RAIO LASER - 08/04/2011 - SEXTA-FEIRA


Candidato

Com as declarações do governador Jaques Wagner, ontem, a um programa de TV, observando que seu candidato a prefeito de Salvador é Nelson Pelegrino, correntes petistas que pensavam em criar dificuldades para a definição do nome do petista no partido para disputar a sucessão de João Henrique (PP) receberam, literalmente, um “chega pra lá” do chefe do Executivo estadual. A lição teria sido mais dura, principalmente, para os setores que saíram por aí com suas idiossincrasias de forma a criar constrangimentos para Pelegrino, mas não deixou também de ser endereçada a aliados que andam a se animar com relação à sucessão municipal, a exemplo do PP, partido dos caciques Mário Negromonte e João Leão. Wagner, pelo que deixou claro aos espectadores da TV Aratu, repetindo o que já tinha sinalizado no encontro em que o prefeito João Henrique filiou-se com grande festa ao PP, tem candidato e ele se chama Pelegrino. Basta!


Cabeça
Em Camaçari, o bicho deve pegar com a iniciativa do deputado estadual Bira Coroa de se ensaiar para a sucessão de Luis Caetano, que prefere ver no posto Adelmar Delgado. Em função da movimentação de Bira Coroa, grupos, como o do deputado federal Walmir Assunção, já resolveram assumir posição de deixar claro que querem ver Delgado na cabeça.

 

Encastelada
Com o suposto enfraquecimento do PP na base de sustentação do governo Jaques Wagner na Assembleia, a Junta Comercial, um dos órgãos em que o partido tem indicados, entrou direto na mira do PDT. A ideia é substituir um quadro que seria ligadíssimo ao deputado estadual Angelo Coronel e não anda agradando muito a turma pedetista encastelada no governo.


Ares
Deixou todo mundo surpreso a informação de que três deputados federais baianos estão disputando a vaga para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), em campanha direta junto a seus colegas de Congresso, instituição que escolhe os titulares do Tribunal. Sérgio Carneiro, do PT, Sérgio Brito, do PSC, e José Rocha, do PR, parecem não esconder de ninguém que têm interesse em mudar de ares. Dessa lista, Sérgio leva vantagem.



Democracia
Ao tomar conhecimento ontem de que o governador Jaques Wagner havia declarado preferência pela candidatura de Nelson Pelegrino à Prefeitura de Salvador pelo PT, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) não perdeu tempo e questionou o presidente do partido, Jonas Paulo: “E a democracia interna do PT, como fica”?



Que papelão!
 Acionistas da Veracel não mais suportaram os entraves burocráticos e adiaram novos investimentos na Bahia. Preferiram o Mato Grosso do Sul para aplicar seus recursos na produção de celulose.


Voto
Ninguém entendeu nada do fato de o deputado federal Fábio Souto (DEM) ter votado a favor do empréstimo bilionário do BNDES para a construção do trem-bala ligando São Paulo ao Rio de Janeiro, um projeto nitidamente petista. Seria Souto já se aproximando do PT de olho na disputa que travará pela Prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia?, perguntavam ontem colegas do parlamentar.


Polêmica
Aliás, por falar em votação do projeto do trem-bala, apenas os deputados federais baianos Jutahy Jr., Antonio Imbassahy, do PSDB, e Félix Mendonça, do PDT, votaram ontem contra o empréstimo para o projeto entre 27 parlamentares que participaram da votação. A lista de ausentes na bancada baiana foi grande, numa demonstração de que muita gente não queria emitir opinião sobre o polêmico projeto.





Concurso
Falando no presidente da Câmara, Pedro Godinho (PMDB), ele assinou ontem o edital de homologação das inscrições do Concurso Público da Casa. Segundo os dados da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP), empresa responsável pela aplicação do concurso, são 51.299 candidaturas homologadas para participar do certame. As provas objetivas e a redação serão aplicadas no dia 1º de maio de 2011 e irão preencher, ao todo, 117 vagas.







Comentários