RAIO LASER - TERÇA-FEIRA - 25/01/2011
Conversa
Setores do PT já reconhecem que o governo subestimou o tamanho do PDT baiano na hora da composição do secretariado, o que tem sido responsável pela demora com que a administração estadual anuncia o restante dos nomes dos auxiliares do governador Jaques Wagner. Amanhã, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ministro do Trabalho da presidente Dilma Rousseff, pretende se reunir com as bancadas federal e estadual da legenda, além do presidente estadual, Alexandre Brust, para debater o assunto. Lupi conversou pessoalmente com o governador Jaques Wagner por telefone e, a partir daí, decidiu que o melhor seria ter um tête-à-tête com os membros do partido para tratar da matéria. Agora, é esperar qual rumo a conversa tomará.
De fora
Jonas Paulo nega que tenha transferido o título para Bom Jesus da Lapa a fim de disputar a prefeitura da cidade, em 2012, liderando uma aliança puxada pelo PT. O presidente estadual do partido diz que seu título continua em Ibotirama, onde passou a votar desde que retornou ao Brasil, em 1980, e que, pelo menos por enquanto, não pensa na candidatura.

Parceria
O vice-prefeito Edvaldo Brito fez, no final da tarde de ontem, uma visita de cortesia ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa. No encontro, Brito colocou-se à disposição para colaborar com a segurança na capital baiana. O vice-prefeito também tratou do Carnaval, renovando a parceria para a realização da maior festa popular do planeta. O secretário da SSP aproveitou para confirmar a continuidade da parceria, além de pedir a colaboração do município para a instalação de bases comunitárias de segurança em diversos bairros de Salvador.

Temor
A briga entre os Gradin e os Odebrecht tem deixado políticos acostumados a receber polpudas quantias da companhia em época de campanha ligeiramente preocupados. Temem que o desentendimento por causa da tentativa dos Odebrecht de comprar a participação dos Gradin no grupo resulte em problemas de relacionamento com a classe política a partir de agora.
Inveja
Em tom bem-humorado, o deputado federal Josias Gomes (PT) comentou no Twitter, o serviço de microblogs, a iniciativa do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, de espalhar outdoors pelo Estado anunciando sua candidatura à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), que teria gerado ciúme em setores do PT. “Os outdoors são bons, porque eliminam a inveja”, disse. Muita gente deduziu para quem foi a indireta.
Curiosos
Tem político na Praça Municipal dizendo que oferece uma orelha para quem revelar o teor da conversa que o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), teve ontem com o governador Jaques Wagner, acompanhado do presidente estadual da legenda, Jonival Lucas, e do deputado federal eleito Antonio Brito, que dirige o partido em Salvador.
Quadro
O governador Jaques Wagner (PT) deve anunciar nas próximas horas o nome do promotor Almiro Sena para sua secretaria de Justiça. Considerado um excelente quadro, ele concorreu nos últimos dias com um nome que era considerado imbatível pelo excelente currículo, o procurador da República, Augusto Aras, que acabou declinando do convite para chefiar a pasta.
Aposentados
No Dia Nacional dos Aposentados, comemorado ontem, a Câmara Municipal de Salvador acolheu reivindicações da categoria, que entregou ao presidente da Casa, vereador Pedro Godinho (PMDB), um documento pedindo a instalação de um posto de saúde de atenção especial ao idoso e uma alteração na legislação municipal para reduzir de 65 para 60 anos a idade mínima que concede gratuidade nos transportes coletivos de Salvador. O mesmo documento foi entregue à Prefeitura. Segundo Godinho, “a Câmara encaminhará os pedidos aos órgãos responsáveis e avaliará o pleito, fazendo o que for possível dentro da lei para atender às reivindicações da categoria”.
Articulação
Candidato da base governista à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), voltou à campanha pelo interior do Estado e visitou os municípios de Maragojipe e Alagoinhas. Em Maragojipe, Caetano se reuniu com prefeitos do Recôncavo baiano e depois seguiu para Alagoinhas para reunião semelhante com prefeitos da região. Nos dois municípios, ele falou do novo municipalismo que pretende implantar na UPB para efetivamente proporcionar o desenvolvimento dos municípios e territórios.
Tristeza
Quem se entrevistou ontem com o secretário estadual de Indústria e Comércio, James Correia, notou o executivo ligeiramente abatido. Apesar do discurso, feito desde antes da eleição, de que ele não pretendia mais permanecer no cargo, parece que, à medida que a hora se aproxima, o petista, que construiu carreira empresarial brilhante, se entristece.
Atenção
O senador Cristovam Buarque (PDT), através do Twitter, cobrou maior atuação do ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP), na solução de problemas desencadeados pelas fortes chuvas no Rio de Janeiro. “Onde está o ministro das Cidades, na hora da maior tragédia urbana do país?”, questionou Buarque.
Nomes
Escolhido, no último sábado, presidente municipal do PPS, o vereador Joceval Rodrigues foi hoje parabenizado pelos representantes do DEM, ACM Neto, e do PSDB, Antonio Imbassahy, praticamente ao mesmo tempo. Os dois não dizem, mas são francos candidatos à sucessão do prefeito João Henrique (PMDB), que vê candidaturas para sucedê-lo pipocando a torto e a direito.


Surpresa
Causou mais surpresa do que o normal o fato de o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, ter recomendado a contratação de 27 pessoas para superintendência de Inteligência da SSP sem concurso público. Há quem diga que o secretário está querendo criar um verdadeiro “Big Brother” na Bahia, cuja tradição nesse tipo de espetáculo todo mundo conhece.


Publicada: 25/01/2011 Atualizada: 25/01/2011

Comentários