PUBLICIDADE

RAIO LASER/tb

Coluna do dia 13/03/2013

Ainda repercuteA deputada estadual Luiza Maia (PT) fez duras críticas ontem aos deputados de oposição que tentaram desqualificar a entrevista do ex-prefeito Caetano, na Tribuna da Bahia, esta semana. Segundo a petista, ACM Neto não está cumprindo as promessas de campanha e, por fazer uma gestão mais midiática do que prática, merece receber críticas. “A oposição chega aqui no Plenário e bate no governador, na hora que fazemos as nossas considerações para ajudar o prefeito que está todo perdido é essa confusão”. A deputada do PT disse ainda, em discurso na Assembleia, que as acusações contra os secretários de Neto são claras. “Neto traz um secretário de São Paulo ficha suja e o da Educação é envolvido em várias denúncias da Pierre Bourdieu e do Alfa e Beto. Toda a imprensa noticiou os fatos. Aí, quando falamos não aceitam a porrada?”, questionou.
Passando bem 
O apresentador Mário Kertész foi internado ontem no Hospital Aliança após uma crise de diverticulite - uma inflamação no intestino. A internação, que deverá durar tres dias, aconteceu pela necessidade de MK receber medicamento venoso. Kertész está bem, tranquilo e seguiu para o hospital após realizar a entrevista com o governador Jaques Wagner, ao vivo nos estúdios da Rádio Metrópole. Amanhã pela manhã, Mário entrará no ar, utilizando o equipamento móvel, e participará da programação da rádio como faz diariamente.

Protagonismo 
O prefeito ACM Neto (DEM) reuniu ontem a bancada de deputados da oposição na Assembleia. Na reunião, 2014 foi a pauta principal. “ACM Neto vai ser fundamental no processo de escolha do nome que vai disputar as eleições pela oposição. Ele e José Ronaldo de Carvalho (DEM), prefeito de Feira, são duas das mais importantes lideranças oposicionistas e que vão exercer papel protagonista nesse processo”, avaliou o deputado Bruno Reis (PRP).

Arriscado
Sobre a possibilidade do prefeito ACM Neto (DEM) deixar a prefeitura antes do fim do mandato para se lançar ao governo da Bahia, Wagner comparou com outros mandatários que tiveram a mesma postura. “Historicamente, todo mundo que largou para concorrer para outra coisa o povo não aprovou, mas aí é uma decisão dele. Para quem ganhou uma Prefeitura como essa, com um ano e três meses dizer ‘vou para outra empreitada’ é arriscado”. Ou seja, Wagner não quer ACM Neto candidato.
Malversação
Já o deputado Carlos Geilson (PTN) disse que o petista Luiz Caetano deve explicações à sociedade baiana sobre as inúmeras denúncias de “malversação de dinheiro público e desvios de verbas”. O deputado estava rebatendo discurso da deputada estadual Luíza Maia (PT), mulher do ex-prefeito, que criticou ações da administração municipal de Salvador, que conta com apoio e participação do PTN.

Insegurança
O vereador Joceval Rodrigues (PPS) alertou, na sessão de ontem na Câmara Municipal, sobre a falta de segurança pública no Estado, que reflete em Salvador. Pela manhã, foram publicadas no site da Secretaria Estadual de Segurança Pública recomendações de segurança, e uma delas pede que o cidadão ‘carregue dinheiro para satisfazer o ladrão’. “Estamos à mercê dos bandidos. O governo do Estado trata deste assunto com descaso e é esta a orientação que recebemos de quem deveria garantir a nossa segurança”.

Reforma
O prefeito ACM Neto vai encaminhar amanhã à Câmara a proposta de reforma tributária. Está prevista uma coletiva para às 10h30, no Palácio Thomé de Souza, após o democrata apresentar o projeto aos vereadores. O líder do governo na Câmara, vereador Joceval Rodrigues (PPS), tem articulado a votação da proposta antes mesmo dela chegar a Casa. Ele não acredita que a oposição terá coragem de “votar contra a cidade”. “Essa proposta é fundamental pois ela vai gerar mais receitas para a cidade sem elevar impostos”, afirmou. 

