RAIO LASER

Coluna do dia 31/01/2013

Furo Conforme esta coluna antecipou, a informação de que nada seria mudado na Empresa Salvador Turismo (Saltur) até o carnaval era conversa para boi dormir. Após afastar a antiga cúpula diretiva no desembarcar das tropas, a atual administração municipal exonerou recentemente cerca de 25 servidores, tidos como mão de obra qualificada e também utilizados pela empresa durante a festa. O pior é que continuam as especulações de que o presidente da Saltur, Jonga Cunha, promete fazer mais mudanças no órgão ou, pelo menos, ser submetido a elas por determinação superior, isto é, do secretário municipal a que está vinculado.
Forte candidato 
O ex-deputado federal Sérgio Carneiro (PT) disputa uma vaga na lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Bahia, indicada à vaga de desembargador destinada ao quinto constitucional, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Caso seja escolhido, pode disputar a lista tríplice encaminhada ao governador Jaques Wagner (PT).

Articulando
Segundo o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) estaria aguardando apenas o fim do Carnaval para ir em busca de recursos e apoio logístico aos ministérios. Ainda segundo o colunista o primeiro ministro da lista de neto é Alexandre Padilha, onde o prefeito tentará apoio para sanar o déficit orçamentário municipal originário dos gastos de manutenção do sistema de saúde.

Lixo
Agora sob uma nova direção, a Limpurb precisa intervir seriamente em Stella Maris, onde uma grande quantidade de lixo está sendo deixada diariamente (e sem qualquer acondiconamento) na calçada, por um restaurante localizado na Rua Monsenhor Francisco Paiva Marques. Acorda aí, Limpurb!
Carnaval
O governador Jaques Wagner, acompanhado dos secretários Domingos Leonelli e Albino Rubim, anuncia hoje, às 10h30, no Hotel Fiesta, no Itaigara, as ações e investimentos do governo nas áreas de Cultura e Turismo para o Carnaval deste ano. Durante a coletiva, haverá uma homenagem do governo aos artistas que contribuem para a divulgação do carnaval da Bahia no Brasil e no exterior.

Relatório do TCE
“O secretário estadual de saúde, Jorge Solla, precisa entender que vivemos num regime democrático. É função constitucional do Tribunal de Contas do Estado (TCE) fiscalizar o governo. Não tem cabimento que ele continue usando como defesa o ataque pessoal ao conselheiro Pedro Lino”, afirma o líder da oposição na Assembleia Legislativa, Paulo Azi. Segundo o líder, o esclarecimento das irregularidades da pasta, apontadas pelo relatório do conselheiro, deve ser feito com argumentos e não com agressões.

Aspra
Após ser lacrada por determinarão da Justiça, durante a greve das polícias que aconteceu no primeiro semestre de 2012, a sede da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado Bahia (ASPRA) conquistou junto ao Tribunal de Justiça a autorização para reabertura e retoma as suas atividades hoje. “Esta é mais uma vitória dos militares. Nossa página no site já está ativa e os policiais estão se filiando cada vez mais”, disse o vereador soldado Prisco (PSDB).
Estacionamento
O vereador Orlando Palhinha (PP) reagiu com indignação diante da iniciativa dos shoppings de Salvador, que pretendem cobrar pelo estacionamento logo após o carnaval. Para Palhinha, o mínimo que os shoppings podem oferecer aos clientes é a gratuidade para que possam realizar suas compras e contratar serviços. “A sociedade não pode aceitar de forma tácita esta iniciativa dos shoppings. Ainda que seja legal, a cobrança pode ser considerada completamente imoral. Afronta o cliente e deixa clara a ganância do setor.” 

Negociação
Há quem diga que o prefeito de Salvador, ACM Neto, esteja negociando com os donos dos shoppings uma contrapartida milionária para ser investida em obras, sobretudo estruturantes, na cidade. Essa seria a única alternativa de o gestor autorizar a cobrança pelos estabelecimentos. A conferir.

Salvador-Itaparica
O comentário é feito na secretaria estadual de Planejamento: ao contratar uma consultoria internacional, o secretário do Planejamento e candidato ao Palácio de Ondina em 2014, José Sérgio Gabrielli, deu um recado claro aos concorrentes: não irá falhar na missão de licitar a ponte Salvador-Itaparica no primeiro trimestre de 2014. Só não se fala explicitamente no nome dos concorrentes.

Nas ondas do rádio
Parece que a disputa ao governo do Estado em 2014 já está decidida, pelo menos para os ouvintes da rádio Metrópole. Nesta semana, o secretário do Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli, amplia o leque de rádios que veiculam seus comentários semanais. Pela conta, agora passam de 180. Na oposição, Geddel Vieira Lima está no páreo com a mesma estratégia. 

Dois carnavais
O prefeito ACM Neto tem reafirmado a empresários que estão investindo no carnaval de Salvador a intenção de fazer um grande evento durante a Copa do Mundo de 2014. Seria uma espécie de segundo carnaval, só que todo bancado pela iniciativa privada e em localidade diferente dos circuitos atuais da festa. Para Neto, a iniciativa privada terá todo interesse em investir na ideia, em função da visibilidade internacional que a cidade terá durante o maior evento futebolístico do planeta. 

Primeira greve
Os guardas municipais de Salvador decidiram paralisar as atividades ontem. A decisão foi tomada devido a categoria não chegar a um acordo com a prefeitura para a contratação dos servidores para “Operação Carnaval 2013”. Essa é a primeira paralisação no governo ACM Neto. De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Bahia, Antônio Calixto, os trabalhadores querem atuar, mas a prefeitura decidiu, “sem a participação da categoria”, que apenas 500 trabalhadores seriam escalados para o trabalho no período do carnaval. Isso, segundo o coordenador, acaba por priorizar alguns setores da guarda, prejudicando a maioria.
Pernambués
O prefeito ACM Neto despachou ontem no bairro de Pernambués. Ele anunciou intervenções na área de infraestrutura em localidades como Baixa do Manu, nas proximidades do final de linha do bairro e no canal que fica na Rua Harmonia. As duas áreas sofrem com problemas de alagamento. O prefeito também visitou o complexo de serviços do bairro, postos de saúde e escolas.

PSD x PSD I
Depois do embate do PSB para a presidência da UPB, agora chegou a vez do PSD travar uma disputa, deixando óbvio que os partidos da base do governo Wagner também não se entendem. A peleja agora será entre os correligionários do vice-governador Otto Alencar, os parlamentares Maria Luiza Laudano e Rogério Andrade, que disputam uma vaga na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
PSD x PSD II
Os espaços de cada bloco na Casa permanecem os mesmos, entretanto, dentro da bancada do PSD, Laudano foi derrotado por Andrade e agora existe a possibilidade desta disputa interna ser levada ao plenário da Casa. Ambos já iniciaram campanha ligando para os seus pares para pedir apoio. Há quem diga, inclusive, que a deputada Maria Luiza Orge, ex-Carneiro, foi o pivô da disputa, pois havia se comprometido com Láudano e depois voltou atrás.

Interdição
O deputado Uziel Bueno (PTN) deu entrada ontem com uma representação no Ministério Público do Estado (MPE), pedindo que o órgão apure as denúncias sobre a construção do “Camarote do Pida”, que está sendo erguido em cima de um posto de gasolina, ao lado do antigo Clube Espanhol, em Salvador. O deputado recebeu a denúncia de que homens estavam trabalhando no local com maçaricos, furadeiras e outras ferramentas que emanam faíscas, em cima das bombas de gasolina. Mais cedo, o vereador Marcel Morais (PV) havia solicitado interdição diretamente à Sucom.


 

Comentários