TERÇA-FEIRA - 11/01/2011 Raio Laser/TB


Homem de confiança
Fonte credenciada que conversou ontem à noite com a coluna assegura que o governador Jaques Wagner (PP) está de fato decidido a indicar o vice, Otto Alencar, para a Secretaria Estadual de Infraestrutura, queira ou não queira o PP, partido dele. Segundo a mesma fonte, o pedido por Otto não vem apenas de Wagner, mas de largas faixas do governo, do PT e até de aliados de Wagner, como o PSB, onde a disposição para o trabalho - e a lealdade - por parte do vice-governador é exaltada quando se referem ao seu nome. Recentemente, o vice deu uma demonstração de força e lealdade estupenda, ao promover um forte evento em favor da candidatura de Luiz Caetano (PT) à presidência da UPB (União dos Municípios da Bahia).
Reação
As críticas feitas pelo dirigente do PDT, Alexandre Brust, à gestão do prefeito João Henrique geraram reações do vereador Alberto Braga (PSC). “Tudo que ele (Brust) fez foi coçar para dentro. O prefeito foi eleito pelo PDT e é lógico que o vereador Gilberto José, do partido, é competente para assumir a Secretaria de Saúde, mas resumir esse fato como o maior acerto da administração João Henrique é um pouco demais”, ironizou. O socialista cristão defendeu a gestão JH como aquela que conseguiu retirar de Salvador o título de capital do desemprego. 


Maior evento popular da Bahia após o Carnaval, a Lavagem do Bonfim, que será realizada no próximo dia 13, deve atrair para as ruas da Cidade Baixa cerca de um milhão de pessoas. O evento, que une festividades sagradas e profanas, tem início às 08 horas, no Adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, com culto ecumênico, segue com a tradicional caminhada de 8 quilômetros.

Saltur
De acordo com o presidente da Saltur (Empresa de Turismo de Salvador), Cláudio Tinoco, a “Prefeitura está trabalhando em várias frentes, de forma integrada, para garantir a grandeza da Lavagem do Bonfim e o ordenamento da grande tradição popular, que reúne baianos e turistas”. A Saltur é responsável pela inscrição das entidades participantes; ordenamento do cortejo e apoio logístico para a festa, como palco e som, assim como pelos fogos, lançados em seis pontos diferentes durante o cortejo. De acordo com o órgão, 114 homens da Guarda Municipal trabalharão na segurança da festa. Já a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará quatro postos de atendimento (Conceição, Calçada, Dendezeiros e Alto da Colina). 

Troca
A troca da cédula de identidade  pelo novo cartão do Registro de Identidade Civil (RIC) vai começar no próximo dia 17. As pessoas selecionadas serão convocadas por carta a partir desta semana. De acordo com o Ministério da Justiça, os habitantes de Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a serem convocados. A nova identidade foi lançada em dezembro, mas o período de transição de governo atrapalhou o início do processo de troca. Segundo o ministério, os cartões das pessoas selecionadas já estão prontos, pois foram feitos com base nos cadastros repassados pelos estados. O ministério também informou que os cidadãos selecionados foram escolhidos aleatoriamente. 

Sangue novo
O presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Godinho (PMDB), disse que está otimista com as mudanças no secretariado feitas pelo prefeito JH. “Essa reforma administrativa possibilita a chegada de sangue novo e uma série de medidas que visam aumentar a arrecadação do município e enxugar as despesas”, afirmou. Segundo ele, a perspectiva é de que um novo nome na Cada Civil melhore as relações entre o Executivo e o Legislativo municipal.

MST
Líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se reuniram ontem com o prefeito de Mucuri, conhecido como Paulinho de Tixa, onde ficou acordado que o gestor visitará pessoalmente os assentamentos para conferir a estrutura física e as vias de acesso aos locais. As negociações com as prefeituras de Prado, Itabela e Itamaraju, segundo a coordenação, só serão desocupadas  assim que as negociações forem iniciadas. Reuniões estão marcadas com os gestores das três cidades nos próximos dias. Enquanto isso, o cenário de ocupação permanece.

Comentários