RAIO LASER

Coluna do dia 06/02/2013

Independência Vereador mais votado de Salvador,Carlos Muniz afirmou ontem que deverá adotar a postura de vereador independente do governo. “Eu posso votar contra o governo. Ontem, eu cobrei de João Carlos Bacelar [secretário municipal de Educação] o pagamento atrasados dos terceirizados”, apontou Muniz. Depois, o vereador explicou que ainda segue o indicativo do líder da bancada do PTN, Toinho Carolino, antes de apresentar seu voto na Câmara. O recuo de Muniz não foi apenas uma revisão da opinião dele. Segundo o líder do PTN na Câmara, Toinho Carolino, houve uma reunião com todos os vereadores da bancada e a definição de que os seis vereadores vão sempre votar em bloco.
Em bancada
“Voto é de bancada. Temos uma ata definindo isso”, ressaltou Carolino. Muniz, entretanto, lembrou que é possível que o líder libere a bancada para votar “com a própria consciência”. “Se for para o bem da população, eu voto com o governo. Se for contra, eu voto contra”, avisou Muniz, que não estaria com os rumos do partido em Salvador.

Luxo e vaia
O ex-prefeito João Henrique reservou 12 cabines no luxuoso navio “Oasis of the Seas” para fazer um cruzeiro com a família e alguns assessores. João Henrique ainda teria sido vaiado ao chegar em uma praia pilotando um jet ski, segundo revelou ontem o radialista Mário Kertész.
Esclarecimento
O presidente do Conselho Municipal do Carnaval (ComCar), Pedro Costa, afirmou ontem que, em momento algum, atribuiu ao secretário municipal de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, Guilherme Bellintani, a declaração de querer matar a alma do Carnaval – em relação à afirmação do secretário em defender a diminuição de trios elétricos na festa momesca. “Respeito à opinião do secretário, como sempre respeitei a todos que passaram pela Saltur, Prefeitura, governo do Estado, além das entidades carnavalescas. Presido um conselho democrático em que todos os entes ligados ao carnaval de Salvador possuem representantes justamente para discutir as melhorias para a festa”.

Fogo cruzado
Após ficar indignado com o posicionamento da oposição na sessão de segunda-feira da Câmara – terceirizados da ONG Pierreu Bourdieu estariam se manifestando na Casa sob orquestra da oposição -, o vereador Léo Prates (DEM) trouxe fogo cruzado contra o governo do Estado. O mote foi a ponte Salvador – Itaparica, apresentada mais uma vez recentemente pelo Palácio de Ondina. Além de ter pautado boa parte das discussões na sessão de ontem, Prates ganhou o endosso de colegas governistas. E rebateu o que foi classificado como falta de republicanismo da bancada de governo na Câmara. “Se fosse para ser republicano eles não teriam feito aqueles protestos na primeira sessão do ano”.
Salvador-Itaparica 
Após requerer à Mesa da Câmara que o secretário estadual do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, seja convidado para prestar esclarecimentos sobre as ações do Governo da Bahia relativas ao edital para concessão da ponte Salvador-Itaparica, o vereador Euvaldo Jorge (PP) telefonou para o secretário e reafirmou o convite, sem formalidades regimentais. Euvaldo falou com Gabrielli ontem sobre suas preocupação com o assunto. O secretário disse que o governo tem todo o interesse de debater o assunto e que basta a Mesa da Câmara marcar data, horário e local.

Servidores
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza da Bahia (Sindlimp) se reuniram ontem com a vice-prefeita Célia Sacramento (PV) para tratar de questões referentes à terceirização e ao pagamento dos salários dos funcionários. A principal reivindicação da categoria é quanto ao salário de dezembro, que não foi pago pela gestão anterior. A vice-prefeita esclareceu que a Prefeitura está buscando mecanismos legais para garantir a quitação dos salários do exercício do ano de 2012. Ela garantiu ainda que é uma prioridade da gestão do prefeito ACM Neto pagar em dia os direitos dos trabalhadores.
Determinação
O deputado federal e ex-prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy (PSDB) se disse honrado pela indicação e promete agir com determinação em favor do povo baiano por ter sido escolhido líder da minoria na Câmara. “Essa indicação muito me honra. Revela a confiança dos meus pares em relação ao trabalho que venho desenvolvendo como deputado federal. Sei que a partir de agora as minhas responsabilidades, em Brasília, serão ainda maiores, mas, me elegi com a determinação de trabalhar em favor da Bahia e do Brasil”, afirmou o deputado.
Fake, mas sucesso I 
Tem chamado a atenção o perfil fake do prefeito ACM Neto (DEM) nas redes sociais. Criados em novembro do ano passado, os perfis Prefeito Netinho têm dado o que falar e já chegam a 19.945 amigos no Facebook e 1.104 seguidores no twitter. Com mensagens satíricas e irreverentes sobre o cotidiano da política baiana, a página humorística tem, segundo aponta o próprio perfil, “o intuito de entreter de forma humorística os seguidores do mesmo”.

Fake, mas sucesso II 
Desta forma, não há ligação alguma de forma direta ou indireta com o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto, bem como sua equipe ou qualquer outro membro de sua gestão”. O desconhecido criador se autodenomina: - Sou prefeito, sou soberano, sou retado. Sou Netinho, mas não o da COHAB. Sou fake, mas pode se curvar e dizer Ave Neto. Minha Salvador.

Antecipação 
O governador Jaques Wagner anunciou ontem, em reunião com a direção da APLB- Sindicato, que será antecipado para a próxima sexta-feira o pagamento de 7%, retroativo a novembro de 2012, aos professores que realizaram a primeira etapa do curso de qualificação exigido pela Secretaria da Educação e cumpriram o mínimo de 75% da carga horária. Terá direito à melhoria salarial, via progressão funcional, um total de 25.530 professores – cerca de 95% dos profissionais – que concluíram a primeira etapa do curso de qualificação. Nesta primeira etapa, o governo irá liberar R$ 18 milhões para melhoria salarial da categoria.
Central 
O prefeito ACM Neto inaugura hoje, às 11h30, o Centro de Operações do Carnaval. O centro, que é uma das novidades da folia deste ano, tem a finalidade de planejar, monitorar e coordenar as ações emergenciais e atividades de órgãos envolvidos na folia. O COC vai funcionar na sede da Cogel, em Ondina. Hoje, o prefeito também participa da inauguração da sala de imprensa do carnaval, no Icba, no Corredor da Vitória, a partir das 19h, e da folia no circuito Sérgio Bezerra, na Barra.  
 

Comentários