RAIO LASER/TB

Coluna do dia 19/12/2012

SolidariedadeDepois de admitir participar da vaquinha para ajudar petistas condenados no mensalão, o governador Jaques Wagner (PT) participou ontem, no Instituto Lula, em São Paulo, de um encontro com o ex-presidente Lula, que, segundo os petistas, tem sido alvo de ataques que tentam arranhar sua imagem enquanto gestor que deu início a profundas mudanças sociais no país. “Na passagem de Lula pela Presidência, o país deu um salto jamais visto em sua história. Milhões de pessoas saíram da miséria e entraram no mercado de consumo, passando a ter uma vida digna”, disse Wagner, um dos líderes do movimento em defesa do ex-presidente. O legado de Lula também foi lembrado pelos outros governadores presentes, como Teotônio Vilella (AL), Agnelo Queiroz (DF), Tião Viana (AC), Cid Gomes (CE), além do vice-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, representando Sérgio Cabral.
Neto e a orla
O prefeito eleito ACM Neto (DEM) se reuniu anteontem à noite com o juiz federal Carlos D´Ávila, que determinou a derrubada das barracas de praia de Salvador. Neto já trabalha para resolver o impasse visando colocar em prática, já em 2013, o projeto de requalificação da orla, para o qual já existem recursos federais disponíveis. Participaram da reunião, que não foi divulgada à imprensa, futuros secretários, a exemplo de José Carlos Aleluia (DEM), titular da pasta de Urbanismo e Transportes. A reunião foi considerada positiva pela equipe de Neto. 

Coincidência
Assim como o prefeito João Henrique (PP) avaliou de forma positiva a sua administração na capital baiana, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), também segue com a mesma linha de raciocínio sobre a sua gestão na cidade. “Acho que o saldo é positivo, mas queria fazer mais. É claro que não resolvi todos os problemas, mas Lauro Freitas é uma cidade que sofreu muito com o crescimento desordenado. Fizemos um trabalho voltado para o social. Fomos o município que tirou mais pessoas da pobreza. Causamos uma mudança de concepção de gestão”.


Contribuição 
Antes de ser diplomado ontem como vereador de Salvador, Waldir Pires (PT) disse ter conhecido todos os altos e baixos da vida pública. “O começo não me permitiu ser vereador. Entendi que poderia dar essa contribuição a Salvador”. Segundo ele, todos os projetos polêmicos devem ser revistos pela Câmara de Vereadores. Sobre as últimas votações, que aprovaram a Louos e o PDDU, ele criticou: “Imagino que deva ter sido uma decisão absolutamente inconveniente”

Reações 
Na diplomação dos 43 vereadores eleitos ontem no TRE, alguns decidiram inovar quando chamados para receber os diplomas. O vereador Hilton Coelho (PSOL) saudou a plateia com o jargão do partido em referência a Salvador capital da resistência. Já o petista Waldir Pires deu um “viva o povo de Salvador” e o vereador Orlando Palhinha aproveitou a oportunidade e soltou um sonoro “glória a Jesus”.

Campeões
Hoje, às 17h30, no Salão de Atos da Governadoria, o governador Jaques Wagner vai homenagear a diretoria, os jogadores e a torcida do Esporte Clube Vitória pela conquista do inédito titulo de campeão da primeira edição Copa do Brasil Sub-20, competição promovida pela Confederação Brasileira de Futebol.
Péssimo exemplo 
A oposição está insatisfeita com a decisão do deputado Gildásio Penedo (PSD) de só renunciar ao mandato para assumir a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em fevereiro. É tradição na Casa que parlamentares indicados para os tribunais de contas renunciem de pronto ao mandato, para dar espaço para o suplente Ricardo Gaban. Já tem parlamentar afirmando que a intenção de Penedo é receber a ajuda de custo que os representantes do Legislativo baiano têm direito todo início de ano, correspondente a mais um salário. O que seria um péssimo exemplo para quem vai julgar as contas do governo. 

Indicado
Os 59 deputados presentes na sessão de ontem, na Assembleia Legislativa da Bahia, disseram sim à ida do deputado Gildásio Penedo (PSD) ao Tribunal de Contas do Estado, ocupando a vaga deixada pela ex-conselheira Ridalva Figueiredo. O líder do governo na Assembleia, deputado Zé Neto (PT), disse que o colega deixa boas lições para seus pares, tendo conquistado amigos.

Mulheres
A executiva estadual do PMDB lança a campanha de filiação do PMDB Mulher, que tem como objetivo estimular a participação das mulheres no meio político. “A cada dia cresce a busca das mulheres pela atuação política, seja em movimentos sociais ou na política partidária. O PMDB da Bahia visa, com a campanha, atrair mais mulheres para os quadros do partido, abrindo espaço para discussões que fomentem a cidadania política feminina”, disse Lúcio Vieira Lima.

Partido 
Embora tenha dito que não é uma crítica à condução da presidência do PDT, exercida por Alexandre Brust, o pedetista Marcelo Nilo disse ontem se tratar de amadorismo pedir espaço no governo em público. Ele reforçou que não pretende buscar a presidência do partido. “Só seria se fosse por consenso, mas como eu sei que Félix Mendonça disse que não me apoia”, considerou.
Resposta?
Há 10 dias, o prefeito reeleito de Candeias, Sargento Francisco, sofreu um atentado. A motivação real do crime está sendo apurada pela polícia, mas um fato político não passou em branco aos observadores mais atentos. O gestor da cidade é do PMDB e estava num encontro político na casa da vereadora Marivalda, do PT, que apoiou na última eleição o ex-secretário da Fazenda Carlos Martins. Passado pouco mais de uma semana, surge a luz: Sargento Francisco ensaia uma aproximação com os petistas e o governo estadual. Apesar de peemedebista, o prefeito de Candeias teve sérios atritos com o presidente estadual do partido, Lúcio Vieira Lima, e o irmão Geddel, que apoiaram a candidatura da ex-deputada Tonha Magalhães, oponente de Francisco no pleito deste ano.


Comentários

  1. Achei correta a atitude dos governadores. Afina o Lula foi um ótimo presidente e iand anão há prova contra ele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.