RAIO LASER

Coluna do dia 29/01/2013

Pagamento 
O prefeito ACM Neto (DEM) informou ontem, através do seu perfil no twitter, que vai pagar os salários atrasados dos servidores terceirizados da educação municipal. “Os salários atrasados dos terceirizados da educação serão regularizados na semana que inicia o ano letivo da rede municipal”, garantiu. A Secretaria Municipal da Educação começou a pagar ontem mesmo o abono de férias aos professores, atrasados pela gestão anterior, e deve pagar também os salários atrasados na semana do início das aulas do ano letivo. Assim que assumiu a Prefeitura, Neto afirmou não ter feito acordo para o pagamento de servidores ou terceirizados da Prefeitura contraídos na gestão de João Henrique, mas garantiu que a administração pública iria estudar o caso dos servidores. Com a iniciativa, o prefeito inaugurou também uma forma que deve utilizar a partir de agora para se comunicar - o twitter, no qual sempre atuou como deputado.

Balança 
O PP vai brigar com unhas e dentes para ter espaço na chapa majoritária de 2014, indicada pelo governador Jaques Wagner. Tanto que, ao menor sinal de que uma vaga teria sido ocupada, fez questão de lembrar do passado, quando, no último pleito, o governador perdeu o apoio do PMDB para a reeleição. “Em 2010, sem o PMDB, o PP foi o fiel da balança”, avisou o deputado federal e presidente estadual do partido, Mário Negromonte, citando ainda a densidade eleitoral da sigla em 2012. Haja espaço para abrigar tanta legenda.

Marca nova
Muita gente já deve ter percebido que ACM Neto (DEM) modificou o logotipo da Prefeitura. Se antes existiam barras coloridas representando edifícios e o slogan ‘Prefeitura de um novo tempo’, agora há a sobriedade do azul e branco com o slogan ‘Primeira capital do Brasil’. E a nova marca já substituiu a antiga nas ruas. Isso é que é pressa para não criar relação com a administração antiga.  

Novo líder
A maior bancada de deputados da Assembleia Legislativa da Bahia contará com um novo líder, a partir do dia 1º de fevereiro. Em uma reunião ocorrida ontem, o deputado Rosemberg Pinto foi designado pelos pares para comandar a bancada do PT em 2013, em substituição ao deputado Yulo Oiticica. Como líder do PT, Rosemberg irá liderar uma bancada formada por 14 deputados estaduais, além de compor o Conselho Político do governo Wagner. Dentro do PT, o líder terá também espaço nas discussões acerca de decisões políticas de âmbito estadual e nacional.
Atividade 
Apesar do recesso, o deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB) permanece com intensa agenda de visita às bases. O peemedebista foi destaque na festa dos 24 anos de emancipação política do município de Ribeirão do Largo e na Cavalgada de Verão da cidade de Boa Nova.
Fan page
Com o slogan “Eu curto. Eu cuido”, a prefeitura de Irecê lançou a fan page oficial no Facebook. O espaço foi concebido para estreitar a relação entre poder público e cidadãos. Além disso, a fan page servirá para divulgar ações do município e para receber sugestões dos usuários da rede social.

Reta final
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), criou um novo gabinete com status de secretaria para monitorar e divulgar os projetos estratégicos de sua gestão. O tucano pretende acelerar obras e realizações de seu mandato para fortalecer sua corrida pela reeleição, em 2014. Alckmin nomeou para o posto o coordenador do seu programa de governo em 2006, João Carlos Meirelles. Por terras baianas, há quem diga que o governador Jaques Wagner possa ser levado a criar pasta semelhante, como forma de unificar o discurso no governo e fortalecer o nome do seu sucessor.

Indefinição
De acordo com informações de bastidores, falta muito pouco para os vereadores baterem o martelo sobre as composições das comissões temáticas da Câmara de Salvador. A dificuldade encontrada pelas lideranças, segundo o burburinho, é chegar a um acordo que atenda aos interesses das bancadas de governo e de oposição e ainda dos partidos isoladamente. Isso sem contar nos pleitos individuais dos vereadores, que brigam a ferro e foice para participar da comissão de seu próprio interesse. “Se fosse para atender todos os pedidos, a Câmara teria que ter 300 comissões”, brincou um vereador que preferiu não se identificar.

