PUBLICIDADE

RAIO LASER/TB

Coluna do dia 23/11/2012

Oficializando 
O presidente da executiva municipal do PSDB em Salvador, José Carlos Fernandes, se reuniu na tarde de ontem com a bancada de vereadores eleitos para deliberar sobre diversos temas, mas, principalmente, para demonstrar apoio ao projeto do vereador Paulo Câmara de se candidatar à presidência da Câmara Municipal. “Trata-se de um quadro importante do PSDB, com experiência administrativa, e que reúne todas as qualidades para fazer uma boa administração, visando a valorização do Legislativo municipal”, disse Fernandes. Presente ao evento, o vereador eleito Marco Prisco concordou: “O vereador Paulo Câmara é um excelente candidato e muito pode contribuir para a recuperação da nossa cidade”, arrematou.

Prestígio 
O ex-governador Roberto Santos (PSDB) foi convidado pessoalmente para a posse, ontem, do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Os dois são amigos da época em que trabalharam juntos quando o ex-governador baiano foi ministro da Saúde, indicado pela Bahia. Aliás, bons tempos aqueles em que a Bahia tinha ministros.

Presença
O governador Jaques Wagner também participou, na tarde de ontem, da sessão solene de posse dos novos presidente e vice-presidente da instituição, Joaquim Barbosa e Ricardo Levandowiski. “A posse de Joaquim Barbosa traz uma simbologia importante, pois é o primeiro negro a chegar à presidência da mais alta corte do País”, destacou Wagner. O governador lembrou que, para o Estado da Bahia, a posse de Joaquim Barbosa é mais representativa ainda, uma vez que é o estado com o maior número de afrodescendentes do País.

Multa
O Tribunal de Contas dos Municípios multou a Câmara de Vereadores de Camaçari, na gestão do presidente Zé de Elísio, no valor de R$ 5 mil pelo excesso de comissionados na Casa. O relator, conselheiro José Alfredo Dias, deu o prazo de até 120 dias para a regularização do quadro de pessoal da Câmara. Ainda cabe recurso da decisão.

Críticas
Petistas viram uma tentativa de “queimar” o companheiro Josias Gomes na divulgação por esta coluna de versão segundo a qual o governador Jaques Wagner (PT) teria sido duramente criticado por petistas durante almoço que o parlamentar ofereceu para o ex-ministro José Dirceu esta semana em Salvador. Wagner pode não ter sido criticado lá, mas tem sido alvo de ataques por parte de petistas em vários lugares.

Transição 
O secretário municipal de Comunicação, André Curvello, entregou na tarde de ontem, 22), ao ex-governador Paulo Souto, responsável pela equipe de transição do prefeito eleito ACM Neto, o relatório contendo informações referentes à Secom. “Seguindo a determinação do prefeito João Henrique, estamos à disposição para que o processo de transição ocorra de forma transparente e colaborativa”, disse. “No documento apresentamos as ações da comunicação da prefeitura”, afirma o secretário. “Quem ganha com esta reunião é a cidade de Salvador e a população, que tem a transparência das informações do atual governo entregues ao novo prefeito da cidade”, completou Curvello.
Ajustes salariais
Cerca de 22 mil servidores públicos estaduais foram atendidos, desde a semana passada, com reajustes salariais e vantagens resultantes de negociações feitas entre representantes de diversas categorias e do Poder Executivo nos últimos seis anos. A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou quatro projetos de lei que beneficiam as carreiras da Polícia Civil; Técnicos em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em Metrologia e Qualidade, em Fiscalização Agropecuária e em Regulação.
Universidades
O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), condenou hoje a falta de estrutura das universidades estaduais do estado, o que tem motivado diversas manifestações de estudantes e professores, principalmente nos campi do interior. Segundo ele, a qualidade do ensino tem sido comprometida pela ausência de aparelhamento nos centros de ensino e pela desvalorização da pauta dos professores, que tem reivindicado o reajuste salarial de 28%. Hoje, vários docentes estiveram na Casa Legislativa, onde protestaram contra a falta de acordo do governo. O peemedebista chamou a atenção para o sucateamento do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Jequié.
Contas 
Abordado por jornalistas sobre a votação das contas do prefeito João Henrique (PP), após a sessão de anteontem, 21, na Câmara Municipal, o 1º vice-presidente, vereador Paulo Magalhães Jr. (PSC), foi categórico: “ Já passou da hora. Vou referendar o parecer do TCM e da Comissão de Orçamento”.

Estilo
Ao confiar ao ex-governador Paulo Souto a coordenação do seu grupo nesse processo de transição, o prefeito eleito ACM Neto já antecipou a cara do seu governo. Conhecedor a fundo da máquina pública, elegante no trato com a equipe que toca até hoje a máquina municipal, Paulo Souto vai desenhando a cara da nova gestão, mesclando experiência e o sangue novo do prefeito eleito. Nao podia começar melhor. É o que os aliados e até não aliados comentam nos bastidores da política baiana.


Comentários