EUNAPÓLIS: Presidente da Câmara diz que confia no prefeito Robério na escolha do sucessor

Por /Entrevista concedida a Geraldinho Alves/Rede Imprensa Livre

Foto: Antônio Varjão
Ubaldo: Primeiro na fila dos prefeituráveis do PRTB
EUNÁPOLIS - O vereador Ubaldo Suzart, natural de Eunápolis, 42 anos, é o presidente da Câmara Municipal. Ele está no segundo mandato pelo PRTB, partido que hoje tem como presidente estadual o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira. O nome de Ubaldo começou a ser citado nos bastidores como provável prefeiturável, mas, prudente, ele evita confirmar o fato. A sucessão eunapolitana ainda segue morna com alguns nomes sendo apresentados, sem empolgar o eleitor, nem o próprio prefeito. Mas caso Ubaldo decida-se entrar na fila dos prefeituráveis terá naturalmente lugar na frente dentro do partido, por ter mandato, ser o vice-presidente estadual da legenda e já ser filiado há oito anos. E mais: faz parte do grupo original que construiu a chamada renovação política na cidade. Nessa entrevista descontraída, a segunda feita pelo jornal e site Imprensa Livre Bahia sobre a sucessão 2012 em Eunápolis, o vereador mostra que não teme o desafio de governar Eunápolis caso seja escolhido e se revela uma pessoa que respeita as decisões do seu grupo político. Para Ubaldo, Eunápolis precisa continuar no caminho que as urnas escolheram nos últimos anos, sem necessidade de voltar atrás. “O município tem que seguir em frente. Nosso grupo político é forte e deve dar exemplo de união e compromisso com a renovação política que vem sendo feita desde o começo de tudo”. O SENHOR ACREDITA QUE A POLÍTICA PODE SER FEITA COM TRANSPARÊNCIA? UBALDO - Pode não, deve ser feita com transparência, tanto para a população, quanto para quem faz a política. Eu mesmo sou um político que trabalho com a verdade, não tolero mentira, nem coisas escondidas. Admiro quem fala a verdade e não vejo problema nisso, de fazer as coisas as claras. Afinal, todos nós políticos somos funcionários públicos, devemos falar a verdade. O SENHOR CHEGOU A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL JÁ NO SEGUNDO MANDATO DE VEREADOR. E AGORA, JÁ ESTÁ PENSANDO EM SER PREFEITO? UBALDO – Olha, o político que disser que não pensa em crescer, em chegar mais adiante, está escondendo o jogo. Todo político quer fazer mais pelo seu povo. Vereador tem um limite. O deputado já pode fazer mais coisas, o prefeito é outro nível de poder. Mas a pergunta que você me fez ainda é cedo pra ser respondida, tem muita gente aí falando de sucessão, de quem o prefeito vai escolher para apoiar como sucessor. Eu prefiro esperar para dar minha opinião, para ter uma resposta mais direta naquilo que você quer realmente saber. Uma coisa é eu pensar em ser prefeito, um dia, outra coisa é o prefeito Robério escolher seu sucessor. ENTÃO, O SENHOR É OU NÃO PREFEITURÁVEL? UBALDO – Veja bem, você está insistindo, mas eu já disse que não tenho uma resposta porque esse campo aí quem tem a resposta e deve dar na hora certa é o meu líder político, o prefeito Robério Oliveira, em quem confiei desde o começo da sua entrada na política, eu e meu irmão Ângelo Suzart, minha família, todos nós confiamos nele. O que ele fizer será pelo bem do município, acredito. Confio plenamente no prefeito Robério na escolha do sucessor e vou apoiar quem ele escolher. Não posso ser candidato de mim mesmo, sou um político de grupo, respeito as decisões do meu grupo. O grupo tem nomes bons, temos muito tempo pela frente para discutir isso. COMO O SENHOR FAZ PARA DIRIGIR A CÂMARA COM CADA VEZ MENOS DINHEIRO? UBALDO – Esse é um desafio de todo dia, que estou gostando de enfrentar. Venho contando com o apoio dos colegas vereadores, eles estão me ajudando a administrar a Casa, sugerindo, criticando, apoiando, participando das decisões. Tem sido uma experiência muito boa. A questão do dinheiro a gente procura dar prioridade ao que não pode ficar para depois. O salário do servidor é uma prioridade. A manutenção, as contas mensais. É muita responsabilidade, principalmente porque os fornecedores confiam na Câmara. Sobre a questão que você tocou aí de menos dinheiro, a gente não pode fazer o que não dá para cumprir. Só dá fazer aquilo que na data do vencimento o pagamento vai estar pronto. Gosto de honrar meus compromissos. Já pagamos o 13º. de todos os funcionários efetivos da Casa. EM 2013 TEREMOS 17 VEREADORES, O ORÇAMENTO VAI APERTAR AINDA MAIS UBALDO – Pois