RAIO LASER/TB

Coluna do dia 26/11/2012

Muito poder
Na disputa pela sucessão do presidente da Câmara Municipal, Pedro Godinho (PMDB), o vereador Paulo Câmara (PSDB) não está mesmo sozinho. Tem a seu lado o vereador Alfredo Mangueira, do PMDB, um conhecido articulador do Legislativo municipal, cujo poder é respeitado por muitos colegas, além do apoio declarado do peemedebista Geddel Vieira Lima e do tucano Antonio Imbassahy. Com a qualidade e porte dos correligionários, Paulo Câmara, se vencer o pleito, terá um poder muito maior do que o dos presidentes que comandaram a Casa nas duas últimas décadas. É a avaliação que se faz na Praça Municipal, onde o prefeito João Henrique (PP) se prepara para descer e o prefeito eleito ACM Neto subir as escadas do Palácio Thomé de Souza.

Decepção
Lamentável a cara feia propositalmente feita pela presidente Dilma Rousseff durante a bela solenidade de posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal na semana passada. Quem imaginava que Dilma tinha independência em relação ao antecessor Lula, que a colocou na presidência, se decepcionou de forma irreversível.

Ligadão 
Chefe da Casa Civil do governo Jaques Wagner, Rui Costa anda de conversa com um conhecido marqueteiro. Assim, pretende antecipar o monitoramento com relação às perspectivas reais que tem de lutar por uma candidatura a governador no PT para 2014. Além dele, concorrem Luis Caetano e José Sérgio Gabrielli, já que Moema Gramacho é carta fora do baralho desde que foi derrotada pelo PP em Lauro de Freitas.
PSD em pauta 
Após o encontro da última sexta-feira do PT com os prefeitos eleitos, dessa vez será o segundo maior partido do governo em representatividade, o PSD do vice-governador, Otto Alencar, apontado nos bastidores políticos, como um dos nomes possíveis de disputar daqui a dois anos a majoritária, que irá avaliar o contexto eleições e o prognóstico para o futuro. Com a meta de se aproximar dos gestores atuais e daqueles que assumirão em 1º de janeiro de 2013 e ainda unir cada vez mais a sua base, já visando a sua sucessão, o governador Jaques Wagner irá comandar a reunião com os pessedistas, no Hotel Fiesta às 9h.

PSC
Apoiador do projeto do PT no segundo turno da capital baiana, o Partido Social Cristão (PSC) se reuniu no último final de semana no Hotel Catussaba, em Salvador. O evento foi em âmbito nacional, onde participaram vários deputados estaduais e federais da sigla, além de senadores e todos os presidentes de capitais e estados. “Estou muito feliz por Salvador ter sido escolhida para sediar este evento que teve como base decisões positivas que serão levadas para todo o nosso país”, disse o presidente da sigla na Bahia, Eliel Santana.

Encontros 
E por falar em Rui Costa, em Jequié, o secretário da Casa Civil marcou presença ainda em Jequié no encontro promovido pelo PDT. Depois do PMDB na ultima sexta-feira com o deputado Leur Lomanto Jr., ontem foi a vez dos brizolistas, do deputado Euclides Fernandes. Rui Costa (PT) abordou a importância da elaboração de projetos para buscar recursos e obras junto aos governos estadual e federal. Serão os ventos de 2014?

Vaga
O senador João Durval (PDT) andou nas últimas semanas mantendo conversas com o prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), o que gerou na cidade especulações segundo as quais o pedetista poderia negociar participação para o filho Sérgio Carneiro no governo feirense. Apesar do excelente trabalho que faz na Câmara dos Deputados, Carneiro vai deixar o mandato na Casa por ser suplente.

Queimado
Por falar em Feira de Santana, as informações que pipocam na cidade dão conta de que o atual chefe do executivo municipal, Tarcízio Pimenta (PDT), praticamente banido da cena local pelo eleitorado que foi às urnas em outubro, não teria mais coragem de se candidatar nem a deputado nas próximas eleições estaduais. Estaria queimadíssimo.

Serenidade
A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa e a vaga do Tribunal de Contas do Estado (TCE) devem continuar movimentando os bastidores da Casa .Mas, para o líder do governo, Zé Neto (PT), os temas devem continuar sendo conduzidos com “serenidade”. “Os deputados terão todos eles as suas pretensões de participarem, os que quiserem. Eu prefiro deixar esse assunto para ser tratado em um ritmo mais sereno porque, por exemplo, lá na frente nós vamos ter que entender que é natural que possa haver mais de um candidato”.
Ligações perigosas
De um petista ontem à coluna sobre a dificuldade que o partido enxerga cada vez mais para tentar defender o ex-ministro José Dirceu, condenado a quase 11 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal por envolvimento no mensalão, reputado como o maior escândalo de corrupção da história do país: “Agora, me aparece esta chefe de gabinete do governo em São Paulo que trabalhou 12 anos com o cara!”

Fenagro
“Não conheço nenhum outro lugar no mundo que tenha recursos tão abundantes na agricultura como a Bahia”, disse o embaixador da China, afirmando ainda que há grande possibilidade de atrair empresas chinesas para investir no Estado na área têxtil, pesca e produção de uvas e vinhos. Jinzhang foi a primeira autoridade internacional recebida pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, no primeiro dia da Feira Agropecuária do Norte-Nordeste (Fenagro), que acontece até o próximo domingo (2) no Parque de Exposições de Salvador.

Futuro
Nos bastidores tem sido grande a especulação em torno do futuro político do prefeito João Henrique (PP). É certo uma mudança de partido. Só se não sabe concretamente ainda para onde ele vai. Nas especulações, além do PTN, com baixa chance por causa do tempo reduzido de televisão, tem o PPS e o DEM. Mas, nos últimos dias surgiu o PDT com grande possibilidade, visando uma disputa em 2014, com a tese de que o presidente da AL, Marcelo Nilo (PDT) sairia de cena, ou seja, da sucessão estadual para uma vaga no TCE. E há quem diga que há ainda outra chance com uma possível fusão do PSL e do PRB ao PSD. Essa formação poderia ser uma outra oportunidade para JH. O impasse seria a suposta aversão do vice-governador Otto Alencar ao modo de fazer política do alcaide. Tudo porem dependerá da aprovação de suas contas na Câmara.
SOS
O deputado federal Félix Mendonça Junior (PDT) destacou que uma solução para amenizar o agravamento da crise da lavoura cacaueira do sul da Bahia seria a introdução dos derivados do cacau na merenda escolar e na cesta básica. “Já apresentamos um projeto de indicação na Câmara”.

Sambódromo
A criação de um sambódromo em Salvador – berço do samba – foi defendida durante a Caminhada do Samba, que levou cerca de 600 mil pessoas ao Campo Grande neste domingo (25). O evento em comemoração ao Dia Nacional do Samba (2 de dezembro) deu a largada das festas oficiais que antecedem à folia momesca e abre a alta temporada na capital baiana



Comentários