Raio Laser

Coluna do dia 28/01/2013

Publicada em 28/01/2013 00:02:00
 SolidariedadeO governador Jaques Wagnermanifestou solidariedade, “em nome de todos os baianos”, às famílias das vítimas da tragédia ocorrida na madrugada deste domingo (27), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. “Juntamo-nos também não só as famílias das vítimas, mas a todo o povo gaúcho neste momento de tristeza e dor. Nesse momento, os baianos, os gaúchos e todos os brasileiros se unem em oração.”, disse. Pelo menos 233 pessoas morreram no incêndio na boate Kiss.
Revisão 
A tragédia de Santa serviu de alerta para todo o país. Preocupado com os grandes eventos que Salvador vai sediar até a Copa do Mundo, o vereador Tiago Correia (PTN) sugeriu à Sucom uma revisão das normas de segurança de todas as casas de espetáculo da capital baiana. “Das pequenas às grandes, todas devem passar por uma vistoria completa para que possamos evitar que outros incidentes entristeçam a população brasileira”, afirmou o vereador, referindo-se ao incêndio que destruiu uma boate no interior do Rio Grande do Sul. O vereador afirmou, ainda, que nesta segunda-feira deve se encontrar com o superintendente da Sucom, Sílvio Pinheiro, para falar sobre sua sugestão. “Como cidadão e pai, eu me solidarizo com as famílias das vítimas. Agora, como representante do povo, tenho a obrigação de cobrar providências.”

Preocupação
A tragédia ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, também levou a equipe do prefeito ACM Neto (DEM) a se antecipar e se preocupar com as casas de show que funcionam na capital baiana. A orientação é fechar o cerco contra espaços que não atendam a exigências mínimas de funcionamento levando em conta o fato de que a cidade já entrou no período pesado de festas.

Por enquanto
Não é apenas um, mas dois partidos da base que estão levemente irritados com a condução da política por parte da articulação do governador Jaques Wagner. O pior é que as queixas se referem a acertos realizados por ocasião da campanha municipal passada, em especial em Salvador, que não foram cumpridos.

Confirmadas
A coluna não apostou que o governador Jaques Wagner (PT) iria anunciar mudanças no secretariado assim que retornasse da viagem à Ásia, na semana passada, e, por enquanto, está tendo suas previsões de que as mudanças não ocorrerão com a rapidez aguardada, inclusive, nos meios políticos, absolutamente confirmadas.

Emoção 
Acompanhado pelos pais (Antonio Carlos Magalhães Junior e Rosário Magalhães), pela avó (Arllete Magalhães), pela irmã (Renata) e pelas filhas (Lívia e Marcela), o prefeito de Salvador, ACM Neto, comemorou o seu aniversário na manhã deste sábado participando de uma missa no Santuário de Irmã Dulce. Ao chegar à igreja, ACM Neto, que completou 34 anos, foi recebido com palmas por fiéis, admiradores e políticos que lotaram o santuário. Ao final da cerimônia, os participantes cantaram o tradicional “parabéns para você” para o aniversariante. No início da missa, o prefeito leu uma parte do Evangelho e se emocionou com as palavras do padre Alberto Montealegre, um dos responsáveis pela celebração _os outros foram os padres Luís Simões, Abel e frei Beto Lemos.

Páreo
Para certos petistas baianos, o comportamento da presidente Dilma Rousseff frente à tragédia de Santa Maria, ontem, além de revelar um pesar genuíno pela catástrofe, mostrou também que ela está cada vez mais pensando de forma política, ao contrário do que gostariam um grupo grande políticos no próprio partido interessados em tirá-la do páreo para 2014.

Personalista
Força política mais forte hoje internamente no PT, o que favorece seus planos de se tornar candidato do partido ao governo em 2014, senador Walter Pinheiro não anda bem na fita com os deputados federais da legenda. Acham que Pinheiro é excessivamente personalista, não fazendo nenhuma espécie de gracinha para quem o ajudou na campanha estadual.

Mesa diretora
Postulante à vaga do PSD na mesa diretora da Câmara, o deputado federal José Carlos Araújo viu suas chances minarem após, em votação secreta da bancada, os parlamentares escolherem o Fábio Faria (PSD-RN). “Conversamos com o deputado e ele entendeu que a unidade do partido é importante nesse momento”, indicou o presidente estadual da sigla na Bahia, o vice-governador Otto Alencar. Mesmo com a negativa de Otto, o deputado deve herdar então uma comissão importante da Câmara que estiver sob o controle do PSD.

