Iniciamos aqui a série de entrevista com os "PREFEITURÁVEIS DE ITARANTIM"


Abrindo a série de entrevista que faremos para traçar o perfil político dos nomes apresentados como pré-candidatos à prefeito de Itarantim para eleições municipais 2012, conversamos com Kleber do PT, logo após o encontro municipal do partido, realizado neste domingo(25) que decidiram pela sua pré-candidatura. O pré-candidato falou de sua militância no Partido dos Trabalhadores, de sua participação nas últimas eleições, da importância do dialogo e de sua visão num programa de governo, caso seja o nome que representará as oposições em Itarantim.

Alerta - Quem é Kleber do PT?
Kleber - Um cidadão que nasceu e cresceu nas ruas dessa cidade, convivendo com seus momentos sociais e observando o processo de transformação, a partir de minha compreensão dos acontecimentos políticos. Venho de uma família política, meu primo Franklin Fonseca, que foi vice-prefeito, meu pai Juvenal José Rodrigues (Piri), exerceu aqui, quatro mandatos de vereador, sendo presidente da câmara, e, Maria da Graças, minha mãe, que se dedicou e se dedica à isso até agora. Minha infância foi nesse ambiente, aqui estudei as primeiras letras e me ingressei no curso de contabilidade, onde me formei, e passei a exercer essa função na Luconte Contabilidade, que estou até hoje. Aqui vi minha primeira filha nascer, uma grande experiência ao lado de minha esposa. Penso que sou resultado de um grupo político comprometido com Itarantim e agradeço.  

Alerta - Quando começou sua atividade político-partidárias?
Kleber - A partir da compreensão dos fatos que sucediam em minha vida, uma coisa natural e perspectiva. Observava meu pai em suas atividades, e com ele, participava das movimentações. Nesse período de observação, passei me interessar pelos assuntos políticos que ocorriam no Brasil e na Bahia. Penso que, minha participação junto aos grupos pastorais da Igreja Católica, quando fiz parte do Conselho Paroquial e econômico, e o contato o hoje, Bispo Don Zanoni, despertou uma consciência militante, engajada e ideológica. Notava a motivação de alguns companheiros, estudava os conceitos de uma fé transformadora e solidária, isso, me levou a participar da reorganização do Partido dos Trabalhadores em Itarantim. Um partido que no meu pensar, traz uma mensagem também transformadora. Nesse momento, fui designado para presidir a comissão provisória municipal, pelo então presidente estadual, hoje, deputado Josias Gomes. Com a regularização do partido, fui eleito presidente do diretório municipal para o biênio 2005/2007, e, reeleito para 2008/2009.  A imagem impactante do político Luís Inácio Lula da Silva, me fazia sentir o dever de participar. E foi assim, reorganizamos o partido, e esperamos o momento para uma participação mais ativa.

Alerta - Quando ela chegou?
Kleber - Antes, participávamos do processo numa caminhada difícil e com pouca exposição. Pois, era complicado enfrentar uma situação, onde figuras com maiores experiências e destaques ocupavam os espaços. Lembro-me das grandes campanhas promovidas por Florindo Dantas e Aurino Xavier num primeiro instante; A chegada do atual prefeito, Gideão Mattos e seu sucessor Cícero Alencar; Ainda garoto, presenciei o jovem Ricardo Souto numa campanha extraordinária de 1992. E assistir sua chegada ao poder em 1996. Sempre fui um interessado nesses movimentos, porém, compreendia a liderança política de meu pai na família, e ainda hoje compreendo. Em 2000, dei meus primeiros passos, ao participar discretamente. Nesse período, já estava ligado aos políticos do PT, como Rosemberg Pinto, Geraldo Simões, Walter Pinheiro, Jaques Wagner, Valmir Assunção, Josias Gomes, Waldenor Pereira, Zé Raimundo, Guilherme Meneses e tantos outros lideres. Nas eleições estaduais de 2002 já estávamos na luta. Ali, Lula chega a presidência da república e passamos a jogar um papel mais participativo.

