RAIO LASER/TB

Coluna do dia 27/12/2012

CobrançaParece que ainda não está pacificada, na bancada do governo, a escolha de Paulo Câmara (PSDB) para suceder Pedro Godinho (PMDB) na presidência da Câmara Municipal de Salvador. Ontem, quando tudo parecia tranquilo, surgiram boatos de que o vereadorCarlos Muniz (PTN) poderia manter sua candidatura a presidente, apesar de ter dado a palavra no sentido de apoiar Paulo Câmara, o que gerou forte reação em seu partido, o PTN. Vereadores como Toinho Carolino e Tiago Correa reagiram imediatamente à notícia, afirmando que não acreditavam nela e cobrando de Carlos Muniz a manutenção de “sua palavra”, dada no sábado passado, assegurando que daria apoio ao colega do PSDB. Há quem diga que a manobra de Muniz privilegiaria o petista Henrique Carballal.
O faltoso
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), apresentou ontem, no final da sessão, o percentual de presença dos pares na Casa. Na relação, o mais faltoso foi o deputado Temóteo Brito (PSD), com 65,38% de presença, tendo contabilizado 45 ausências. O pessedista foi candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, onde já exerceu outros mandatos.

Frequência
Depois de Temóteo, chamou a atenção na sequência o deputado Paulo Rangel (PT), com 66,15% de frequência, a deputada Fátima Nunes (PT), com 67,69%. Em plenário, ela teria justificado que se ausentou muitas vezes por causa de problemas na família. Depois dela, o deputado Targino Machado (PTN) teve 68,43% de presença. Ele esteve ausente por motivo de doença. Já a deputada Graça Pimenta (PT) saiu vitoriosa, tendo o melhor aproveitamento, com 100% de frequência em plenário em 2012.

Mais um 
Apesar do rebuliço no PTN, o candidato a presidente da Câmara Municipal de Salvador, Paulo Câmara (PSDB), segue com o seu caminho pavimentado rumo à presidência da Casa. Após a bancada do prefeito-eleito ACM Neto (DEM) fechar apoio ao tucano, agora foi a vez do PCdoB confirmar que a eleição da Mesa da Câmara Municipal deve ser em chapa única.

Homenagens
Na Assembleia Legislativa, vários deputados renderam homenagens a Dona Canô, em discursos ontem na Casa. Todos lembraram a simplicidade, fortaleza e solidariedade da matriarca da família Velloso. Alguns ressaltaram sua ligação com os políticos e o poder de conselheira que apelava para os valores mais simples que, segundo ela, eram a essência da longevidade.

Chave de ouro 
Os deputados fecharam com chave de ouro ontem os trabalhos do Legislativo em 2012. Foi aprovada a Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2013, no valor de R$34,5 bilhões. Foram votados ainda 14 projetos do Poder Executivo, R$500 mil em emendas parlamentares para serem executadas nos municípios e ainda projetos de origem própria, fato que há muito tempo não acontecia na Casa. O projeto que determina uso de fone de ouvido em aparelhos sonoros, enquanto o passageiro permanecer no interior dos veículos, foi um deles. De autoria do deputado Carlos Geilson (PTN), o projeto diz que a pessoa poderá ser repreendida pelo motorista e, até mesmo, convidada a desembarcar, caso não atenda a determinação.

Unidade
O primeiro-secretário da Câmara, vereador Carlos Muniz, disse ontem que sua candidatura estava no páreo, mas que não descartava a possibilidade de entendimento com um dos atuais postulantes (Paulo Câmara e Henrique Carballal). “Tudo vai depender dos vereadores que hoje me apoiam. O único compromisso que temos é que o voto dos 12 integrantes do grupo será dado ao mesmo candidato. Converso com qualquer um dos 43 vereadores. Portanto, não depende de mim, mas dos nomes que me apoiam”, enfatizou.

Recuo
Depois do recuo do PTN, o comentário ontem nos corredores do Paço Municipal era que o prefeito ACM Neto terá que suar a camisa para conter a “rebelião” promovida pelos aliados que, inclusive, já emplacaram a pasta de Educação. A lista de questionamentos é extensa. Entre elas, a dúvida sobre a posição oficial do PTN, que já tem João Carlos Bacelar como secretário. Mais além, outro edil, em contato com a coluna, disse que: “Eles estão pensando que vão tratar Neto como trataram João (Henrique). Não sabem o que os esperam”.

