RAIO LASER/tb

Coluna do dia 12/12/2012

Porto Seguro neles!
Entre os desdobramentos da Operação Porto Seguro estão as especulações cada vez mais fortes de que os processos movidos contra os empresários, pessoas físicas e fundações da Ilha dos Frades partem de figuras da Advocacia Geral da União (AGU) e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) na Bahia com estreitas ligações com o grupo de São Paulo investigado pela Polícia Federal, principalmente José Weber Holanda, o qual, segundo se comenta, tentou sem sucesso emplacar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) figura que teria tentado chantagear gente graúda. Diferentemente do grupo paulista, que alterava pareceres para favorecer empreendimentos, eles tentariam vender pareceres aos empresários para livrá-los das acusações formuladas. A revelação feita pelo jornalista Cláudio Humberto, do envolvimento da ex-chefe da Secretaria do Patrimônio da União da Bahia Ana Lúcia Villas Boas e de alguns asseclas seus ainda encastelados na AGU, desnuda o nível em que o grupo operava. No setor imobiliário, por exemplo, a avaliação é de que por certo a Polícia Federal da Bahia não deixará de fora das investigações membros da AGU, da SPU e de outros órgãos federais.

Novo encontro 
Os prefeitos do PSB têm dois compromissos programados para este fim de semana: na sexta, 14, serão recebidos pelo governador Jaques Wagner, na Governadoria, e no sábado, 15, com a executiva estadual do partido, no Hotel Stella Maris, evento que contará com a participação do Secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro. Participam dos encontros os 28 prefeitos eleitos pela legenda, além dos sete que estarão deixando seus postos a partir de 31. A senadora Lídice da Mata, presidente estadual da legenda, estará à frente dos eventos.

Pacto pela cidade
O vereador eleito Léo Prates (DEM) elogiou a postura de ACM Neto (DEM) ao procurar apoio do governador Jaques Wagner (PT) e da presidente Dilma Rous-seff (PT). Segundo ele, a postura demonstra “um pacto pela cidade”. “A ausência de ACM Neto no pleito de 2014 facilita o entendimento político”, também disse Léo. A declaração foi dada ontem, em entrevista à rádio CBN Salvador.

Líder do governo
O vereador eleito Léo Prates (DEM) não escondeu a possibilidade de ser o líder do prefeito na eleito ACM Neto (DEM) na Câmara. “O meu maior sonho é ver o prefeito ACM Neto como o melhor do Brasil. Espero que ele faça um excelente trabalho e quero que ele fique bem à vontade para decidir, mas como dizia o falecido senador ACM: “Convite de prefeito, governador e presidente não se recusa”, explicou.

Presidência 
Prates afirmou ainda que ACM Neto não deve apoiar nenhum vereador à presidência da Câmara para que os vereadores fiquem à vontade para escolher. “Todo mundo fica esperando para saber quem o prefeito vai abraçar e ele já disse que não vai fazer isso. Temos uma fragmentação na base e também na oposição. Hoje a eleição está muito mais para a base do prefeito ACM Neto do que para a oposição”, declarou.

Apoio declarado
Mesmo sem mandato a partir de 1º de janeiro, Téo Senna (PTC) declarou seu apoio ao vereador Paulo Câmara (PSDB) na corrida pela presidência da Câmara. Segundo o líder do governo João Henrique, Câmara possui “uma postura ética e de construção da coisa pública”, o que o gabarita a pleitear a condução dos trabalhos do Legislativo. “Seria importante tê-lo como presidente, pois acho que ele consegue aglutinar mais do que outros candidatos e até mesmo pelo perfil dele”, afirmou o vereador.

Dia D
Hoje deve ser o “dia D” para o prefeito João Henrique (PP). Após a decisão para tentar votar o máximo de projetos nesta quarta-feira, as contas do progressista também devem entrar em pauta. Na ocasião, serão votadas, além das contas do prefeito, a reforma administrativa proposta por ACM Neto; alterações no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), na Lei de Ordenamento e Uso do Solo (Louos) e renovação da concessão do Aeroclube e o orçamento de 2013. A conferir.

