RAIO LASER/TB

Coluna do dia 20/11/2012

Reviravolta
O deputado Nelson Leal (PSL) retirou ontem a candidatura à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para apoiar a postulação do deputadoGildásio Penedo (PSD) na disputa da cadeira cuja indicação pertence à Assembleia Legislativa. Segundo Nelson, o nome de Gildásio conseguiu agregar mais apoios. “Eu me sinto representado por Gildásio, que reúne todas as condições para o preenchimento da vaga”, disse. Com esse movimento, a candidatura do pessedista se fortalece, sendo apontada como a mais favorável à vaga nos bastidores.
Justificativa O secretário estadual do PDT, Alexandre Brust, reagiu ontem ao fato de alguns líderes partidários terem ironizado o desejo de mais espaço para o partido no governo. “A rigor, o nosso problema não é só de espaço, mas também de vascularidade. O PDT quer chegar para defender as suas bandeiras da educação e do trabalho e as secretarias hoje ocupadas e que foram conquistadas a partir da eleição de 2010 não dão o poder final que o PDT almeja para executar o seu trabalho”, justificou.
Gripe
Bahia fanático, o senador Walter Pinheiro (PT) ficou de molho no domingo no sofá durante o jogo do time em Pituaçu. Foi colhido pela malfadada gripe que tem tirado políticos, empresários e gente comum de tempo e, de tão avassaladora, já está sendo chamada de “mensalão”. Um perigo!
Sem expectativas
Forte apoiador do projeto de ACM Neto durante a campanha, quando contrariou até mesmo o seu próprio partido, que seguiu com o PT, o vereador Téo Senna disse que não vai criar expectativas por cargos no secretariado na administração municipal. “Sei que ele (Neto) tem que reduzir custos e não irá criar secretarias indiscriminadamente”, disse.
Prosa
Para quem conhece a dinâmica da Câmara Municipal, dificilmente o vereador Paulo Câmara (PSDB) deve deixar escapar a chance de se eleger presidente da Casa, sucedendo o vereador Pedro Godinho (PMDB), que não conseguiu se reeleger. Com os apoios de peso que conseguiu reunir, que passam por dois pesos-pesados da política baiana, o tucano está com tudo e não está prosa.
Almoço
O encontro de amigos do ex-ministro José Dirceu organizado pelo deputado federal Josias Gomes acabou maior do que o esperado. Segundo o parlamentar, depois da nota na Coluna Raio Laser da Tribuna, sobraram ligações para perguntar a razão do almoço. Entre os telefonemas, alguns pouco satisfeitos por não terem sido avisados previamente. O número de convidados, entretanto, ficou restrito à “turma antiga do PT”.
Elogios 
O deputado Carlos Geilson (PTN) usou a Tribuna da Assembleia para avaliar à postura do prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM). De acordo com ele, a cada entrevista que ele lê, percebe o quanto Neto está amadurecido e preparado para enfrentar o novo desafio.
Apoio
Na luta pela permanência no cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado e atual presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), conquistou mais três partidos: PRB, PP e PSL. A adesão das legendas para a continuidade de Nilo no cargo foi decidida em reunião que contou com a participação de alguns pepistas. O próximo apoio do pedetista deve ser o PSB que é representado na Assembleia por Pastor Sargento Isidório e Capitão Tadeu.
O homem que virou suco
Funcionários da Sucom procuraram esta semana a coluna para informar que torcem para que a equipe do prefeito eleito ACM Neto (DEM) consiga identificar imediatamente quem, no órgão, se assemelha ao senhor Hussain Saab, responsável pelo licenciamento de obras em São Paulo acusado de possuir um gigantesco patrimônio formado por centenas de apartamentos naquela capital. Segundo eles, o congênere baiano cobraria honorários elevados dos empresários há mais de 15 anos para evitar que os processos fiquem “dando voltas inúteis” nas prateleiras da autarquia.
Jovens
O senador João Durval (PDT-BA) participou na manhã desta segunda-feira, no Plenário do Senado, da cerimônia de posse dos jovens senadores. São 27 alunos do ensino médio de escolas públicas – um de cada estado da federação – escolhidos por meio de concurso de redação do Programa Senado Jovem Brasileiro. Neste ano, o Estado da Bahia está sendo representado pelo estudante Danilo do Amor Divino dos Santos, com a redação – “Meu Pedaço de Brasil”. Ele estuda na Escola de Primeiro Grau Padre Alexandre de Gusmão, no município de Cachoeira. Os estudantes selecionados foram premiados com notebooks e terão a oportunidade de elaborar projetos.


Comentários