RAIO LASER/tb
Coluna do dia 18/12/2012
Disputa Um grupo de vereadores, dentre eles parlamentares reeleitos e outros no primeiro mandato, aposta na eleição de Carlos Muniz (PTN) à presidência da Câmara. De acordo com os parlamentares, Carlos Muniz já tem conhecimento dos trâmites do Legislativo e do funcionamento administrativo da Casa por estar no segundo mandato. Também estaria legitimado pela maciça votação nas urnas, tendo sido o vereador eleito em Salvador campeão do sufrágio, com 16.659 votos. Ele também é um quadro político de um partido ascendente na política baiana, o PTN, que conta com três vereadores na atual legislatura e dobrou sua participação na Câmara Municipal, pois terá seis parlamentares na próxima. Enfim, são os pontos fortes do candidato destacados pelo grupo.
Escolha
A líder do PCdoB na Câmara, vereadora Aladilce Souza, elogiou ontem, no Plenário da Casa, a escolha do atual presidente Pedro Godinho (PMDB) para comandar a assessoria de Relações Institucionais da prefeitura de Salvador, a partir de 2013. Godinho será o responsável pelo diálogo entre o Executivo e o meio político, com destaque para os vereadores da capital. Em sua fala, Aladilce fez questão de ressaltar o espírito conciliador do peemedebista, que ajudará no diálogo entre os poderes.
Câmara 1
A futura bancada de ACM Neto na Câmara se reuniu no sábado com o prefeito para discutir alguns pontos do relacionamento entre os poderes a partir de 1º de janeiro. Os assuntos foram diversos e, segundo o futuro líder governista, Joceval Rodrigues (PPS), permeado pela unanimidade entre os pares. “Até no assunto presidência da Câmara houve uma unanimidade: 100% entraram em concordância de que temos que chegar a um nome de consenso o mais rápido possível. Esse assunto é prioridade zero e todos concordaram que o candidato que for escolhido terá o apoio de todos os demais”, relatou Joceval.
Câmara 2
Joceval Rodrigues evita em falar em candidatos que estejam como favoritos na disputa pela presidência da Câmara dentro da base do governo, mas aponta que existem dois nomes mais próximos de se viabilizarem – sem citar quais. Segundo ele, está tudo muito igual e cada um dos quatro candidatos da base de ACM Neto, Carlos Muniz, Alan Castro e Geraldo Jr. (todos do PTN) e Paulo Câmara (PSDB), arregimentaram apoios significativos na corrida. Rodrigues, porém ressalta: “Ainda não tem nenhuma definição”.
Visita
O futuro de titular de Infraestrutura, indicado pelo PMDB para o governo de ACM Neto, o engenheiro Paulo Fontana, visitou a sede da Setin, na tarde de ontem, a exemplo do que fez o futuro secretário de Transporte, José Carlos Aleluia, pela manhã. Foi recebido pelo também engenheiro José Luiz Costa, atual secretário, pela sub-secretária, a arquiteta Ivone Valente, e o superintendente da Sucop, Sosthenes Macedo.
Adiou
Ficou para amanhã a votação, em regime de urgência, na Assembleia Legislativa, do polêmico projeto de lei 20.083/2012, que reajusta a alíquota de ICMS de telefonia e de TV por assinatura e cria taxas sobre consumo de energia elétrica. O projeto também aumenta o imposto cobrado pela transmissão de bens herdados e pela doação de quaisquer bens diretos ou indiretos. Na mesma data, será votada a LOA, Lei Orçamentária Anual, que determina em que áreas os recursos estaduais serão aplicados em 2013 pelo governo Wagner.
Plano
Ligadíssima ao prefeito João Henrique (PP), a procuradora Angélica Guimarães já se articula para ser indicada sub da futura procuradora geral do município Luciana Rodrigues, escolhida pelo prefeito eleito ACM Neto (DEM). Seria mais um quadro da administração passada que fica na atual. Além disso, como Luciana Rodrigues está grávida, Angélica pode vir a assumir a titularidade do cargo a partir do momento em que ela requisitar a licença.