O indicado
O deputado estadual Gildásio Penedo (PSD) foi confirmado ontem como candidato único para vaga do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que antes era ocupada pela conselheira Ridalva Figueiredo. Com isso, amanhã, o candidato passará por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para serem verificado os requisitos constitucionais de Penedo.

Prevista 
A bancada de oposição na Assembleia defendeu que a Casa votasse ontem o projeto de reajuste dos servidores do Ministério Público, que fizeram grande movimento ontem, pressionando os parlamentares, mas o presidente Marcelo Nilo (PDT), o líder do governo Zé Neto (PT) e o oposicionista Paulo Azi (DEM) teriam entrado em acordo e marcado para hoje a apreciação da matéria que trouxe polêmica por chegar em um momento de aperto financeiro para o Estado.
Lado
O governador Jaques Wagner (PT) não está prosa. Depois de admitir que participaria de uma vaquinha para ajudar os condenados no mensalão a pagar as pesadas multas aplicadas pelo STF, ontem ele saiu em pronta defesa do ex-presidente Lula, acusado, em depoimento a que o Estadão teve acesso, pelo publicitário Marcos Valério, de ter dado o ok para o funcionamento do mensalão.
Sem colaborar
Rui Costa e José Sérgio Gabrielli teriam ficado possessos com a ideia de que poderiam ter almoçado com Rosemary Noronha no dia em que o ex-chefe da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu, participou de um almoço com um grupo de petistas baianos na casa do deputado federal Josias Gomes, na Pituba, logo após o feriadão de Finados. Acham que o encontro, se tivesse ocorrido, não teria sido nada bom para os planos majoritários de ambos.

Ironias
“Como é dinâmica a política. Na época em que os vereadores de oposição eram governo, a Câmara era uma maravilha. Agora, que são oposição, merece uma carta repleta de críticas”, filosofou Téo Senna (PTC), ao comentar um documento encaminhado por futuros vereadores à imprensa, defendendo uma mudança de postura da Câmara de Vereadores. Segundo ele, parte das críticas não faziam parte do argumento de alguns dos edis que assinaram a carta quando ele era oposição e, os assinantes, governo, durante o primeiro mandato de João Henrique.

Tranca-pauta
Batizado por colegas como “Exu Tranca-Pautas”, o vereador Alcindo da Anunciação (PT) não fala em obstruir o calendário de votações proposto pelos companheiros da Câmara, mas assegura que vai “discutir as matérias que julgar importantes”. O projeto do petista que prevê uma sabatina dos cargos do segundo escalão da prefeitura deve retornar ao plenário até o final do ano, de acordo com o próprio. “Seria bom fechar o ano com a aprovação dessa matéria, pois contribui para a valorização da Câmara. Vou pedir empenho aos meus pares para apreciar o projeto”.

Atentado
O prefeito de Candeias, Francisco Silva Conceição (Sargento Francisco), reuniu-se ontem com o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e com o deputado federal Luiz Argôlo (PP) para tratar sobre o atentado sofrido na última sexta-feira. O secretário se dispôs a contribuir com as investigações, que estão sendo coordenadas pela 20ª Delegacia de Polícia Civil de Candeias, que conta com o apoio do Núcleo de Inteligência da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar. Segundo o secretário, ainda é muito cedo para apontar a motivação do ocorrido, já que o momento agora é somente de investigações.

Lajedinho 
Com investimento de R$ 450 milhões, o grupo CPX assinou ontem com o governador Jaques Wagner, na Governadoria, protocolo de intenções que prevê a instalação de uma fábrica de calcário britado e moído no município de Lajedinho, para produção de cimento. O governador destacou, durante a cerimônia, a importância da obra, ressaltando que a unidade industrial trará mais emprego e será mais um vetor de crescimento para a região. Serão gerados mil empregos durante a construção da fábrica e 200 empregos diretos quando entrar em operação, previsto para ocorrer em 2015. 
 

Comentários