Despedida 
Ontem foi dia de despedidas na Assembleia Legislativa. Deputados eleitos para prefeituras de municípios baianos fizeram o último discurso, antes de renunciarem seus mandatos. O deputado Eures Ribeiro (PV), que vai comandar Bom Jesus da Lapa a partir do dia 1º de janeiro, foi bastante saudado pelos colegas. Os pares do governo desejaram boa sorte e destacaram que ele pode bater na porta de seus gabinetes quando for necessário para angariar projetos em favor da Lapa, cidade conhecida pelo intenso turismo religioso. Ele foi saudado como o deputado preocupado com as causas da região Oeste da Bahia.

Funcionalismo
Atende pelo prenome de Olinto a figura que está sendo apontada como um dos pivôs dos problemas enfrentados hoje na secretaria estadual da Fazenda. Ele foi colocado lá pelo ex-secretário Carlos Martins e é lembrado por, num governo passado, ter dado prioridade ao pagamento de empreiteiras em detrimento do funcionalismo.

Camaradas
Estão na mira do futuro secretário de Comunicação da Prefeitura, Roberto Messias, dois fantasminhas camaradas que não pisam há pelo menos um ano no prédio da Secom, no Centro da Cidade. Começa bem o novo titular, desconsiderando o argumento de um deles, emproado, segundo quem ele não comparece ao serviço porque o salário é muito baixo. Cara de pau!

Otimista
O governador Jaques Wagner está otimista para 2013. No programa de rádio Conversa com o Governador, ele afirmou que a Bahia vai crescer o dobro da média brasileira. Ele traça um cenário otimista para 2013 e define o atual período como “um ano duro, mas, graças a Deus, a gente conseguiu ultrapassar”. 

No comando 
O vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel Vieira Lima (PMDB), pode disputar a presidência nacional do partido, mas considerou a possibilidade como uma “coisa embrionária”. Em seu twitter, o ex-ministro afirmou que existem nomes no partido que desejam vê-lo no comando. “O sujeito tá quieto no seu canto e a turma vem atentar inúmeros companheiros estimulando para que dispute Presidência do PMDB”. O vice-presidente da República, Michel Temer, deve concorrer novamente e, devido ao cargo no Planalto, se licenciar. 

Em família
Caso Geddel seja escolhido presidente nacional do partido, o PMDB estaria sendo comandado em família, já que o deputado federal Lúcio Vieira Lima é o presidente da legenda na Bahia. 

Ensinamentos
O deputado Eures Ribeiro (PV) retribuiu o carinho dos colegas e agradeceu a confiança do povo de Bom Jesus que o colocou no posto de prefeito da cidade. Ele ainda falou dos ensinamentos que obteve na Assembleia. “Essa Casa foi uma grande escola para mim. Parte da minha vitória veio desse convívio harmonioso. Esse é um parlamento qualificado e que dá muita alegria ao Estado da Bahia. Muito obrigado a todos pela forma carinhosa com que aqui fui tratado e quero contar com cada um de vocês me ajudando na gestão de Bom Jesus da Lapa”, disse o deputado Eures.
Relator 
O deputado Mário Negromonte Júnior relatou ontem, na Assembleia Legislativa, o projeto de autoria do Executivo que altera a denominação da Secretaria da Agricultura da Bahia para Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura da Bahia. “Me sinto honrado em ser autor junto ao Executivo da PL que altera a nomeclatura e a finalidade da Seagri incluindo Aquicultura e Pesca. Essa mudança vem em um momento em que a pesca começa a mudança de roupagem, ou seja, iniciando seus passos rumo à industrialização”.

Avaliação
Com o objetivo de fazer uma avaliação precisa para buscar uma solução que revitalize a Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (FAMFS), o deputado estadual Zé Neto (PT) visitará a entidade ao lado do secretário de relações institucionais, Cézar Lisboa. “A FAMFS vem passando por uma situação de quase paralisação de seus trabalhos. Já chegou a atender mais de 3 mil jovens e crianças e hoje está praticamente parada por problemas financeiros. Ela está precisando de apoio institucional”, diz Zé Neto. Segundo o petista, o relatório da vista será entregue ao governador Wagner, que avaliará como pode ajudar a entidade
Indicação pessoal 
Pastas intrinsecamente ligadas, Casa Civil e Gestão não tiveram seus respectivos titulares nomeados em consequência da escolha do outro, apesar das apostas de parte da imprensa. Segundo o titular da Gestão, Alexandre Pauperio, o convite partiu do prefeito ACM Neto, que há alguns dias o procurou para conversar sobre alguns aspectos da secretaria. “O prefeito fez questão de dizer que a minha indicação foi uma escolha dele”, apontou Pauperio.

Comentários