RAIO LASER - SÁBADO - 12.02.2011

Jogo
A decisão do governador Jaques Wagner (PT) de manter o secretário estadual de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, no posto em que o ajudou a conduzir a reforma do secretariado ainda inconclusa levantou muitas suspeitas entre aqueles que acompanham a cena política no PT, especialmente os pré-postulantes a cargos majoritários em 2012 e, obviamente, 2014. A avaliação entre eles é que, dadas as ligações de Lisboa com o deputado federal Rui Costa, que o apadrinhou no cargo de secretário de Relações Institucionais, antes exercido por ele mesmo, o governador tem planos altos para o parlamentar petista, os quais podem ser esclarecidos na sucessão municipal do ano que vem ou mesmo mais adiante, quando a própria sucessão de Jaques Wagner estiver um jogo. Trata-se de um jogo de xadrez que, pelo que se comenta no próprio PT, só começou a ser jogado.
Visita
A Prefeitura de Salvador, através do Escritório Municipal da Copa, participou ontem da visita do Ministro do Esporte, Orlando Silva, às obras da Arena Fonte Nova. O ministro classificou como surpreendente a reconstrução do estádio que vai abrigar jogos da Copa do Mundo 2014 em Salvador. “A Fonte Nova, mesmo sendo uma obra mais complexa, está na linha de frente dentre todos os estádios que estão sendo preparados para a Copa pelas 12 cidades-sede brasileiras. Não deixa nada a desejar com relação a qualquer um deles”, afirmou Silva.
Acarajé
O ministro do Esporte, Orlando Silva, correu muito ontem para não perder o voo de volta para Brasília. Ele acabou demorando mais do que previsto na reunião entre diversos secretários do Estado e representantes da prefeitura de Salvador para tratar sobre a preparação da capital para a Copa do Mundo 2014. Apesar da correria, o baiano achou ainda dez minutos para parar no final da tarde e comer um acarajé na entrada do aeroporto. “Não dá pra vir à Bahia e não comer, ao menos, um acarajé”, disse.


Protesto
O protesto organizado pelo PT, no canteiro de obras da BA-535, antigo posto da Polícia Rodoviária Estadual, ontem, reuniu cerca de 100 pessoas. O primeiro ato contra a tarifação das rodovias que dão acesso a Camaçari acontece a pouco mais de um mês do início da cobrança do pedágio.
Indisponibilidade
A prefeita interina do município de Lajedo do Tabocal durante o ano de 2009, a vereadora Lílian da Silva Nascimento, teve a indisponibilidade de seus bens decretada até o limite de R$ 54.477,12. O valor servirá para reparar os danos causados por ela ao erário municipal, segundo o promotor de Justiça Rafael de Castro Matias. Ele afirmou que Lílian Nascimento praticou, na época em que esteve à frente da gestão municipal, diversos atos de improbidade administrativa.
Titular
O deputado Arthur Maia (PMDB-BA) deverá ser indicado membro titular da Comissão de Constituição e Justiça, uma das mais disputadas da Câmara Federal. A formação acadêmica de Arthur na área de direito econômico teria sido um dos fatores determinantes para a escolha. O cargo de presidente da CCJ está sendo disputado entre os deputados João Paulo Cunha e Ricardo Berzoini, do PT de São Paulo.
Permanência
Inclusive, o anúncio da manutenção do secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, vinha sendo aguardado com enorme expectativa por militantes petistas. Para o deputado estadual Yulo Oiticica (PT), “a permanência de Cezar Lisboa à frente da pasta não é uma mera decisão do governador Jaques Wagner, mas, o reconhecimento da competência e lealdade de quem já demonstrou ter brilho próprio”, defendeu o petista.

Abre a Copa I
Durante sessão essa semana na Câmara Municipal, o vereador Sandoval Guimarães (PMDB) destacou a movimentação de representantes de associações, do Executivo Estadual e Municipal e do Legislativo da capital em defesa da abertura da Copa do Mundo de 2014 em Salvador. A campanha “Abre a Copa, Salvador” visa angariar apoio e colher assinaturas, através de um abaixo-assinado que pede para que a cidade receba o jogo inaugural do Mundial.
Abre Copa II
“O objetivo é conseguir cerca de um milhão e meio de assinaturas da população de Salvador e de cidades do interior do estado para que possamos realizar na capital um evento de repercussão mundial”, declarou Sandoval Guimarães. O vereador acredita que a capital baiana detém qualidades que a destacam de outras cidades e a qualificam para o posto de cidade-sede da abertura da Copa, a exemplo de sua diversidade cultural e religiosa, além da experiência de organizar uma festa da magnitude do Carnaval.
Mama África
Mesma opinião de Sandoval Guimarães tem a vereadora Olívia Santana (PCdoB), para quem a abertura da Copa na cidade é importante, após a realização do último Mundial na África do Sul. “Afinal, Salvador é a continuidade do continente africano”, acrescentou Olívia.
Reforma
Antenado com as questões judiciais e o entendimento de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem ameaçado o mandato de alguns parlamentares tanto na esfera estadual, quanto federal, e ainda preocupado com a temática das doações de campanha, o deputado Sérgio Carneiro (PT) destacou ontem, em conversa com a reportagem da Tribuna, a necessidade de uma reforma política no país. Entretanto, segundo ele, esse tema, assim como a reforma tributária, é bastante complexo pelo fato de cada um “ter uma reforma em sua cabeça”. Segundo o parlamentar, o financiamento público de campanha deve acontecer com a redução do número de partidos.
Questionamentos
O deputado Sérgio Carneiro levantou também questionamentos a respeito das determinações da Justiça eleitoral em relação às suplências. “Há uma contradição da Justiça. Se ordenou os eleitos pela coligação, por que não ordenar os suplentes pela coligação? Em caso de afastamento do político de seu cargo, se não houver suplente pelo partido, se faz outra eleição suplementar?”, perguntou.

Comentários