RAIO LASER - QUINTA-FEIRA - 03.01.2011
Vexame
Foi vexaminoso o discurso em que o deputado estadual Yulo Oiticica anunciou ontem, na Assembleia, momentos antes de iniciado o processo eleitoral da nova Mesa Diretora, que não mais disputaria a primeira secretaria da Casa, deixando a disputa para o colega J. Carlos, nome que já estava praticamente escolhido dias antes para concorrer ao posto, mas também foi surpreendido anteontem, de última hora, com a decisão da bancada de indicar o companheiro. Com voz visivelmente constrangida, Yulo disse que preferia deixar o colega J. Carlos disputar em seu lugar por entender que ele era o melhor para a posição. Não se referiu, obviamente, à ameaça que J. Carlos fez de concorrer com candidatura avulsa, o que poderia impor uma derrota fragorosa a Yulo.
Ética
Em Brasília, numa reunião com as bancadas da Câmara e do Senado e com os presidentes Carlos Lupi (licenciado) e Manoel Dias (em exercício), o PDT indicou o deputado baiano José Carlos Araújo para presidir o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

No ringue
A imprensa nacional anunciou um treino entre o novo deputado federal Acelino Popó (PRB) e o senador Eduardo Suplicy (PT/SP) em uma academia de Brasília. Mas em clima de início de nova legislatura, os dois parlamentares deixaram claro, no gabinete do senador Magno Malta (PR/ES), que tudo não passou de uma brincadeira mal interpretada.
Feminista
Militante do movimento feminista desde os anos 70, a deputada estadual Luiza Maia (PT) avalia que o governador Jaques Wagner tem tudo para fazer a gestão mais comprometida com a promoção da igualdade entre homens e mulheres de toda a história da Bahia. Prova disso, segundo ela, é que o governador deve criar uma pasta específica para as mulheres no Estado.
Intento
A militância petista agiu ontem, como sempre, de forma organizada no Twitter com o objetivo de tentar mistificar o episódio em que o deputado estadual Yulo Oiticica foi obrigado a recuar e devolver a candidatura a primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia ao colega J. Carlos. Claro que não conseguiu seu intento.
Dureza
Foi dura a conversa em que o deputado estadual J. Carlos (PT) anunciou ontem que disputaria com candidatura avulsa a primeira secretaria da Assembleia, caso o colega Yulo Oiticica não recuasse da disputa, cumprindo acordo firmado um dia antes. O secretário de Relações Institucionais do governo, César Lisboa, ficou encolhido com o telefonema de J. Carlos.
Mal-estar
Dos dez votos em branco que o deputado estadual J. Carlos (PT) recebeu ontem em sua eleição para primeiro secretário da Assembleia, sete são atribuídos à bancada petista, formada por 14 parlamentares. Eles seriam dos deputados que votaram pela indicação do petista Yulo Oiticica, na votação promovida pela bancada para escolher o nome do partido para o posto, na qual J. Carlos foi derrotado por sete votos a cinco.
Reforma política
“Tem muita coisa pra mudar, quase tudo para ser consertado”. Depois de fazer esse comentário a respeito do sistema político brasileiro, o senador João Durval Carneiro (PDT) informou que uma das prioridades que abraçará na legislatura que se inicia é trabalhar pela realização da reforma política. Na avaliação do senador, uma das principais alterações a ser feita é a redução no número de partidos.
Governador?
Fortalecido com a vitória para a União dos Municípios da Bahia, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, já é chamado dentro da própria base do governo como candidato natural à sucessão do governador Jaques Wagner, em 2014. Ontem, na Assembleia Legislativa, por exemplo, momentos antes de começar a eleição da Mesa Diretora, o comunista Davidson Magalhães gritou no fundo do plenário: “governador!”, e Caetano prontamente olhou.
Consciente
O deputado estadual Alan Sanches (PMDB) destacou ontem que a principal bandeira do seu mandato será lutar por melhorias nas áreas de saúde e infraestrutura. Como primeiro vice-líder da bancada de oposição, ele promete agir de forma consciente e equilibrada, trabalhando pelo desenvolvimento efetivo para o estado. “É preciso deixar claro que, embora na posição de oposicionista, minhas decisões serão pautadas sempre em prol do que for melhor para a Bahia”, disse o peemedebista.