Carreira
“Nunca fui político de carreira, somente há dois, três anos que passei a me dedicar mais intensamente à política”, sugeriu o vice-governador Otto Alencar ao ser questionado sobre uma virtual candidatura ao governo em 2014. Segundo ele, outros nomes, dentro do PT, podem ser protagonistas na sucessão do governador Jaques Wagner, deixando-o com caminho livre para a candidatura ao Senado. “Eu vou me manter na chapa majoritária e quero ser candidato a senador, o que eu já queria desde 2010, mas acabou não dando certo”, defendeu Otto.

Suspensão
O evento da contagem regressiva dos 500 dias que faltam para a Copa do Mundo que seria realizado nesta segunda-feira (28) em Salvador foi suspenso em solidariedade às vítimas de uma das maiores tragédias da história do Brasil: o incêndio na madrugada deste domingo em uma boate de Santa Maria (RS). A decisão de suspender a programação do evento foi tomada em conjunto por todos os envolvidos no Mundial: os governos federal, estadual e a Prefeitura de Salvador. A capital baiana seria a primeira das sedes brasileiras da Copa a iniciar a contagem. Os dirigentes que trabalham na organização do Mundial e a FIFA, responsável pela competição, deverão se reunir para elaborar uma nova data para o evento em Salvador.

Desídia
Agora, depois de 233 jovens morrerem, tentando se divertir numa boate de Santa Maria (RS), rigorosas perícias serão feitas nestes estabelecimentos do Brasil inteiro, inclusive em Salvador. Aqui, se os especialistas em segurança forem, por exemplo, no Rio Vermelho, irão se surpreender com os descuidos ali praticados em várias casas. Ambientes pequenos, prédios antigos e grandes “galeras” (até fumando), tornam-se potenciais vítimas de tragédias como esta que abalou o país. Pena que as autoridades só atuem depois do ocorrido.

Novo partido

O ex-deputado federal Luiz Bassuma (PMDB) em reportagem do Bocão News revelou que recentemente recebeu uma ligação da ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) para que participasse da criação do novo partido da ambientalista Marina Silva, mas condicionou o apoio. Ele destacou que argumentou com Heloisa que, para entrar nas fileiras da nova legenda, não abriria mão de cláusula na qual o partido assumisse a defesa da vida, o que significa, em termos práticos, instituir que é contra o aborto. Entretanto, ele acredita que isto não acontecerá.

Alvará
O líder do PP na Câmara, vereador Euvaldo Jorge vai protocolar, nesta segunda (28), requerimento, solicitando que a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município de Salvador (Sucom) elabore e divulgue no seu site na internet um inventário dos alvarás de funcionamento das casas de espetáculo na capital baiana.
Segundo o vereador, no inventário devem constar todas as informações básicas sobre o estabelecimento, como o número de pessoas adequado ao espaço interno e o número de portas de saída de emergência, assim como as datas de vistoria e o prazo de validade do alvará.

Debate

Reunião da Esquerda Popular Socialista (EPS), tendência ideológica do PT, cujo líder na Bahia é o deputado federal Valmir Assunção, debateu política local e nacional em encontro com militantes, líderes de movimentos sociais, vereadores e prefeitos do PT integrantes da corrente, no sábado (26) em Salvador. O principal foco das discussões foi o papel que a tendência, criada em 2011 e hoje presente em quase todos os estados brasileiros, vai desempenhar tanto nas eleições da direção do Partido dos Trabalhadores, que acontece este ano, como nas eleições de 2014, quando deputados, governadores, senadores e presidente da República estarão na disputa.

Movimento PT
Mais uma tendência do PT ganha força na Bahia com a fusão dos grupos do deputado estadual Marcelino Galo e do prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes. Em encontro realizado no sábado, com a presença de nomes nacionais da tendência como o secretário geral Romênio Pereira e o deputado estadual da Paraíba Frei Anastácio, o agora revigorado Movimento PT tenta ganhar espaço no cenário baiano.

Guilherme Menezes
A aposta do Movimento PT é que a tendência ganhe força suficiente para incluir o nome do prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, no rol dos pré-candidatos à sucessão do governador Jaques Wagner. De acordo com um dos expoentes do agrupamento, o deputado estadual Marcelino Galo, na reunião do sábado esse foi um dos pontos discutidos.

Marcelino Galo
Se para o governo do estado o Movimento PT decidiu indicar o prefeito Guilherme Menezes para a presidência do partido na Bahia, o nome do deputado estadual Marcelino Galo foi confirmado na reunião da tendência.

Comentários