RAIO LASER/tb

Coluna do dia 20/12/2012

Telhado
Há quem diga que o deputado estadual Paulo Azi vai assumir a presidência estadual do DEM, com a saída de José Carlos Aleluia para integrar o governo ACM Neto. No entanto, setores ligados ao governo já trataram de informar que existe “um escandalozinho na conta dele”. Segundo informações de bastidores, a mulher do democrata, Íris Azi, teria sido funcionária fantasma da Promo entre 2004 e 2006.

Despedida 
O vereador Téo Senna, líder do governo na Câmara de Salvador, despediu-se ontem do Legislativo num discurso em tom de agradecimento e de crítica aos colegas de Parlamento. “Gostaria de agradecer a todos pelo aprendizado dos últimos 12 anos em que estive na Câmara”, afirmou, na tribuna da Casa. Em seu discurso, Senna agradeceu a todos os amigos e eleitores pela votação obtida na última eleição, de 7.179 votos, e reconheceu que aprendeu a ser vereador a partir da convivência diária com todos os que passaram na Casa Legislativa ao longo de suas três legislaturas. “O mais importante que eu acho dessa Casa é que aqui o vereador pode ser doutor, professor, motorista ou agricultor, todos valem a mesma coisa, valem as suas palavras, valem os seus votos. Essa é a beleza e a grandiosidade do sistema democrático”, destacou.

Entre as melhores
Apesar de ser considerada maltratada pelos poderes públicos nos últimos anos, Salvador disputa, junto com outras três cidades brasileiras e 300 pelo mundo, o título de uma das Sete Cidades Mais Bonitas do Mundo. A disputa é realizada pelo instituto New7Wonders, responsável pela escolha das Sete Novas Maravilhas da Natureza. A votação acontece pelo site do instituto http://www.n7w.com/en/cities até o dia 7 de março. O resultado será divulgado no dia 14 de julho. As cidades brasileiras que estão na briga são Salvador, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro. Será que Salvador tem cacife para a disputa?

Ironia do destino
Wanderlino Nogueira, procurador geral de Justiça no governo Waldir Pires, foi eleito para compor o Comitê de Direitos da Criança da ONU com 85% dos votos de seus integrantes. Ele será responsável pelo monitoramento e avaliação da implantação das ações em defesa das crianças nos estados-membros, inclusive no Brasil. Por ironia do destino, sua filha, Laura Nogueira, deixou recentemente o cargo que ocupava desde 2007 na secretaria estadual de Justiça, que vem a ser a pasta responsável pelas políticas estaduais de defesa dos direitos da criança. Laura foi diretora do Procon durante a gestão de Cristiana Santos.

Contrato
“A Via Bahia tem obrigações claramente definidas em contrato e eu vou fiscalizar, pessoalmente, se a concessionária está cumprindo bem o seu papel”. A afirmação foi feita pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, durante o lançamento da Operação Parada-Rodovida, no último sábado (15), em Simões Filho. O líder de governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (PT), acompanhou o lançamento da campanha.
Homenagem
O governador Jaques Wagner (PT) homenageou ontem a diretoria, os jogadores e a torcida do Esporte Clube Vitória pela conquista do inédito título de campeão da primeira edição da Copa do Brasil Sub-20, competição promovida pela Confederação Brasileira de Futebol. Só para lembrar, Jaques Wagner é torcedor do Bahia e o vice-governador, Otto Alencar, é rubro-negro. Esse ano o Vitória também foi homenageado com uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia devido ao retorno à elite do futebol.
Parecer
O prefeito João Henrique (PP) vai recorrer do parecer do conselheiro do TCM, Paolo Marconi, que o condenou a devolver R$ 3 milhões gastos em publicidade. Mas o voto de Paolo foi recebido com ironia no Palácio Tomé de Souza. “Ele deveria se sentir impedido de tratar dessa matéria. Será que o conselheiro Paolo seria tão rígido com o secretário de Comunicação carlista Paolo Marconi?...”, indagou um auxiliar de JH.

