RAIO LASER - QUARTA-FEIRA - 02.02.2011







Manifestantes
O governador Jaques Wagner (PT) demonstrou ontem senso de solidariedade e responsabilidade ao determinar a assessores que controlassem o ímpeto dos sindicatos, controlados pelo PT e outros partidos da base, como o PCdoB, contra o prefeito João Henrique (PMDB). Em telefonema a vereadores dos dois partidos, a assessoria de Wagner teria protestado contra a forma agressiva e desrespeitosa com que manifestantes se dirigiram ontem na Câmara Municipal contra o prefeito, o qual demonstrou fibra e determinação ao enfrentar os manifestantes e discursar normalmente na Câmara Municipal, a casa do povo. A intenção era acabar com a ofensiva do Sindicato dos Vigilantes e o dos agentes de saúde, além da APLB-Sindicato, todos envolvidos na manifestação contra o prefeito.
Guarda
Ao tentar evitar que um estudante fosse agredido por homens com algemas nas mãos que, segundo ela, afirmavam fazer parte da segurança da Prefeitura, mas não possuíam identidade, a vereadora Olívia Santana (PCdoB) disse ter sido agredida por um guarda municipal. O triste episódio ocorreu ontem, logo após a solenidade de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Salvador.
Mensagem
A mensagem lida ontem à tarde pelo prefeito João Henrique, na abertura dos trabalhos legislativos, na Câmara Municipal de Salvador não trouxe nenhuma medida para combater a crise administrativa, financeira e política da prefeitura. O comentário foi feito pelo vereador Gilmar Santiago (PT), logo depois de concluída a leitura do documento.
Deslealdade
Informações de bastidores dão conta de que o governo está de olho no deputado Luiz Augusto (PP). Nas hostes governistas consta que o progressista pagará a conta pela “deslealdade”, vide o não apoio a reeleição do governador. Rumores indicam que ele poderá sofrer com uma possível falta de sustentação política.
Inferno...
Um parlamentar baiano que tomou ontem posse em Brasília era a descrição cabal de “Inferno na Torre”. Depois de fazer um implante de cabelo e repuxar os olhos, numa cirurgia plástica que parece não ter sido muito bem sucedida, ou pelo menos não está ainda muito bem cicatrizada, ele passou a ser o centro das atenções entre colegas, que, entretanto, faziam de conta que não estavam vendo nada.
Amigos
Educação e o desenvolvimento municipal estão na pauta do novo deputado Rosemberg Pinto (PT). O parlamentar participou ontem da solenidade de entrega dos diplomas na Assembléia e, em seguida, da primeira reunião da bancada do Partido dos Trabalhadores. Amigos e políticos, principalmente do interior do Estado, compareceram à Assembléia para abraçar o deputado e desejar boa sorte na legislatura.

Visita
O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB) no exercício da presidente da República, em função da viagem da presidente Dilma Rousseff à Argentina, recebeu no Palácio o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB). O peemedebista baiano aproveitou a visita para tratar da necessidade de acelerar a reforma política e uma ampla reforma tributária que garanta a autonomia dos municípios brasileiros que hoje se encontram em verdadeiro estado de penúria e praticamente inadministraveis.
Mulheres
A coordenadora nacional do Movimento das Mulheres do PDT, Miguelina Vecchio, esteve ontem em Salvador para se reunir com a ala feminina do partido, na Mouraria. No encontro, ela tratou sobre a ampliação do movimento no Estado. Segundo o presidente estadual da sigla, Alexandre Brust, a intenção é interiorizar e fortalecer o movimento, sobretudo nas principais cidades pólos do Estado. Miguelina é integrante do diretório nacional pedetista e responsável pelo movimento feminista do diretório do Rio Grande do Sul. “A ideia é incentivar cada vez mais a participação das mulheres na política”, disse Brust.
Candidatura
Amanhã a Bahia vai lançar oficialmente sua candidatura para abrir a Copa do Mundo 2014. O evento acontecerá Grande Hotel da Barra e contará com os representantes do Governo do Estado. O principal argumento que será utilizado com a Fifa será o fato de a Bahia ter capacidade de sediar a maior festa popular do planeta, o Carnaval. Portanto, não faria feio na abertura do mundial de futebol.
By passa
Numa decisão que surpreendeu os deputados governistas de uma maneira geral, a bancada estadual do PT indicou ontem o nome de Yulo Oiticica para o cargo de primeiro secretário na chapa única que deve concorrer à mesa diretora da Assembleia Legislativa hoje. Até a manhã, o nome mais provável para disputar o cargo era o deputado estadual petista J. Carlos.
Edital
O deputado federal Geraldo Simões, que assumiu ontem um novo mandato em Brasília, afirmou que o novo terminal do Porto Sul, em Ilhéus, deixa de ser promessa e começa a ser realidade. Para ele é um fato muito importante o início da licitação pelo Departamento de Infra-Estrutura de Transportes do Estado da Bahia (Derba) com o lançamento de edital selecionando empresa de engenharia para realização de estudos e sondagens na área marítima do novo terminal, que será construído em Ilhéus.
Liderança
O deputado estadual Reinaldo Braga (PR) foi escolhido ontem líder da Oposição na Assembleia Legislativa. Além dele, os deputados oposicionistas confirmaram a escolha dos colegas Leur Jr. (PMDB), para primeiro vice-presidente, e Elmar Nascimento, para segundo secretário da mesa diretora que deve ser eleita hoje em chapa única. Conforme a decisão, a liderança da oposição será exercida em sistema de rodízio no primeiro ano pelo PR, no segundo, pelo PMDB e, no terceiro, pelo DEM. O deputado estadual Alan Sanches será o vice-líder da Oposição na Casa. Em 2012, Sanches assume a liderança da minoria.
Congratulações
O presidente estadual do PTN na Bahia, deputado estadual e atual secretário municipal de Educação, João Carlos Bacelar parabenizou ontem os novos parlamentares que tomaram posse na Assembléia Legislativa e Câmara Municipal de Salvador. “É um momento muito importante, pois estamos mostrando a força do partido na política baiana. Aumentamos substancialmente a nossa representação na Assembléia, onde tínhamos apenas um deputado na legislatura passada e hoje passamos a contar com quatro parlamentares. Além disso, manteremos nossos três representantes na Câmara, com a mudança de um deles, numa bancada forte e coesa. O PTN cresce com nomes de valor.”, disse Bacelar, referindo-se aos deputados Carlos Geilson, Coronel Gilberto Santana e Luizinho Sobral e ainda ao vereador Geraldo Junior, que assumiu a vaga de Luizinho Sobral na Câmara.
Agilidade
Enquanto acontecia a cerimônia de posse dos 513 deputados federais ontem, na Câmara, em Brasília, o parlamentar baiano João Carlos Bacelar Filho (PR), reunia assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para acompanhar de perto as operadoras de telefonia fixa e móvel, campeãs de reclamações no Procon em todo o país. O republicano teve como mola propulsora a pane da OI no final do ano passado, que deixou Salvador e boa parte da Bahia sem comunicação telefônica e sem internet.

Comentários