RAIO LASER/TB

Coluna do dia 13/11/2012

Ostracismo 
Depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem que o ex-ministro José Dirceu pegará uma pena de mais de 10 anos de prisão por seu envolvimento no núcleo político do mensalão, um grupo de parlamentares do PT que pretendia convidá-lo para fazer uma palestra em Salvador decidiu cancelar o evento. O argumento é que o momento não é oportuno para a vinda de Dirceu à Bahia em viagem partidária, apesar de não haver, pela frente, nenhuma eleição, o que poderia ser absolutamente negativo para os nomes que estivessem concorrendo. Fato é que o ex-todo-poderoso ministro do governo Lula não é mais aquele, depois da condenação, ou seja, começa a provar o gostinho do verdadeiro ostracismo.

Sugestão
Repercutiu e não foi pouco o artigo publicado ontem na Tribuna pelo deputado federal João Carlos Araújo (PSD) defendendo o nome de Otto Alencar para o governo em 2014, ao lembrar que o PT deveria ouvir o conselho do governador Jaques Wagner (PT) de pensar em abrir mão da cabeça de chapa se quiser manter seu grupo unido.

Bom humor
Segundo o secretário estadual do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, a brincadeira do governador Jaques Wagner, que o apresentou, juntamente com o secretário da Casa Civil, Rui Costa, à presidente Dilma Rousseff como candidato a governador em 2014, foi uma amostra da espirituosidade de Wagner. Em entrevista à rádio Tudo FM, Gabrielli ainda completou: disse que a presidente levou na esportiva e não comentou a provocação.
Popularidade 
Quem fez o maior sucesso no sábado à noite na Feira da Fraternidade foi o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM). Descoberto por populares, Neto, que estava acompanhado apenas da família, foi convidado a se levantar para tirar fotos com quem teve a oportunidade de posar ao seu lado. Curioso é que a criançada, na faixa dos 12 anos, foi a que mais solicitou o prefeito eleito.

Viagem
E por falar em ACM Neto, a semana vai ser de descanso para o prefeito eleito de Salvador. Depois de uma rotina estafante durante a campanha eleitoral e duas semanas preparando a equipe de transição entre as administrações do Palácio Thomé de Souza, o democrata embarcou para uma viagem que termina apenas no dia 19. Não foram fornecidos detalhes sobre o destino do prefeito eleito.

Cotado 
O secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota (PMDB), nome cotado para participar do governo de ACM Neto, em Salvador, também está sendo lembrado para assumir a presidência do Esporte Clube Vitória - é só ver o twitter dele.
Funasa
O colunista de O Globo Ilimar Franco publicou a informação de que o superintendente da Funasa na Bahia, William Dell’osso, foi demitido ontem em retaliação ao apoio do ex-ministro Geddel Vieira Lima ao líder da oposição no Congresso Nacional, ACM Neto, na eleição da capital baiana. Segundo Franco, Dell’osso fora indicado pelo vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal. Para o lugar foi nomeada a petista Glenda Barbosa de Melo. Por enquanto, ninguém desmentiu ter sido uma reação.

Câmara
Ainda não emplacou completamente, mas nos bastidores fala-se que o tucano Paulo Câmara deve ser confirmado nas próximas semanas como o candidato à presidência do Legislativo com nome mais forte – e com mais chances de levar a melhor na eleição entre os pares. O apoio do PMDB, anunciado via Twitter pelo cacique Geddel Vieira Lima, foi apenas mais um empurrão para a candidatura que já tomava corpo. Até agora vai dando Câmara na Câmara.

Austeridade
Um governo de austeridade total, muita visibilidade e controle dos gastos públicos com obras e serviços para a população, é o que garante o prefeito eleito de Bom Jesus da Lapa, deputado Eures Ribeiro (PV), que acaba de instalar a Comissão de Transição para saber a real situação em que se encontra a Prefeitura para as primeiras medidas a serem adotadas a partir de 1º de janeiro de 2013, data de sua posse. O deputado vem dividindo a sua atividade parlamentar com contatos com os titulares das diversas secretarias estaduais e órgãos federais com os quais a prefeitura mantém relacionamento, em busca de relações e soluções para Bom Jesus da Lapa, visando com isto fortalecer o início de sua gestão, para responder aos apelos da população que o elegeu com uma ampla maioria de votos.

Espera
Fora da Câmara Federal após o retorno dos titulares, Sérgio Barradas Carneiro e Emiliano José esperam para ser reaproveitados pelo governo da Bahia em alguma função estratégica. Apesar da expectativa, comenta-se nos bastidores que, além dos futuros ex-prefeitos Moema Gramacho e Luiz Caetano e da futura ex-vereadora Olívia Santana, eles também podem ficar de fora do rearranjo do secretariado de Jaques Wagner.

Preguiça
Depois de denúncias de moradores da região do Centro Histórico e das imediações da avenida Contorno, a vereadora Andrea Mendonça (PV) prometeu questionar, junto ao Ministério Público, a requalificação da praia da Preguiça proposta pela Bahia Marina. Segundo lideranças comunitárias, a praia ficará fechada ao acesso ao público, terminando com um dos últimos redutos da população da área naquele trecho da cidade.

Terras
A regularização fundiária de terras públicas estaduais, rurais e devolutas ocupadas por Comunidades Remanescentes de Quilombos e de Fundos e Fechos de Pastos está em pauta na Assembleia Legislativa. Relator do Projeto de Lei, de origem do Executivo, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) disse ontem que a peça já tramita na Casa e que a proposta pretende conceder direito real de uso do terrirório a uma vertente de povos tradicionais. “Esse direito é um grande avanço do Estado e uma conquista destas comunidades tradicionais”, avaliou.

Tiro o chapéu
O líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), tirou o chapéu para várias personalidades, durante o programa “Pra quem você tira o chapéu”, na rádio Subaé AM de Feira de Santana. O petista disse que Colbert era seu “amigo pessoal” e destacou “ser uma pena” que ele tivesse ido para o lado adversário. Sobre João Durval, Zé Neto lembrou que ele o apoiou para senador em 2006, mas o apoio não teria sido retribuído em 2012, quando o petista foi candidato à prefeitura de Feira. “Mas é bom lembrar que o senador teve um papel importante na história da política de Feira de Santana, tanto do ponto de vista do estado quanto do próprio município, nas construções todas que ele trouxe, e isso não se apaga”.

Campanha 
A deputada Luiza Maia (PT) lançou, ontem, no plenário da Assembleia, uma campanha para que a UPB tenha, pela primeira vez na história, uma mulher no cargo máximo da entidade. Direta, a petista pediu o apoio dos colegas, dirigindo-se especialmente aos que possuem ligação direta com gestores no interior, para a socialista Maria Quitéria Mendes, prefeita reeleita de Cardeal da Silva, que atualmente ocupa a vice-presidência da UPB.

Comentários