RAIO LASER - 29/03/2011 - TERÇA-FEIRA
Pito
 O chefe da Casa Civil do governo João Henrique, João Leão (PP), passou ontem um verdadeiro pito na bancada governista municipal, ao tratar da importância da aprovação do Parque Tecnológico de Salvador, um projeto multimilionário pelo qual jogou papel importantíssimo o hoje senador Walter Pinheiro. Em síntese, Leão chamou a atenção do time de João Henrique na Câmara que o momento seria uma excelente oportunidade para que a bancada governista demonstrasse que está, de fato, fechadíssima com a administração do prefeito. No entanto, os vereadores não se intimidaram e deixaram claro que se o chefe da Casa Civil não moderar o tom não haverá acordo e o prejuízo será não apenas para o prefeito, como também para ele. Já existe, inclusive, ameaça de boicote.
Cacau
Representante da região Sul e com raízes profundas em Itabuna, o deputado Coronel Gilberto Santana (PTN) sugeriu ao governador Jaques Wagner a criação da Região Metropolitana do Cacau, integrada por 27 municípios. Pelo projeto, ele explicou que, desde a edição da Carta Federal de 1988, é prerrogativa dos Legislativos estaduais a criação e implantação dessa instância administrativa capaz de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum de municípios limítrofes.
Parabéns
Hoje todas as homenagens na Assembleia Legislativa serão para o aniversário de Salvador que completa 462 anos. Muitos deputados apresentaram moções de congratulações com o povo da cidade e desejaram um futuro de mais desenvolvimento e prosperidade para a primeira capital do Brasil. O deputado Capitão Tadeu (PSB) lembrou da história da cidade, suas raízes, mas não deixou de lembrar também seus problemas, a exemplo da violência. Além dele, relembrou a grandeza da cidade, o deputado Alan Sanches (PMDB).
Médicos
O Deputado Estadual José de Arimatéia (PRB) participou ontem da nomeação de 535 médicos de 28 especialidades – como psiquiatria, cirurgia pediátrica, anestesia, otorrinolaringologia, oftalmologia, regulação e ortopedia – no Centro de Convenções da Bahia. “Conforme os contratos de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) chegarem ao fim, iremos convocar os concursados aprovados no concurso público realizado em 2008”, explicou Telma Dantas, Superintendente de Recursos Humanos da Secretaria Estadual da Saúde.
Homenagem
A história da fundação de Salvador, há 462 anos, será relembrada pela Câmara Municipal, hoje, às 15h, durante sessão regimental no Plenário Cosme de Farias. Este ano, o palestrante convidado é Juarez Duarte Bomfim, sociólogo e mestre em Administração pela UFBA e doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca (Espanha). Juarez Bomfim é autor do livro “O Centro Histórico da Cidade do Salvador: sua integração sociourbana”.
Bom administrador I
Depois de elogios escancarados ao vice-governador Otto Alencar este fim de semana, nos corredores da Assembleia não se comenta outra coisa senão que o líder da oposição, Reinaldo Braga (PR), é apenas um bom administrador do grupo em favor do governo e que apenas não rumou para os braços governistas, pois assim deixaria os “companheiros” na mão na hora do aperto. A avaliação é que é no mínimo muito estranho um líder durante esse tempo todo não ter feito uma crítica contundente ao governo, mas na primeira oportunidade elogiar de forma clara o vice-governador.
Bom administrador II
A pergunta é: até quando os oposicionistas acharão a situação natural?  Vale lembrar, questionado em entrevista sobre o novo partido, leia-se PSD, enquanto todos seus aliados não poupam adjetivos para detonar o novo projeto, Reinaldo não titubeou em responder que: “o partido é uma hipótese, mas pelo menos teoricamente vem forte. Aqui na Bahia vai ter Otto, uma pessoa competente, um político experimentado, agregador, um sujeito que tem uma estrutura, um cara correto...”. 
Posse
O governador Jaques Wagner (PT) participa da posse amanhã, às 17h, em Brasília, do arquiteto baiano Jorge Hereda na presidência da Caixa Econômica. Hereda substitui Maria Fernanda Coelho que saiu do banco após 27 anos. Apesar de baiano, o novo presidente da Caixa é ligado ao PT de São Paulo.
Recadastramento
O vereador Geraldo Junior apresentou na Câmara Municipal de Salvador projeto de Indicação para que o governo do estado empenhe mais esforços para divulgar a população à necessidade de fazer o recadastramento do Número de Identificação Social (NIS) que garante o direito à tarifa social de energia elétrica. Este novo procedimento, aprovado por lei no Congresso Nacional e regulamentado pela Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica, determina que o benefício só seja concedido ao consumidor que apresentar o NIS, mas poucas pessoas sabem disso. Na Bahia, 146 mil consumidores não fizeram o cadastramento e perderam o benefício da tarifa social que chega a 65% de desconto na conta de luz, economia que é de grande auxílio no orçamento da população beneficiada, já que poderá ser ajustado às despesas básicas, como alimentação.

Comentários