SÁBADO - 15/01/2011
RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHIA














Copa 2014
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Pedro Godinho (PMDB), informou ontem que já está convocando os partidos que compõem a Casa para que indiquem os integrantes da Comissão Especial de Acompanhamento da Aplicação dos Recursos e a realização das obras para a Copa do Mundo de 2014. Todas as 18 legendas terão assento no colegiado, que deverá iniciar as atividades na reabertura dos trabalhos legislativos, dia 1º de fevereiro. O presidente da comissão será o vereador Sandoval Guimarães (PMDB). Pedro Godinho aproveitou ainda para falar da importância de a Câmara estar participando do pacto de ação gerencial com a Prefeitura e os governos Estadual e Federal, para preparar a cidade para o Mundial de 2014. O pacto foi proposto pelos vereadores e pelos secretários Ney Campelo (estadual) e Leonel Leal (municipal).

Meio ambiente
O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) apresentou na Assembleia um projeto que obriga a utilização de alternativas tecnológicas, ambientalmente sustentáveis, nos conjuntos de moradias implantados na Bahia. Sistema de captação de energia solar para fins de aquecimento de água, lâmpadas de alta eficiência para iluminação de áreas comuns, uso de bacias sanitárias com volume de descarga reduzida, torneiras e válvulas de fechamento automático em lavatórios são algumas alternativas citadas na proposição.

Ouvidoria
Na próxima semana, a Defensoria Pública da Bahia promoverá uma série de audiências públicas para divulgar e debater o processo de sucessão da Ouvidoria Cidadã. Os encontros acontecerão em Vitória da Conquista, dia 17, em Ilhéus, dia 19, Feira de Santana, dia 21, e Salvador no dia 25 de janeiro. A Ouvidoria é comandada por um representante de fora da carreira defensorial, pelo período de dois anos, escolhido a partir de uma lista tríplice elaborada pela sociedade civil. Desde que atenda os termos vigentes, qualquer cidadão ou cidadã poderá participar da disputa.

Campanha
Município que mais gerou empregos com carteira assinada no Estado nos últimos anos, Lauro de Freitas quer reforçar ainda mais essa tendência. No próximo dia 27, às 10h, na Casa do Trabalhador, a prefeitura lança a primeira etapa da Campanha Empresa Parceira do Trabalhador, que visa cadastrar, capacitar e reinserir pessoas desempregadas no mercado de trabalho.

IPTU e o lixo
Os Correios já começaram a distribuir os carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para os contribuintes de Salvador. Cerca de 450 mil carnês serão entregues nos próximos dias, incluindo a guia para também pagamento da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), a popular “taxa de lixo”.

Bloco
Ao contrário do que foi divulgado na imprensa, o vereador Adriano Meireles (PSC) não vai entrar no bloco independente do vereador Alcindo da Anunciação (PSL). Quem garante é o presidente do PSC, o vereador Heber Santana. “Não passa de boato. Falei hoje com Adriano e ele garantiu que não há nenhuma possibilidade de participar da formação deste novo bloco e que continua seguindo normalmente as orientações do PSC, que tem quatro vereadores na Câmara e não apoia tal iniciativa”.

Pito
Há notícias à mancheia no mundo político no sentido de que o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, tomou um verdadeiro “esbregue” de figurão do partido depois de ter emitido ontem uma nota agressiva contra o prefeito de Maracás, Nelson Portela, candidato à presidência da UPB, contra Luiz Caetanto.

Cultura
O ex-ministro da Cultura Juca Ferreira desembarca em Salvador, no próximo dia 20, quinta-feira. Vai jantar com o governador Jaques Wagner, em Ondina, e deverá aceitar o convite para assumir o posto de Márcio Meirelles, na Secretaria da Cultura. O novo diretor da Fundação Cultural, tudo indica, deverá ser mesmo o poeta e escritor Antonio Lins. O lobby pra fazer dos dois peças-chave no governo não tem tamanho.

