RAIO LASER - TERÇA-FEIRA - 08.02.2011 

Brasília
Os oito vereadores que integram o novo bloco independente da Câmara Municipal de Salvador vão embarcar hoje para Brasília. O objetivo do grupo, que articula o movimento SOS Salvador, é tentar sensibilizar parlamentares baianos e obter ajuda do governo federal para a capital. Pela manhã, os vereadores se encontram com o ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP). Na agenda, os vereadores vão se reunir ainda com deputados federais, entre eles ACM Neto (DEM), Antonio Imbassahy (PSDB), Nelson Pelegrino (PT), Jânio Natal e Jutahy Jr.. Em seguida, Joceval Rodrigues (PPS), Alcindo Anunciação (PSL), Orlando Palhinha (PSB), Paulo Câmera (PSDB), Léo Kret (PR), Laudelino Lau (PSB), Sabá (PRB) e Jorge Jambeiro (PSDB) vão tentar se encontrar com os senadores baianos Lídice da Mata (PSB), Walter Pinheiro (PT) e João Durval (PDT). Eles querem discutir maneiras de ajudar a administração de Salvador.
Agora
A entrevista exclusiva que a Tribuna publicou ontem com o deputado estadual Zé Neto (PT) gerou grande polêmica e críticas, no próprio PT, ao parlamentar, que, na visão de seus pares, deveria calçar as sandálias da humildade e tentar se relacionar bem com todo mundo a partir de agora.
Candidatura
A ideia do deputado estadual Sargento Isidório (PSB) de concorrer à Prefeitura de Salvador, revelada ontem por esta coluna, tem ganhado adeptos na Assembleia Legislativa, mas, segundo socialistas, deve crescer ainda mais quando o Legislativo retomar suas atividades.
Homicídios
Segundo dados do governo do estado, a taxa de homicídios em Salvador apresentou redução de 14,6% e de 13,2 % na Região Metropolitana no mês de janeiro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. A modificação da tendência do quadro estatístico, segundo o secretário de Segurança, Mauricio Barbosa, já se evidenciava em 2010, quando os números se mantiveram estáveis em relação aos do ano anterior.
Demissão
A respeito das demissões publicadas no Diário Oficial de ontem, que provocaram burburinhos nos corredores da Assembleia Legislativa, o presidente Marcelo Nilo (PDT) afirmou ser “uma praxe de cada início de mandato, quando se deixa os cargos à disposição e depois readmite aqueles imprescindíveis”. Segundo o pedetista, por estar assumindo uma nova legislatura à frente da presidência, ele precisa realizar tal operação, em que os servidores podem voltar para as funções de origem ou ser recontratados.
Desembargadora
A mais nova desembargadora do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, que abrange os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, saiu do sertão da Bahia e chegou a ser a empregada doméstica por seis meses na república de estudantes que a abrigou em Salvador. Daldice Santana, 47 anos, foi promovida ao TRF por merecimento no final do ano passado. Na sua terra natal, Riacho de Santana, ninguém imaginava que a “filha do Zé Vaqueiro” iria chegar tão longe.
Conduta
Uma ala governista saiu em defesa da postura do atual secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, durante as articulações com os partidos para formação do secretariado executivo.  Nos bastidores circula que ao contrário do que foi dito em uma nota publicada na Raio Laser de ontem, por assumir com “discrição e fidelidde” a tarefa colocada pelo governador Jaques Wagner, a conduta de Cezar Lisboa tem sido bastante elogiada.
Andanças
O novo líder do DEM na Câmara, ACM Neto, embarcou ontem para Santa Catarina, onde tinha uma reunião com o governador Raimundo Colombo. Na pauta, a tentativa de unificar o partido e evitar que o gestor abandone o partido. Também deve participar do encontro o ex-senador Jorge Bornhausen. Na liderança, Neto tem adotado discurso conciliador. Disse que pretende trabalhar para manter no DEM o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que está prestes a migrar para o PMDB.
Presídio
O deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB) vai solicitar à Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia a realização de uma audiência pública e uma visita da comissão ao Conjunto Penal de Jequié. Segundo Leur, o objetivo é discutir e encontrar soluções para o quadro de superlotação e condições de precariedade do complexo, localizado no município. Além dos problemas que interferem na condição humana, o deputado diz que a administração do Conjunto Penal tem sido questionada por denúncias envolvendo irregularidades, como a facilitação na entrada de armas e drogas.
Patente
A coluna se referiu de forma equivocada à patente que carrega o deputado estadual Isidório (PSB). Ao invés de capitão, como foi colocado, o parlamentar é chamado de Sargento Isidório.

Guarda
O vereador Gilmar Santiago (PT) denunciou ontem na Câmara a existência de um grupo de operações especiais no âmbito da Guarda Municipal de Salvador, voltado para atividades repressivas, segundo ele, diretamente vinculado ao comando da corporação. No plenário, Gilmar disse que a existência do grupo é uma afronta à legislação que criou a Guarda, cuja finalidade é a de proteção patrimonial. “Está ocorrendo grave distorção nas finalidades da Guarda Municipal, pois a ação policial repressiva cabe exclusivamente às polícias Militar e Civil”, comentou.
Apagão
Deputado federal e presidente estadual do PSDB, Antonio Imbassahy, se envolveu ontem numa forte polêmica por causa da crise do apagão. Para o parlamentar, o governo federal, em especial o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, foi no mínimo inoperante com a questão.
Solução
Outro tucano que entrou pesado na crítica ao governo por causa do apagão foi o deputado federal Jutahy Jr. Em nota publicada na Folha de S. Paulo, Jutahy afirmou que, ao invés de buscar passar a impressão de que gostaria de resolver o problema, ela deveria atuar no sentido de realmente resolvê-lo.
Procon
O Procon, órgão da Secretaria da Justiça e Cidadania, recomenda aos pais ou responsáveis que exijam a apresentação do alvará de circulação do veículo de transporte escolar e também que avaliem as condições do carro, checando travas das portas e os cintos de segurança, se estão em boas condições de funcionamento. No início do ano letivo, todo cuidado é pouco.

Comentários