RAIO LASER/tb

Coluna do dia 25/01/2013

Ou assim ou nuncaPetistas não veem solução para o ex-prefeito Luiz Caetano no partido senão apoiar o chefe da Casa Civil do governo Jaques Wagner (PT), Rui Costa, no seu projeto de concorrer ao governo do Estado, em 2014. Para alguns petistas, ou Caetano desiste de se colocar como postulante ao governo e apoia o correligionário ou pode dar adeus ao interesse de assumir uma secretaria na reforma administrativa que o governador pretende empreender em breve. O conselho tem sido dado a Caetano, que festejou bastante a vitória de sua candidata, a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), à presidência da UPB (União dos Municípios da Bahia), entidade que o petista comandou com muito sucesso até ontem.
Estrada
A população da região da Chapada Diamantina será beneficiada com mais uma obra de infraestrutura do governo estadual. Trata-se dos 35 quilômetros da estrada que liga os municípios de Ruy Barbosa e Itaberaba, que será asfaltada para reduzir as distâncias entre as cidades e dando mais uma alternativa para os motoristas que vêm das BRs 116 e 101 e que se deslocam para o norte do estado. O edital de licitação da obra já foi publicado. A região sempre teve um padrinho forte: o vice-governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, filho da terra.

Mudança
Deve ter vida curta o reinado do presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira. Tudo indica que ele dança na reforma que Jaques Wagner promove nos próximos dias, devendo ser substituído por alguma indicação do secretário estadual Cícero Monteiro, titular da secretaria de Desenvolvimento Urbano, cada dia mais forte junto ao governador petista.

Neto

Uma missa amanhã (sábado,26), às 9 horas, no Santuário de Irmã Dulce, vai marcar o aniversário do prefeito ACM Neto, que completa 34 anos. A missa vai ser celebrada pelo reitor do Santuário, Alberto Monte Alegre, pelo frei Beto e o padre Luís, que é primo do aniversariante.

Comparações
Há quem já faça comparações entre o governo do falecido senador ACM com o início de gestão do prefeito ACM Neto (DEM). Principalmente pelo fato do prefeito escalar nomes conhecidos da gestão de seu avô e também de César Borges. As comparações partem principalmente de opositores, que não percebem o estilo pessoal do atual prefeito de comandar.

Justiça
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), disse ontem em entrevista ao Balanço Geral, da Record Bahia, que precisou acionar Justiça para conseguir investimentos. “Tivemos que entrar com várias ações para desbloquear o município. Feira de Santana está inadimplente, mas vamos pagar as contas para que fique adimplente e nós consigamos investimentos”.

Creches
O prefeito ACM Neto, o deputado federal Antônio Brito (PTB) e o vereador Edvaldo Brito (PTB) celebraram ontem o lançamento de edital de convocação das creches comunitárias que querem firmar convênio com a prefeitura para viabilizar o repasse de recursos em 2013. As entidades têm até 15 de abril para a entrega de documentos. O evento foi realizado no auditório lotado do Centro Cultural da Câmara de Vereadores.

Aposta
Sem popularidade na capital e região metropolitana para uma possível candidatura ao governo em 2014, o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, (PDT) confia no poder da televisão para se tornar conhecido. Ele vai participar das 30 inserções programadas pelo PDT para os próximos dias. A primeira começou ontem à noite, tendo como destaque o presidente nacional, Carlos Lupi.

Reestreia 

O ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, reestreou o seu comentário semanal na Rádio Metrópole, em Salvador. Todas as quartas-feiras, ele falará sobre diversos assuntos acerca da Bahia. No comentário desta semana, o ex-ministro criticou a lentidão do Governo e a consequente perda do dinamismo produtivo na Bahia. Ele citou, como exemplo, o caso do fechamento da Azaleia, empresa que fechou suas fábricas nos municípios de Caatiba, Firmino Alves, Itambé, Itapetinga, Itororó e Macarani.

Aceitação 
O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB) ao destacar a visita do deputado federal Henrique Alves (PMDB-RN) à Bahia para reforçar a campanha pela eleição a presidência da Câmara disse que diante da aceitação positiva da bancada federal baiana, o potiguar já confirmou a sua liderança na disputa. “A Bahia com sua grande bancada pode conduzi-lo à vitória. Com 42 anos de vida pública, onze mandatos o deputado Henrique Alves tem todas as condições de fazer um excelente trabalho na Câmara,” frisou.