Comunistas
O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB), estará em Salvador hoje para participar de uma visita de inspeção à Arena Fonte Nova junto com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Após a agenda oficial, Aldo almoça com companheiros do partido, às 12h, no restaurante A Porteira, no Dique do Tororó. Estarão presentes os secretários estaduais para Assuntos da Copa (Secopa), Ney Campelo, e do Trabalho (Setre), Nilton Vasconcelos, além da direção estadual do PCdoB na Bahia. Na ocasião, deverão ser anunciadas as incorporações de novos integrantes na Setre e na Secopa, em comum acordo com o governador Jaques Wagner.

Trincas
Os vereadores do PTN parecem ter uma predileção pelo número três, quantidade de vereadores que a sigla tinha na casa durante a última legislatura. Na corrida pela presidência, a legenda tinha três candidatos postulando a vaga. Terminada a corrida, agora outros três batalham para virar líder do partido na Câmara: Tiago Correia, Alan Castro e Geraldo Jr. O problema é que cada um capitalizou o apoio de mais outro vereador da sigla. Resultado: são três trincas de duques e uma disputa acirrada para ver quem representa o PTN no colégio de líderes.

Combate a incêndios
O vice-líder do governo na Câmara de Salvador, Leo Prates, apresentará à mesa diretora da Câmara, logo após o final do recesso legislativo, um projeto de lei que consiste em tornar obrigatória a manutenção de uma unidade de combate a incêndio e de primeiros socorros, composta por Corpo de Bombeiros Civis, em estabelecimentos como shopping centers, casas de shows e espetáculos; hipermercados; campus universitários; e qualquer outro estabelecimento que receba grande concentração de pessoas em número acima de três mil.

Sindicato
Ontem, Leo Prates se reuniu com o presidente do Sindicado dos Bombeiros Civis da Bahia (Sindbombeiros-BA), Joselito Sena, finalizando a formatação do projeto que regulamentará as atividades civis dos bombeiros em Salvador.

Resposta
Em resposta a nota publicada nesta coluna, de que alguns adversários políticos questionaram a falta de posicionamento da deputada Luiza Maia (PT), presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, no episódio de violência contra uma administradora, causada por um famoso empresário de Salvador, a parlamentar disse que eles não acompanham sua agenda e que talvez por isso não soubessem. “Volto a reiterar que dou todo apoio a vítima no que for preciso, estamos à disposição dela pra qualquer denúncia. Infelizmente, ainda vivemos numa cultura machista e quando o assunto é violência contra mulher qualquer classe social pode ser atingida. O que necessitamos é punir os agressores”, disse

Na Liberdade
O vereador Leandro Guerrilha (PSL) afirma ter gostado muito da ideia de criação do Afródromo, como medida de valorização e divulgação da cultura negra de Salvador. “O Afródromo serve como modelo de valorização e exportador de nossas raízes e cultura”.

Barulhenta I
O pedido de licença da prefeita de Ipirá, Ana Verena Colonnezi (PR), logo no início do mandato ainda causa repercussão no meio político. Ela teria dito que precisava cuidar da saúde, deixando em seu lugar o petista Ademildo Almeida. No entanto, segundo relatos publicados no site Bocão News do candidato que disputou o pleito com ela, Marcelo Brandão (DEM), a republicana teme mesmo é sair com má fama da gestão por causa da situação em que se encontram os cofres da prefeitura. “O ex-prefeito dizia que não tinha tantos débitos, mas quando ela assumiu tinha uma dívida exorbitante. Dizem na cidade que ela queria até renunciar o cargo por conta disso”, disse o democrata.

Barulhenta II
O ex-candidato foi autor de duas ações contra a prefeita Ana Verena. Uma ocorreu durante a campanha eleitoral, quando ele acusou-a de captação ilícita de sufrágio. Em janeiro ele acionou- a outra vez na Justiça por gastos ilícitos de recursos financeiros na campanha. Na ação, o democrata pede a cassação de diploma da prefeita. Caso a Justiça eleitoral acate, ele poderá ocupar o cargo. .
 

Comentários