é, eu espero que o meu sucessor na Câmara daqui a dois anos consiga administrar essa situação. Pretendo deixar as contas todas organizadas, todas pagas e o caixa como deve ser, como manda a lei. Minha trajetória política está aí, nome limpo, ficha limpa, eu quero continuar assim. VEREADOR, QUANDO O SENHOR OLHA PARA EUNÁPOLIS O QUE O SENHOR ENXERGA? UBALDO – Uma cidade cada vez melhor. Uma cidade muito bonita. Uma cidade que precisa de pessoas cuidando dela, trabalhando por ela. Precisa de políticos comprometidos, que doem seu tempo, que continuem o trabalho do prefeito Robério. Temos uma relação muito boa com o governo do estado, com o governador Jaques Wagner, com o vice-governador Otto Alencar. Temos hoje um alinhamento com o governo Dilma também, conseguindo obras essenciais, como essas 1.500 casas do Minha Casa, Minha Vida. FALE MAIS SOBRE ESSE TEMA UBALDO - Veja na questão da água, eu mesmo fiz muitos pedidos para que a cidade melhorasse o abastecimento, agora temos uma nova estação da Embasa e teremos água na Colônia logo.Isso é o prestígio do prefeito, do nosso grupo político. E muito mais obras chegaram e podem chegar. Isso num clima de entendimento político com as lideranças da cidade. Eunápolis não pode parar, nem atrasar, nem dar marcha-a-ré. Tem que seguir em frente. Hoje temos no grupo político a deputada Cláudia Oliveira que é a vice-líder do governo Wagner na Assembleia, uma conquista importante da deputada, do prefeito, da gente e de todos nós eunapolitanos. Já pensou nisso? Temos orgulho dela, vice-líder do governo na Assembleia, uma demonstração da confiança do governador em nosso prefeito. Eu vejo Eunápolis no caminho certo, não tem motivo pra sair desse caminho de força política e de sucesso. O SENHOR ACHA QUE FALTA PROJETO PARA A CIDADE? UBALDO – O projeto de Eunápolis chama-se Renovação Política e já está funcionando há muito tempo, porque a Renovação mudou a forma de se fazer política na cidade, o prefeito Robério hoje tem uma popularidade que nenhum outro prefeito alcançou, isso é resultado de muito trabalho, do sucesso desse projeto político que me orgulho de fazer parte. Esse trabalho não pode mudar, não pode virar outra coisa. Precisa continuar sendo feito. Eu acredito no trabalho, acredito na política como esforço, compromisso, responsabilidade. Sou um político prático, prefiro trabalhar com 1% de conversa e 99% de ação, vendo a realidade das pessoas, combatendo a pobreza, combatendo o desemprego, tirando os jovens das ruas e do tráfico. NESSE PONTO, O SENHOR TEM ALGUM PROJETO? UBALDO – Os programas do governo federal, do governo estadual, são programas eficientes que estão sendo bem aplicados aqui na cidade. Eu penso em algo mais local, estamos estudando no meu mandato de vereador em propor uma lei para incentivar as empresas a contratarem os jovens que estão chegando ao mercado de trabalho. Penso em incentivar o primeiro emprego, dando vantagens a quem contratar o jovem, como uma boa saída para essa situação que preocupa a todos que é ver o nosso jovem sendo perdido para o crime, sem ter emprego. São dois pontos para se atacar o problema da juventude: educação e emprego. VEREADOR, ESSA QUESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA, O QUE O SENHOR TEM A DIZER? UBALDO - A segurança pública é função do Estado, mas um compromisso de todos que vivem na cidade, não dá para se omitir. A polícia vem melhorando muito, vem atuando com eficiência, a chegada da Guarda Municipal vai ajudar muito também a vigiar as ruas, o patrimônio público e é uma resposta direta do município nesse campo. Os moradores, as pessoas de bem, têm que conviver mais com a polícia, a polícia precisa ser mais comunitária. Fica mais fácil saber quem é quem, quem é do bem e quem é do crime. Infelizmente, a droga tomou conta do país e esse é o maior problema de segurança. Temos que trabalhar a importância da família nas escolas, nas igrejas, na imprensa, temos que recuperar isso. As pessoas precisam de Deus em suas vidas e falo isso sem apontar para nenhuma religião. Todas são importantes. TEMOS MUITOS TEMAS, MAS POUCO ESPAÇO, VAMOS AGENDAR UMA PRÓXIMA ENTREVISTA. PARA FINALIZAR, FALE DAS ELEIÇÕES 2012. UBALDO – Vejo as eleições 2012 com bons olhos, repito que acredito e confio na decisão do prefeito Robério sobre quem será o escolhido para sucessor, que deve continuar o projeto da Renovação, que tantos benefícios já trouxe e continuará trazendo para o município.

Comentários