índice de violência doméstica, o deputado petista Yulo Oiticica indicou ao governador Jaques Wagner a implantação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), no município de Valença. “Esta solicitação é uma justa reivindicação da sociedade de Valença, que visa potencializar os instrumentos de proteção e promoção dos direitos das mulheres”, justificou o parlamentar do PT.

Primeiro escalão
A Executiva Regional do Partido Republicano Brasileiro reuniu-se ontem, com a presença do presidente nacional deputado Vitor Paulo, que chegou Salvador e tem na agenda, esta segunda-feira, um encontro com o governador Jaques Wagner, quando deverá definir o nome do PRB que comporá o primeiro escalão do governo.
Primeiro Feira
A campanha do candidato da base governista à presidência da União dos Municípios da Bahia continua ganhando força pelo interior do Estado. Nesse fim de semana, o prefeito Luiz Caetano (PT) esteve em duas cidades, onde recebeu apoios de colegas gestores, alguns deles dirigentes de entidades regionais. No sábado, ele tomou café em Feira de Santana, com o prefeito Tarcizo Pimenta (DEM) e com outros prefeitos da região.
Depois Serrinha
Depois Caetano seguiu para Serrinha, onde foi recebido por prefeitos da região sisaleira. Nas duas cidades, Caetano anotou propostas apresentadas para a construção do programa de ação da UPB e reafirmou o compromisso de transformar a entidade em um instrumento efetivo de desenvolvimento dos municípios e territórios baianos. De Serrinha, Caetano seguiu para Ilhéus. Hoje ele estará em Maragojipe para reunião com os prefeitos do Recôncavo. À tarde vai a Alagoinhas.
Independente
Em entrevista que concedeu a um blog do interior, este fim de semana, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), revelou sua expectativa de eleger-se em chapa única para a União dos Municípios da Bahia (UPB), acrescentando, ainda, que a entidade não será “chapa-branca”. Ele deve suceder o peemedebista Roberto Maia, prefeito de Bom Jesus da Lapa.
Corrida
Em recesso parlamentar, os bastidores da Assembleia Legislativa devem começar a esquentar esta semana com as movimentações para eleição da Casa, no próximo dia 02. A reeleição do deputado Marcelo Nilo (PDT), que era dada como certa, pode ser ameaçada pelo PP e PT, que avaliam a hipótese de lançar candidatos.

   Publicada: 24/01/2011 Atualizada: 24/01/2011

Comentários