RAIO LASER - 24/03/2011 - QUINTA-FEIRA
Crime Organizado
Face ao aumento da criminalidade verificada na Bahia, o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) convidou os membros da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Câmara para uma visita ao estado. O convite foi dirigido ao colega de parlamento e vice-presidente da Comissão, Fernando Francischini (PSDB-PR). Francischini, que também é delegado da Polícia Federal, é autor de projeto que prevê um regime ainda mais fechado aos presos comandantes do tráfico, com a proibição da visita íntima, conversas com família e advogado em cabine blindada, gravação de áudio e vídeo e banho de sol isolado, sem contato com outros presos, entre outras restrições.
Polícia
Vinte e três delegacias da Polícia Civil baiana, instaladas em Salvador, região metropolitana e em Feira de Santana, passam a contar com novos delegados titulares, conforme decreto governamental publicado na edição do Diário Oficial do Estado de ontem.
Agenda
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Paulo Maracajá, dando início a uma prática que vai acontecer todas as segundas-feiras durante a sua administração, se reuniu esta semana com os chefes de setores para atualização de agenda semanal.
Educação
O deputado estadual Sandro Régis (PR) utilizou a Tribuna da Assembleia ontem para relatar o impacto do decreto 12.583, que faz corte nos gastos do estado e influi diretamente nas universidades estaduais. Segundo o parlamentar, “o decreto coloca obstáculos para a qualificação dos professores que têm a necessidade da realização de um mestrado ou doutorado, até mesmo de estágios, além de impedir o aumento do número dos mesmos em regime de dedicação exclusiva, já que estão suspendendo a concessão ou ampliação de percentuais de gratificação por condições especiais de trabalho”.
Ferrovia
O deputado federal Arthur Maia (PMDB) reuniu-se na tarde de ontem na Valec, empresa encarregada da construção da ferrovia Oeste/Leste, com o seu presidente, José Francisco das Neves, para tratar do andamento da construção e da Frente Parlamentar que está articulando na Câmara Federal sobre a ferrovia e o Porto-Sul. O presidente afirmou que a obra da ferrovia está dentro do prazo previsto para a sua conclusão e a meta da Valec é que seu principal trecho, entre Ilhéus-Caetité, esteja concluído até dezembro de 2012.
Hipertensão
O senador João Durval (PDT) relatou ontem, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, um projeto do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) que dá à Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – poder para determinar a quantidade máxima de sódio contida nos alimentos comercializados no nosso país. Em seu voto, João Durval manifestou-se favorável à regulamentação, sobretudo pelos benefícios que vai trazer à população. Segundo ele, a limitação na quantidade de sódio contida no sal de cozinha é importante neste momento em que a hipertensão vem afetando os brasileiros já em nível de epidemia.

Agradecimento
O vice-prefeito Edvaldo Brito foi homenageado com um almoço na Base Aérea de Salvador, oferecido pelo comandante Ary Soares Mesquita. No final do encontro, Brito recebeu uma placa em agradecimento pelos serviços prestados à Aeronáutica na capital baiana. Durante a homenagem, o coronel- aviador Ary Soares anunciou que em maio chegam nove aviões P3 à Base de Salvador, os mais modernos e equipados da categoria, para fazer o patrulhamento da costa brasileira.
Ameaça
A possibilidade de um surto da dengue tipo 4, que já infectou dois pacientes em Salvador, vem causando apreensão ao vereador David Rios (PTB), sobretudo “porque a população não está imune a esta variação da doença”. Médico e responsável por várias campanhas de prevenção da dengue nos bairros carentes da cidade, Rios disse que é preciso que as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde ajam rápido e em consonância, pois a tendência é da enfermidade se agravar com o período de chuvas.
Estradas I
Ontem, o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, entregou o trecho de 22 quilômetros da BA–026, que liga a cidade de Brejões à BR–116. O governo, através do Derba, investiu R$ 12 milhões para refazer a cobertura asfáltica, acostamento, sistema de drenagem e sinalização da via, beneficiando 190 mil pessoas que vivem em cinco municípios da região. No entanto, o deputado licenciado e agora secretário João Leão tratou de afirmar a interlocutores que a obra foi iniciada e concluída ainda na sua gestão, quando esteve à frente da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).
Estradas II
Leão lembrou que a estrada construída em Brejões foi viabilizada através de recursos obtidos por ele junto ao BNDES. Já a iluminação da rodovia foi viabilizada através de um convênio assinado com a Coelba. Além disso, durante a cerimônia de inauguração de ontem, Otto anunciou que existem 18 estradas prontas para serem inauguradas no estado. Em seguida, apoiadores de Leão trataram de afirmar que “todas foram iniciadas na gestão dele”.

Comentários