AlertaA chegada do PT ao governo da Bahia e a reeleição de Lula, foram importantes?
Kleber - Num primeiro instante, tentamos uma ampla negociação, não poderíamos desconsiderar a presença do PMDB e do movimento em torno do PSDB que estiveram na campanha de Wagner naquele período. Nesse instante, ensaiamos vários acordos. Logo, o ex-prefeito Ricardo Souto se ingressa no PMDB, não nos faltou iniciativa de dialogo. Estávamos dispostos a ter uma participação maior no pleito daquele ano, aguardávamos uma definição, já que mantínhamos um dialogo com o PSDB, e o PMDB tinha uma disputa interna entre os nomes que se apresentavam como possíveis candidatos. Quando o nome do ex-prefeito foi escolhido, uma legitima articulação se formou em torno do PSDB para compor uma chapa com o PMDB. O PT entendeu como justa, afinal, formavam uma mesma corrente em torno de Geddel Vieira Lima e Virgínia Hagge. Porém, já trabalhávamos um projeto dentro do partido. Fui candidato à prefeito em 2008 e outros companheiros vieram a nos reforçar nessa luta, é caso de Nilton Oliveira, que formou a chapa comigo. Foi uma campanha interessante.   

Alerta - Ricardo Souto convidou o PT para compor chapa?
Kleber - Sim. Porém, entendemos que não poderíamos desrespeitar outra corrente, no caso, o PSDB. Esse convite foi um claro sinal que tínhamos visibilidade. Agradecemos o ex-prefeito, mas seguimos nossa proposta. Apesar das especulações, Ricardo Souto entendeu, digo isso, porque é admirável seu bom-senso. Pois, em todos os nossos diálogos, nunca faltaram respeito. Observem que, nossa aliança levou o vereador Jadiel Matos à presidência da câmara para o biênio 2009/2010. Creio que, se não houvesse o racha entre PT e PMDB, estaríamos juntos em 2010.

AlertaO PT está decidido a disputar às eleições 2012.
Kleber - Importante, reelegemos o companheiro Wagner e a primeira mulher presidenta da república. Também elegemos Walter Pinheiro, senador do PT, e, Lidice da Mata do PSB. Nos empenhamos nessas campanhas, e o PT teve uma expressiva votação em Itarantim, saímos como a segunda força política do município. Nos orgulhamos muito da eleição de Rosemberg Pinto para a assembléia. E temos certeza que estará conosco nessa luta agora. Tudo isso foi pavimentado em 2008. Entendo que, significa mais um processo de amadurecimento. Mais responsabilidade e dedicação, e temos feito isso. Após um intenso diálogo, os companheiros confiaram mais uma vez a mim essa tarefa. O Partido dos Trabalhadores tem suas normas documentadas num estatuto. Meu nome foi posto à disposição para concorrer à prefeitura Municipal. Porém, isso é uma etapa, o mais importante para o PT, nesse momento, é está numa mesa de negociações com PMDB, que tem como pré-candidato, Antônio Roberto, e ocupa uma vaga na câmara através de Dr. Hilton Ribeiro, importante no processo de articulação; com o PTC, que apresentará o nome de Marcus Vinícius e com PTB, representado pelo Advogado Candinho Gusmão. Penso que, estamos fazendo a coisa certa. Não poderemos incorrer no erro da imposição, não há espaço para isso na política de Itarantim. O PT sempre esteve aberto ao dialogo para a construção de um novo modelo de administração para o município, em oposição ao atual governo que tem a frente Gideão Mattos. Porém, não nos falta serenidade e entendimento para defender a importância do dialogo. Os partidos: PT, PMDB, PTC, PTB e PPS, têm buscado esse entendimento. No que diz respeito ao ex-prefeito Ricardo Souto, esse mesmo dialogo prevalece, o PT tem recebido uma atenção muito grande por parte dele, eu, particularmente, tenho recebido um carinho enorme de sua parte. Veja, Ricardo Souto tem um grupo político com representação em duas cadeiras na câmara municipal, através dos vereadores Pedro Paulo e Jadiel Matos, tem o partido PHS que se alinha com PRP. E não poderemos negar a sua influência no processo eleitoral, seja como candidato, ou como parte de uma campanha. Quanto ao advogado Paulo Fernandes, acreditamos que tenha essa mesma concepção. Estamos dialogando e acreditamos nesse caminho para o sucesso da oposição, deixando de lado as vaidades pessoais, o afrontamento de imposição e as falácias, muitas vezes, desnecessárias.