Santa Casa
O provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antonio Rodrigues, apresentou ontem à alta cúpula da instituição seu pedido de licença do cargo. Ele vai assumir o comando da Secretaria Municipal de Saúde, no próximo dia 1º. A vice-provedora, Lise Weckerle, assume o comando da Santa Casa. Ela é a primeira mulher a ficar à frente da entidade.
Diplomação I
Serão diplomados hoje, a partir das 17h, no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), o prefeito eleito ACM Neto (DEM) e os 43 vereadores eleitos para os próximos quatro anos. Nas cidades do interior, os cartórios têm até o dia 19, último dia antes do recesso natalino, para realizar a diplomação.
Diplomação II
ACM Neto será empossado pela desembargadora Sara Silva de Brito, presidente do TRE. Em seguida, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, recentemente empossada como vice-presidente do TRE, diplomará a vice-prefeita Célia Sacramento. O vereador Carlos Muniz (PTN), o mais votado, será o terceiro a ser diplomado na noite, recebendo o diploma das mãos da juíza Angela Bacellar Batista, titular da 18ª Zona Eleitoral.
Sumiço
João Carlos Bacelar, atual e futuro secretário de Educação e presidente estadual do PTN, segue sem dar notícias à imprensa. Depois de não participar, na sexta, da apresentação do secretariado de ACM Neto nem da reunião com o primeiro escalão no sábado, Bacelar não foi localizado pela Tribuna, apesar das inúmeras tentativas. Como na última semana o mesmo teria sido acometido por uma indisposição física, a torcida é para que a situação se resolva antes do final do ano. Afinal, o prazo para sanar os entraves na Secult e recomeçar em 2013 está prestes a acabar.
Propostas
A notícia da união das bases políticas dos petistas Marcelino Galo (deputado estadual) e Guilherme Menezes (prefeito de Vitória da Conquista) movimentou o cenário político nacional. Em recente visita à Bahia, a ministra de Direitos Humanos do governo Dilma, Maria do Rosário, procurou o deputado para debater a atual situação do partido no estado e ampliar as propostas de atuação. No encontro com o parlamentar, em Salvador, a ministra salientou a força do partido no Nordeste e conheceu as áreas de atuação de ambos os grupos. “O diálogo com a ministra foi fundamental para estabelecermos parâmetros e ratificar a necessidade de uma reorganização estrutural da legenda”.
Queda de braço
E por falar em Guilherme Menezes, ele participou, no sábado, do seminário dos deputados Waldenor Pereira e José Raimundo. Em sua abordagem, ele afirmou que “os prefeitos eleitos sabem que nenhum município produz sozinho o conhecimento de que precisa. É preciso buscar experiências novas, e o PT tem. Quem foi eleito agora não vai a título de conselho que não tenho conselho para dar a ninguém”, disparou.
Desafio
O prefeito eleito ACM Neto compareceu ao final do evento da Santa Casa, quando falou dos seus propósitos para a saúde de Salvador e agradeceu pela liberação de José Antonio para integrar sua equipe de governo. Na oportunidade, o futuro secretário foi saudado também pelo membro Walter Pinheiro, diretor-presidente da Tribuna e da ABI, ressaltando a “profícua administração” por ele realizada na entidade.
Convite
Convidado pelo prefeito eleito de Maceió (AL), Rui Palmeira (PSDB), o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) passou os últimos dois dias reunido com os futuros secretários, superintendentes e dirigentes de órgãos da capital alagoana. O objetivo do encontro foi traçar um amplo programa de ação para a próxima administração naquela cidade. Imbassahy apresentou aos novos colaboradores de Palmeira a sua experiência administrativa bem-sucedida, em Salvador, que o levou a ser avaliado, seguidamente, como o melhor prefeito de capitais do Brasil.
Traição
O tom dos governistas quando avaliam a rejeição das contas do prefeito João Henrique por 15 vereadores é de que houve uma traição dos edis que se comprometeram pela aprovação. Uma fonte da Tribuna apontou que, mesmo dentro da oposição, quatro vereadores asseguraram ser favoráveis ao prefeito, mesmo com todo o discurso inflamado contrário. Tanto que o governo pagou pra ver. E, aparentemente, pagou caro. Com a rejeição, JH deve ficar inelegível pelos próximos oito anos.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.