Análise
Após a reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal, anteontem, o 1º vice-presidente da Casa, vereador Paulo Magalhães Jr. (PSC), disse que o jogo no tabuleiro político dos colegas está indefinido. “Precisamos aguardar que o período legislativo efetivamente se inicie, para que a gente tenha uma noção exata de como as bancadas vão se comportar em relação ao Executivo”, declarou.
Espanto
Uma chique assessora de uma parlamentar baiana que deu um giro em Brasília esta semana, acompanhando a posse e a acomodação da eleita, ficou impressionada com a quantidade de políticos recauchutados no Congresso, com intervenções que vão de implante de cabelo a enchimento nos olhos. Um espanto. Aliás, os efeitos das cirurgias num baiano chegaram a tal ponto que passaram a chamá-lo, jocosamente, de “Inferno na Torre”. Deus é pai!
Oposição
O deputado estadual Sandro Régis (PR) foi escolhido ontem, na Assembleia, líder do bloco PSDB/PR. Os colegas o escolheram sob a alegação de que, além de experiente, o parlamentar é centrado, tendo os instrumentos adequados para exercer a oposição na Casa.
Vereador?
Presente às festividades que homenagearam a rainha do mar (Iemanjá) no Rio Vermelho, Hilton Coelho (PSOL) admitiu ontem a possibilidade de tentar uma cadeira na Câmara Municipal de Salvador em 2012. Quadro que teve o maior número de votos já registrados entre os psolistas baianos, Hilton já foi candidato a prefeito da capital em 2008 e a deputado estadual em 2010. Ele não teve sucesso em nenhuma das duas tentativas.
Mudanças de planos
Presente na posse dos deputados estaduais ontem, o recém- empossado assessor do governador Jaques Wagner, Edmon Lucas (PTB), deixou escapar nas entrelinhas que não deve migrar para a Secretaria de Relações Institucionais (Serin), como tem sido especulado. Segundo ele, o governador está decidindo, mas Cezar (Lisboa, atual secretário) está desempenhando um bom papel à frente da pasta. “Portanto, não vejo necessidade de mudança. Fui nomeado assessor e continuo firme ao lado de Wagner”, admitiu ou simplesmente despistou. Resta aguardar.
Vice na Assembleia
Além de tomar posse para o segundo mandato na Assembleia Legislativa, o deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB) foi eleito pelos parlamentares como vice-presidente da Casa. Cheio de expectativas para a nova Legislatura, o deputado agradeceu a bancada do PMDB pela indicação à vaga e a confiança dos pares, demonstrada na votação alcançada em plenário. Leur teve 61 votos. Durante a sessão, ele anunciou também que o líder da bancada do PMDB será agora o deputado Luciano Simões.
Veto
Presente na cerimônia de posse que formalizou o mandato de seu filho Mário Negromonte Júnior na Assembleia, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, negou ontem que tenha ocorrido qualquer veto ao nome do vice-governador Otto Alencar (PP) para a composição do secretariado de Wagner. “Não houve veto nenhum. Ele não é vice-governador da Bahia, por que não seria secretário?”. Segundo ele, também “não se tem conhecimento de que Otto vá para o PDT. Até agora isso não foi oficializado, além disso, o mandato dele pertence ao partido”, afirmou.
Aproximação
Chamou a atenção ontem a presença de muitos representantes do PSC na cerimônia de posse dos deputados na Assembleia Legislativa. Além do presidente estadual do partido, Eliel Santana, estiveram presentes na solenidade o vereador Alberto Braga e o presidente da executiva municipal da legenda, Heber Santana. Segundo Heber, seu objetivo é estreitar os laços entre as duas Casas. “Nosso intuito é o de aproximar os deputados do legislativo municipal, para que juntos consigamos fazer uma Salvador cada dia melhor e com isso contribuir para o bem-estar dos cidadãos”, disse.

Comentários