Alerta - Caso seja o nome escolhido para representar a oposição. Ou até, como pré-candidato do PT, como apresentará um programa de governo?
Kleber - Os companheiros do PT têm uma grande preocupação com isso, penso, o Partido dos Trabalhadores transformou a vida de milhares de baianos e brasileiros com suas políticas socioeconômicas e culturais. Aqui em Itarantim, também temos esse cuidado, na campanha de 2008, apresentamos um programa. Agora, esse programa está sendo adequado e melhorado. Mesmo que o candidato não seja do PT, apresentaremos nosso pensamento.
Nosso programa em elaboração traz três pilares sólidos para um orçamento participativo, são eles:
Inclusão pelo Direito numa Política Estrutural:
·         Educação
·         Saúde
·         Desenvolvimento Social
Inclusão pela Economia numa Política de Renda:
·         Valorização Empresarial
·         Fortalecimento Comercial
·         Economia Solidária e Familiar
·         Fortalecimento da bacia leiteira e de corte
Inclusão pela Juventude numa Política de Futuro:
·         Integração Social
·         Esporte
·         Cultura

Alerta - Explique num resumo.
Kleber - Nunca o país viveu uma situação tão confortável: O jeito petista de governar reconstruiu as bases estruturais que fortaleceram Estados e Municípios, tirando milhões de brasileiros da miséria. É uma marca, o PT trabalha políticas para melhorar a vida do povo. Veja a arrecadação de Itarantim, ultrapassa os 02 milhões de reais por mês. É possível um planejamento com a participação da comunidade. É possível a valorização de educadores para a construção de uma escola participativa; o aprimoramento da saúde com humanização; dos serviços com entendimento. Ou seja, o respeito ao funcionário público em seus direitos. Quem ganhará com isso, é o povo que terão melhores serviços. Na economia, é necessária uma mesa de negociação para promover o crescimento na geração de emprego e renda. Veja que, se o dinheiro for investido em Itarantim, fortalecerá a economia local. Penso, se a prefeitura trabalhar nesse sentido, ganhará todos, tanto o comerciante como empresário e o trabalhador. Certamente teremos uma maior oferta de emprego e renda. Bem como, a aproximação com os produtores rurais, dando-lhes viabilidade, melhorando as estradas vicinais para escoamento da produção e buscando políticas de apoio. Já temos um trabalho nesse sentido a partir das intervenções junto ao Programa Luz Para Todos, com cerca de, 06 comunidades já atendidas e outras 10 aguardando a implantação do programa.

Tenho uma grande afinidade com o jovem. É importante a inclusão do jovem, falo com convicção e compromisso: Não abrimos mão do jovem. Afinal, o jovem é nossa base política. A Juventude tem uma capacidade muito grande de transformação, é fundamental apoiá-los e convidá-los a participar das decisões. Nós do PT já praticamos isso, temos uma base jovem muito forte na militância. O jovem tem de ser respeitado, e expressar sua opinião, e nos conversaremos com eles em seus espaços. No social, ampliaremos o atendimento e reforçaremos programas como: o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida para construir mais casas populares. Reforçaremos o atendimento ao aposentado priorizando suas necessidades. O Partido dos Trabalhadores de Itarantim terá um programa de compromisso sério e responsável com a cidade, o distrito de Ribeirão do Salto e a Zona Rural. Não vou entrar no debate agora, mas, é de causar angustia a situação administrativa em Itarantim. Estamos trabalhando um discurso, teremos um palanque forte, e, nossos companheiros preparam uma linha de debate para mostrar as ações petistas em Itarantim.  