Vai passar
O prefeito João Henrique resiste aos ataques e conta nos dedos os dias que faltam para ver a avalanche de críticas que recebe cessar. O pagamento antecipado do IPTU deve oxigenar os cofres do município, pelo menos em caráter emergencial. Afora isso, ele costura uma ida ao governador Jaques Wagner para discutir, como gestor de uma das três maiores capitais do país, as carências que a cidade enfrenta, certo de que foi eleito prefeito e não mágico.

Ciúme
Não foi só ACM Neto (DEM) cuja popularidade chamou a atenção na festa do Bonfim. O vice-prefeito Edvaldo Brito, cuja pré-candidatura a prefeito já foi lançada pelo PTB, foi tão paparicado por populares no cortejo que deixou muita gente boa com ciúme. Escancarado.

Participação
Prefeitos membros da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) reivindicam dois cargos na diretoria executiva na União das Prefeituras da Bahia (UPB). A diretoria da entidade reuniu-se na tarde de ontem para debater o posicionamento da Amurc, em relação à eleição da entidade municipalista que acontece no próximo dia 28 de janeiro.

Representatividade
Foi consenso entre os prefeitos que a Amurc, pela sua representatividade, uma das primeiras entidades municipalistas da Bahia, com 26 anos de fundação, deve ter voz na entidade estadual. Os prefeitos defendem Luiz Caetano como nome consensual para presidir a UPB, mas exigem assento na diretoria.

Carro global I
“A Bahia está sediando o desenvolvimento do primeiro carro global da Ford no Brasil. Completamente renovado, o novo Ecosport está sendo gestado no centro de desenvolvimento da montadora, em Camaçari, e será produzido em outros quatro países e comercializado em diversos mercados mundiais. Não estamos só montando veículos, mas também criando produtos globais”, comemora o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM).

Carro global II
Relator da Lei Federal 9440/97, que criou o regime automotivo especial com uma série de incentivos fiscais para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, facilitando a instalação de montadoras fora do eixo Sul/Sudeste, Aleluia destaca que a notícia dada pelo presidente mundial da Ford, Allan Mullaly, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, ontem, premia todos aqueles que empreenderam esforços para a instalação da montadora na Bahia em 1999.

Travessia
O vereador Téo Senna (PTC) entende como “equivocada” a decisão judicial que versa sobre a suspensão da travessia de passageiros, por lancha, entre Salvador e Mar Grande. O vereador questiona a atitude da Associação dos Consumidores do Estado da Bahia (Aceba), ONG que impetrou a ação civil pública. “A quem estão defendendo? Como presidente da Comissão das ONGs da Câmara Municipal de Salvador, estaremos fazendo um levantamento de toda ação da Aceba em Salvador”, informou.

Ajuda
A Bahia enviou para o Rio de Janeiro quatro profissionais que irão colaborar no atendimento às vítimas da tragédia causada pela chuva na região serrana do estado. Os dois médicos, o enfermeiro e o técnico de resgate vertical já estão na cidade de Nova Friburgo, onde atuarão num hospital de campanha. Os profissionais baianos foram deslocados após o secretário da Saúde, Jorge Solla, oferecer ajuda à Secretaria de Saúde do Rio.

Conselho
A vereadora Andrea Mendonça (DEM) voltou a cobrar, ontem, da prefeitura, a instalação do Conselho da Cidade.

Entendimento I
Apostando na unidade política da base governista, a bancada do PCdoB na Câmara anunciou ontem que o ex-presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), não será candidato este ano. Os comunistas abrem mão da disputa para apoiar o atual presidente Marco Maia (PT-RS). O anúncio foi feito pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), líder do bloco de esquerda na Câmara, e presidente do PCdoB na Bahia.

Entendimento II
Na próxima quarta-feira (19), a bancada do PCdoB se reúne em Brasília para formalizar o apoio à candidatura do PT. No mesmo dia, à noite, o deputado Marco Maia será recebido em um jantar, em Salvador, pelos três parlamentares baianos que representam a sigla, Daniel Almeida, Alice Portugal e o recém-eleito, Edson Pimenta. A eleição do presidente da Câmara ocorre em fevereiro, após o recesso do Congresso.

Comentários