RAIO LASER/TB Coluna do dia 17/11/2012



Cassação
A Justiça baiana começou nesta semana o julgamento do mandado de segurança impetrado pelo DEM contra a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia pela perda do mandato do deputado estadual Rogério Andrade, que deixou o partido para se filiar ao PSD. O pedido de cassação foi, em março, rejeitado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, mesmo após o argumento do DEM de que o deputado teria faltado a mais de um terço das sessões. A decisão foi criticada pelo suplente do parlamentar, Carlos Gaban (DEM). O relator do caso no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Edmilson Jatahy, votou contra a cassação de Andrade, ao passo em que Clésio Rosa entendeu que o deputado merece a penalidade.

Sucessão da UPB
O primeiro prefeito reeleito da história de Santo Amaro da Purificação, Ricardo Machado (PT), eleito com 61,9% dos votos válidos, vem se destacando no cenário político estadual como uma das melhores administrações do Estado. Ele tem como seu principal aliado político o secretário chefe da Casa Civil Rui Costa, e detém uma forte ligação com o governador Wagner. O prefeito Ricardo Machado tem agora um novo objetivo em sua carreira política, que é a presidência da União dos Municipios da Bahia - UPB, que hoje é presidida por Luiz Caetano, prefeito de Camaçari. Ricardo tem tido reuniões com prefeitos de vários partidos da base aliada do Governador e já desponta como um dos favoritos.

Governadores
O governador Jaques Wagner (PT) irá se reunir com Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco. Entre os governadores estará presente o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Moreira Franco.
Wagner e Campos se reúnem para o 1º Encontro dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social Brasileiros, que acontecerá na próxima terça e quarta-feira (21), no Hotel Fiesta, no bairro de Itaigara em Salvador. O encontro, além da troca de experiências e debates, servirá para elaboração da Carta da Bahia.

Tucanos, reciclai-vos!
Após a derrota em São Paulo, os tucanos passaram a defender uma renovação dos quadros do partido, como uma maneira de manter-se vivo no cenário político nacional. Esse assunto já era tema de discussão do PSDB baiano desde os momentos pré-campanha eleitoral. Tanto que houve um grupo de insurgentes contra a decisão de adesão à campanha de ACM Neto acusando o apoio de ter vindo da cúpula tucana paulista – tida como muito conservadora. No final, os tucanos arredios baixaram a guarda e saíram ganhando nas eleições, ampliando, inclusive, o número de vereadores. Mas o questionamento acabou fazendo sentido.

Prefeito Netinho
Um perfil falso do prefeito eleito de Salvador, ACM Neto, conhecido como Prefeito Netinho, faz sucesso entre os usuários de redes sociais. Na quinta-feira à noite, ganhou resposta do candidato derrotado nas urnas pelo original, Nelson Pelegrino, depois de muita provocação ao petista. “Você precisa crescer para aparecer”, afirmou Pelegrino. Resta saber se ele se referiu ao fake ou ao original, cuja estatura foi citada pela presidente Dilma Rousseff em passagem pela Bahia durante a campanha.

Saúde de ACM Neto
Segundo o site Bocão News, o ex-secretário de Saúde do governo Paulo Souto, José Antônio Rodrigues, é forte candidato a ficar como titular da mesma pasta na administração de ACM Neto em Salvador. A permanência de Tatiana Paraíso, antes cogitada, teria ficado em segundo plano e o nome de Rodrigues surgiu forte na equipe de transição. O cotado é atualmente provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

 Itacaré e ACM Neto

Conforme nota do site Pimenta na Muqueca, o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), escolheu o sul da Bahia para descansar neste feriadão. O democrata desembarcou no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, na última quinta-feira, junto com a namorada, Graziele Picollo. Eles teriam partido para Itacaré. 

Posição
No meio da polêmica sobre os projetos encaminhados pelo Executivo para a Câmara Municipal, a vereadora Aladilce Souza provocou o prefeito eleito, ACM Neto, a se posicionar sobre a votação das contas de 2009 e 2010 do prefeito João Henrique. Segundo ela, uma aprovação seria apenas uma maneira de retribuir o apoio de JH na eleição 2012. O próprio ACM Neto, entretanto, já se manifestou. Disse em entrevista à rádio Metrópole que defende a não reforma do parecer do Tribunal de Contas dos Municípios sobre as contas de gestores – rejeitadas ou aprovadas.
Otto
O vice-governador Otto Alencar, presidente estadual do PSD, voltou a reiterar o indicativo à bancada na Câmara de Salvador para que rejeite as contas do prefeito João Henrique. Ex-conselheiro do TCM, Otto defende que o parecer do Tribunal seja seguido pelos vereadores.

Comemoração 
Após quatro caravanas de deputados estaduais e federais aos órgãos responsáveis pela liberação das obras do Porto Sul, a Valec e o Ibama, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) comemorou a notícia de que o Ibama finalmente emitiu a licença prévia para instalação do Porto Sul, que será construído em Ilhéus e estará interligado aos trilhos da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol).

Rejeição 
O vereador eleito Hilton Coelho (PSOL) nem bem tomou posse e já promete fazer barulho na Câmara de Vereadores de Salvador. Sobre o fato de o parlamento ter que votar as contas do prefeito, ele disse ser “uma excelente oportunidade de o plenário repudiar um modelo de gestão que tem que ser eliminado de Salvador. Afinal, João Henrique passou oito anos duelando com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e nos anos de 2005 a 2008 suas contas somente foram aprovadas com ressalvas. Depois disso não conseguiu aprovar mais nenhuma”.

Cotação 
O clima político para as eleições de 2014 começou a esquentar em Itabuna. Sites do sul baiano dão como certa a pré-candidatura do tenente coronel Valcí Serpa, atual comandante do 19º Batalhão em Jequié, para deputado estadual.Há quem diga que caso ele saia candidato, pode atrapalhar a reeleição do deputado estadual Coronel PM Santana (PTN).
Almadina 
A prefeita eleita Gleide de Val (PSD) já está definindo a sua equipe de governo em Almadina. A vice-prefeita eleita Zelma Lopes (PP), será a secretária de Saúde do município. Zelma Lopes entende muito de saúde pública, e, por este motivo, é considerada o melhor nome para a pasta, já que, além de ter formação na área, goza de grande prestígio em Salvador. Em entrevista ao portal “Políticos do Sul da Bahia”, Zelma declarou que está articulando para buscar recursos para a Saúde na Sesab, e que assim que estiver empossada vai tentar uma audiência com o secretário de Saúde do estado, Jorge Solla.

Compra de votos 
Compra de votos, coação de eleitores e destruição de propagandas eleitorais de adversários políticos. Em Cipó, o Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Pablo Antônio Almeida, denunciou nas esferas cível e criminal o prefeito eleito, Romildo Ferreira dos Santos (PSD), o vice-prefeito eleito, Carlos Roberto Silva, o vereador eleito Vinícius Antônio Santos, o ex-vereador Gilberto Onofre, além dos candidatos não eleitos Anderson Fonseca Souza e Pedro Francisco dos Santos, dentre outros acusados.

Comentários