Alerta - Para finalizar.
Kleber - Gostaria de agradecer o espaço no ALERTA ITARANTIM, é importante esse veículo de debate, outros certamente, aqui falarão de suas vidas e idéias. É importante que o povo acompanhe, dialogo é a base dos pilares democráticos. Vai errar quem achar que é demais grande na solidão. Eu volto a dizer, eu sou o resultado de um grupo que pensa numa Itarantim decente e capaz de fazer melhor. Sou resultado de homens, mulheres e jovens que lutam a cada dia, e, tenho orgulho disso. Gostaria de convocar os companheiros que disputarão uma vaga para câmara municipal, gostaria de convocar a militância, os simpatizantes e povo. Estamos mais fortes. Essa é uma luta da história, do povo e da verdade. Será um prazer conversar com a comunidade, e será um prazer participar desse momento na história de Itarantim dialogando sempre.

Comentários

  1. Parabéns Kleber, com certeza não sós jovens estarão com você, a comunidade estará.
    Parabéns, o Senhor do Bonfim e a Rua da Palha estão lhe esperando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, também estarei esperando vocês lado-a-lado nessa luta. Toda Itarantim.

      Excluir
  2. PARABÉNS KLEBER EU TE ADMIRO MUITO PELA A PESSOA QUE VOCÊ É,CONTINUE SEMPRE ASSIM HUMILDE,QUE SEJA DA VONTDADE DO PAI E NÃO DO HOMEM.
    SO QUERIA DEIXAR OS MEUS COMPRIMENTO AQUI.ESPERO QUE PESSOAS,TENHA ESSA MESMA VISÃO MINHA PORQUE NÃO PODEMOS VOTAR EM PESSOAS SO PARA SATISFAZER CAPRICHOS.VAMOS ANALISAR TODOS.
    ITARANTIM PRECISA DE UM FILHO DA TERRA SEJA VC KLEBER OU PAULO CONSTRUÇÃO.
    OMEU VOTO É SEU,MAS ESTOU FALANDO AQUI SEM PAIXÃO POLÍTICA.
    NÃO PRECISAMOS DENEGRIR IMAGEM DE NINGUEM AQUI,DEUS JA SABE QUEM É O MELHOR PARA NOSSA ITARANTIM.
    BOA SORTE KLEBER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua escolha é sua consciência. O voto é resultado da mente e do coração. Muito Obrigado.

      Excluir
  3. quiabo
    como iremos votar em Kleber se Ricardo perdeu a eleição por causa dele que nao quis ser vice e teve 300 votos, e Ricardo perdeu por 22 votos? sai fora Kleber...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeitamos seu pensamento. Porém, o espaço democrático nos proporcionou uma disputa. Ricardo poderia ganhar as eleições, como Gideão Mattos ganhou. Será que, também seriamos culpados se o resultado fosse o contrário. Eleição é o resultado do pensamento de um povo. Como você disse: Tivemos significados e valorosos 329 votos que nos ajudaram a continuar uma luta. Mas, respeitamos seu pensamento.

      Excluir
  4. Eu também sou quiabo, mas rapaz tu leu o que Kleber falou? Pois eu vou votar nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos conversando para realizar essa aliança. Muito Obrigado.

      Excluir
  5. GENTE VAMOS PARAR COM ESSES NEGOCIO DE QUIABO E ABÓBORA.o POVO QUER CARA NOVA,QUE VER NOVO COM GAZ DIFERENTE NA POLÍTICA CHEGA DE VOTAR NESSAS PESSOAS CONRRUPTAS.SERVE PARA DR PAULO TAMBÉM,ELE FICA AI CHINGANDO GIDEÃO,EU ACHO QUE VC NÃO MORAL NENHUMA PARA CHINGAR O ATUAL PREFEITO,PQ POUCO MIM LEMBRO,COMEU MTO COM ELE.AGORA VC QUER DAR UM DE BOM SAMARITANO.
    CHEGA COM ISSO QUE O POVO TA COM DR.O POVO VAI ESTA EM QUEM VAI FAZER UMA ITRANTIM MELHOR.E O SENHOR É PIOR QUE GIDEÃO MIL VEZES.
    VAMOS VOTAR SIM EM UM FILHO DA TERRA
    KLEBER E PAULO CONSTRUÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que parabenizar espaços como esse: ALERTA ITARANTIM. Somos bons quando somos livres para falar Muito Obrigado pelo carinho.