Satisfazer o ladrão
A Secretaria de Segurança Pública publicou no site oficial do órgão algumas recomendações um tanto polêmicas ensinando o cidadão a como agir durante um assalto. Entre as dicas, a SSP pede que o cidadão “carregue um pouco de dinheiro (para satisfazer o ladrão), mas poucos cartões”. Foi o suficiente para a oposição atacar bastante o governo Jaques Wagner.

Estacionamentos
“Agora é guerra”. Essa declaração é do vereador Marcell Moraes (PV) ao anunciar que vai travar uma batalha contra a cobrança nos estacionamentos dos shopping centers de Salvador. E durante a sessão desta terça-feira (12) na Câmara Municipal, o vereador deu início a uma campanha para impedir que os estabelecimentos comecem a cobrar as tarifas sem que antes sejam discutidos os critérios e contrapartidas. Ele distribuiu no plenário algumas placas como forma de protesto à cobrança, e de imediato ganhou a adesão da maioria dos colegas. A iniciativa ocorre em parceria com o deputado Uziel Bueno (PTN), que está promovendo o mesmo ato na Assembleia Legislativa da Bahia.
Democracia 
O governador Jaques Wagner (PT) lembrou ontem, em entrevista à Rádio Metrópole, do encontro no camarote do governo com o vereador Soldado Prisco (PSDB), líder da greve da Polícia Militar em 2012; “Teve aquele episódio que Prisco foi me visitar e o pessoal ficou todo estressado. O cabra é vereador pede para vir falar e eu que vou dizer que não falo? Vou falar como falo com todas as lideranças, como Capitão Tadeu (PSB), como o Sargento Isidoro (PSB), como as associações todas. Agora tudo dentro de um limite”, disse.
Positivo 
A derrubada do veto dos royalties do petróleo pelo Congresso Nacional foi mencionada como algo positivo para a Bahia por Wagner, durante o seu programa de rádio “Conversa com o governador”. Segundo ele, essa também deve ser uma ajuda para os prefeitos baianos, sobretudo para aqueles que mais carecem de recursos.

Campo Grande 
Diante do abandono em que se encontra a Praça do Campo Grande, o vereador Duda Sanches cobrou ontem, em plenário, as medidas emergenciais por parte da prefeitura de Salvador. De acordo com Duda Sanches, é inadmissível que espaço de lazer tão relevante para os soteropolitanos, já carentes de espaços públicos, se degrade de tal maneira, sem o menor zelo por parte do Executivo municipal.
Combustíveis
O vereador Tiago Correia (PTN) apresentou um projeto que obriga os postos revendedores de combustíveis a exibirem cartaz ou letreiro digital, em local visível ao consumidor, a proporcionalidade entre o preço do etanol e o da gasolina. O objetivo é demonstrar aos consumidores se é vantagem abastecer com álcool. Segundo a Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP), os motores abastecidos com etanol consomem, em média, 30% a mais do que os abastecidos com gasolina. É vantajoso abastecer com o primeiro se o litro custar até 70% do valor correspondente ao da gasolina. De acordo com Tiago Correia, nos últimos anos o preço do etanol subiu bastante, aproximando-se do valor da gasolina.

Tálio
A deputada Kelly Magalhães denunciou ontem o início das atividades de pesquisa e sondagem às margens do Rio de Ondas para exploração do tálio. Segundo a deputada, os proprietários das terras onde estão sendo realizadas as pesquisas não foram devidamente indenizados e a empresa que realiza o trabalho não possui licença para tal atividade. “Peço que o Inema e o Departamento Nacional de Produção Mineral tomem as devidas providências”. 
  

Comentários