Passível 
O deputado Daniel Almeida, coordenador da bancada baiana na Câmara minimizou as notícias de desvios de verbas, relacionadas ao deputado federal Henrique Alves (PMDB-RN). “Ele tem explicado esses episódios. E é possível que alguém que está 42 anos na vida pública possa em algum momento ter cometido algum equívoco aqui ou acolá. Todos nós seres humanos somos passíveis. Mas não vejo essa possibilidade e já explicou essa questão”, disse.

Sonho adiado
O sonho de uma UPB independente, focada nos reais interesses dos prefeitos, principalmente dos pequenos municípios, pode ser uma incógnita ainda diante das artimanhas usadas na recente disputa na entidade, mas a eleição da última quarta-feira mostrou que há lideranças sendo renovadas na Bahia. Enfrentar a tropa de choque que se formou foi uma dura tarefa para o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, que comemorou os 141 votos amealhados, ainda mais pelo nível dos reforços reunidos em apoio a chapa adversária. Mas o que mais chamou sua atenção foi o porquê de tanto empenho por uma entidade que deveria ter atuação suprapartidária
Cardoso fez questão de ressaltar a isenção governador Jaques Wagner e do vice, Otto Alencar e está curioso em saber como vai ser repartido este bolo, porque em volta dele tinha muita gente com apetite aguçado para 2014 e encerrou disparando:
- Pena que a entidade em lugar de servir aos interesses das causas municipalistas, vá servir a interesses políticos.

Irecê
A Prefeitura Municipal de Irecê deu início ontem (24) ao processo de recuperação da massa asfáltica da cidade. Segundo o prefeito Luizinho Sobra (PTN), o serviço será executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, comandada por Edgard Mário. De acordo com o gestor, a etapa inicial compreende a região do Centro da cidade. A operação, batizada de “Tapa-Buraco”, envolve a limpeza da superfície danificada, aplicação de betume e a cobertura com massa asfáltica. A previsão é de que o serviço no Centro de Irecê seja concluído na próxima semana, se não houver nenhuma paralisação em função da chuva.

Melhor decisão
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) encaminhou, na manhã de ontem, um ofício parabenizando a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), pela eleição para presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). “Tenho a convicção que os prefeitos baianos tomaram a melhor decisão ao conduzi-la à presidência da entidade, que pela primeira vez em 48 anos será gerida por uma mulher”, destacou Pinheiro. Ele também parabenizou o ex-presidente da entidade, Luiz Caetano, pela boa conduta da entidade ao longo de sua gestão.

Rui em campo... 
Coordenador do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, o Chefe da Casa Civil, Rui Costa, leva uma notícia pra lá de animadora para os prefeitos baianos, notadamente dos pequenos municípios: a presidente Dilma Rousseff deve anunciar na próxima terça um amplo programa de combate à seca com a distribuição de retroescavadeiras para municípios de até 50 mil habitantes. Essas máquinas são determinantes na abertura de tanques e aguadas.

... e em Brasília 
Rui foi um dos defensores da medida, como sugestão para o enfrentamento do problema que aflige milhões de baianos e quer ir além: vai tentar junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário recursos para o financiamento via cooperativas de tratores agrícolas, fundamentais para o preparo da terra no pós-chuvas. Na quarta, Rui vai pessoalmente ao MDA para assegurar já sementes de milho e feijão e ajuda para os agricultores atingidos pela seca e que começam a ter as esperanças renovadas com as primeiras chuvas.

Candidato 
Articulando nos bastidores para suceder Jonas Paulo na presidência do PT na Bahia, Everaldo da Anunciação é tratado no interior do partido como “o candidato de Josias Gomes”. Nome forte do PT no passado, Gomes não possui a mesma influência de antes e, caso consiga emplacar o secretário geral na direção regional da sigla, pode ressurgir como uma força política além da região de Itabuna, núcleo eleitoral dele. Nos bastidores, entretanto, não parece haver pessoas dispostas a pagar pra ver essa ascensão. 

Comentários