      Excluir
  6. Kleber diante dessa entrevista pude perceber o quanto vc está preparado. Pude perceber o quanto vc pode mudar pra melhor a nossa cidade. Parabéns Itarantiense puro, ligitimo filho da terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me preparando com a ajuda de vocês. Muito Obrigado.

      Excluir
  7. Parabéns joven senhor Kleber do PT com essa postura e humildade o projeto que vc encabeça com serteza será vitorioso. Tô com vc

    ResponderExcluir
  8. KLEBER VC SERÁ O PREFEITO DESSA CIDADE. VOCÊ ESTÁ PREDESTINADO A GOVERNAR ESSE POVO SOFRIDO.
    PODE SUPORTAR TUDO SEM DESANIMAR NUNCA, PORQUE A SUA HISTÓRIA VAI SER A MAIS BONITA DOS PREFEITO QUE ESSA CIDADE JÁ TEVE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegaremos juntos, se da vontade de Deus.

      Excluir
  9. ainda não decide em quem votar, mas estou pensando muito em votar no pt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço-lhe, venha conversar conosco. Teremos razão para acreditar em nós.

      Excluir
  10. Estou morando em Salvador, conheci esse rapaz no colo, me surpreendeu,já havia perdido a vontade de votar. Mas, estou decidido, votarei nesse rapaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Será prazer receber sua confiança.

      Excluir
  11. parabéns a escolha certa para governar Itarantim Kleber do pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escolha será nossa, de nossa gente, nassa comunidade. Lhe agradeço.

      Excluir
  12. Tenho anos de acompanhamento dos fatos políticos em Itarantim, acredito que a disputa se dará entre o candidato de Gideão, que terá meu voto, e Kleber. É com o coração cortado que não votarei nele. Mas que sairá ganhando na disputa será nossa terra. Certamente a disputa será entre os dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc vai votar em paulo construçao pq é filho da terra? Mais me diga o que ele entende de gestao publica?Gente pelo amor de Deus abram a mente em pleno seculo21,vivemos num mundo globalizado com expectativas de vida melhor e ainda assim me dizer que vai votar em paulo,VC VAI TA ASSINANDO NOSSA SENTESA DE MISERIA,PODE SE DIZER ITARANTIM CHEGOU A RUINA TOTAL.

      Excluir
  13. KLEBER eu acho que vc teve 4 anos pra se distacar mais como candidato a prefeito de Itarantim. Vc teve como amigo pessoal o homem da maquina do dinheiro da bahia Rosemberg, pq nao realizou nenhuma obra na cidade? ai sim o povo iria se lembrar mais de vc,creio eu que vc ainda ta anonimato,vc so aparece em epoca de politica tanto vc quanto Antonio Roberto sao pessoas maravilhosas de bom carater,mais nao tem aproximaçao com o povao,quem elege politico em Itarantim é o povo pobre e vc nao tem esse conecimente diante deles.Quando eu falei em realizar obras me lembro do rapaz da rua da palha Regis que com esforços construiu uma casa pra alguem aqui em Itarantim quem se destacou ai foi ele deveria ter sido vc com aajuda dos seus nossos deputados digo nosso pq tb votei neles eu digo pra vc to decepcionada com ROSEMBERG nao ta fazendo nada por nós,apoio de boca nao vale nada queremos é VER PRA CRER.UM ABRAÇO MEU QUERIDO E SEJA OQUE DEUS QUISER PQ SE A OPOSIÇAO NAO UNIR DE VERDADE VAMOS SOFRER PRA O RESTO DE NOSSAS VIDAS,NA NOSSA PROPRIA CIDADE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.