Manifesto
Os vereadores socialistas Fabíola Mansur e Sílvio Humberto assinaram, juntamente com outros vereadores da bancada de oposição, um manifesto no qual defendem uma Câmara autônoma, transparente, democrática, participativa e que prime pela gestão responsável dos recursos públicos.
Lavoura cacaueira 
O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) solicitou ao presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Maia (PT), o registro da Frente Parlamentar em Defesa da Lavoura Cacaueira. O requerimento leva a assinatura de mais de 250 parlamentares de todos os partidos. Segundo o pedetista baiano, a Frente tem o objetivo de apontar soluções para os diversos problemas socioeconômicos existentes em todas as regiões produtoras de cacau do Brasil e em especial na Bahia. Felix Jr. disse ainda que, junto com os deputados Geraldo Simões (PT), Paulo Magalhães (PSD) e José Carlos Araújo (PSD), foi assinada a ata da primeira reunião do colegiado, quando destacaram a necessidade de uma conjugação de esforços para buscar soluções efetivas para a crise da lavoura cacaueira.

Tráfico de pessoas
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas no Brasil aprovou ontem o relatório final elaborado pela senadora Lídice da Mata (PSB), após vinte meses de trabalho. O documento conclui pela apresentação de um projeto que procura adequar a valoração dada pela lei penal brasileira ao crime de tráfico de pessoas aos termos da Convenção de Palermo, das Nações Unidas, contra o crime organizado transnacional, ratificado pelo Brasil em 2003. De acordo com o relatório, uma das falhas da legislação é vincular o tráfico de pessoas exclusivamente à exploração sexual, deixando de lado os casos ligados à remoção de órgãos ou ao trabalho escravo.

Teste
O vereador Joceval Rodrigues, do PPS, assumirá a liderança do governo ACM Neto. No entanto, ontem, já ensaiou o comando do bloco durante votação do orçamento para o exercício 2013. Se saiu bem.

Indeferimento 
A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) pediu o indeferimento da candidatura do prefeito eleito de Riachão das Neves, Hamilton Santana de Lima (PDT). Dr. Hamilton, como é conhecido, substituiu o pai, Antônio Américo de Lima Filho (PDT), que ficou impedido pela Justiça de disputar a prefeitura do extremo-oeste baiano. O registro do pedetista foi feito a dois dias da abertura das urnas, em outubro último. “Ao invés de renunciar tão logo teve notícia do fato, [ Antonio Américo] esperou até o último momento para fazê-lo, indicando seu filho ao cargo. A substituição do pai pelo filho, a menos de 48 horas do primeiro turno das eleições deste ano, configura fraude à lei e não deve ser considerada válida pela Justiça Eleitoral”, diz a PRE-BA.
Afastamento I 
O Tribunal de Justiça da Bahia determinou o afastamento imediato do cargo da prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (PSD). De acordo com o Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a gestora gastou mais de R$ 3,5 milhões, em 2009, sem realizar as devidas licitações. “A gestora chegou a forjar as ‘pseudo motivações’ que a levaram a contratar os bens e serviços de forma direta.

Afastamento II
Todas as irregularidades foram apresentadas ao MP por meio de representação criminal formulada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que rejeitou a prestação contábil da prefeitura de Barreiras do exercício financeiro de 2009", diz o MP-BA. A decisão foi tomada, por unanimidade, pelos membros da 2ª Câmara Criminal do TJ-BA. “Os documentos técnicos comprovam, segundo o CAP, a falta de cuidado de Jusmari Oliveira à frente da gestão do Município”, diz o MP-BA. A atual vice-prefeita, Regina Figueiredo (PSB), deve concluir o mandato que se encerra no próximo dia 31 de dezembro.

Alerta
O vereador Marcell Moraes (PV) faz um alerta sobre a divulgação de notícias sobre a redução do desmatamento da Amazônia. De fato, os números mostram que entre 2011 e 2012, pela primeira vez o Brasil desmatou menos de 5 mil quilômetros quadrados de florestas, o que é uma vitória se for comparado com o ano de 2004, quando mais de 25 mil quilômetros quadrados foram desmatados.

Retorno 
Informações dão conta de que o deputado federal Afonso Florence (PT) está fortemente cotado para voltar a ser secretário no governo Jaques Wagner. Ontem, aconteceu uma reunião, em Brasília, quando o deputado comunicou a seus auxiliares seu retorno a solos baianos. Florence pode ir para pastas do Desenvolvimento ou Educação. Nesse caso, Emiliano José retorna à Câmara Federal, em seu lugar. Em tempo, vale lembrar que o líder petista já confirmou mudanças em 2013. 
 

Comentários